Mundo dos Viajantes

Cajón del Maipo – Desvendando um paraíso no Chile

Em todas as viagens que fazemos sempre tem um dia ou um  destino que nos surpreende. Dessa vez em nossa viagem pelo Chile foi Cajón del Maipo que nos deixou de queixos caídos. Na época que viajamos (2013) o local era pouco conhecido e explorado, quase não havia informações sobre Cajón del Maipo na internet e poucas empresas de turismo local no Chile fazia o tour. Mesmo assim fomos na cara e na coragem. Se soubéssemos que Cajón del Maipo era tão fantástico com certeza teríamos planejado mais tempo para visita e não um pouco mais de meio dia para conhecer.

Cajón del Maipo

O Cajón del Maipo localiza-se na área metropolitana  a 66 km de Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes, limitando a leste com a Província de Mendoza que pertencente à Argentina. Há muito que se fazer  em Cajón del Maipo, dentre as principais atrações estão o Monumento Natural El Morado , Baños Morales e El Yeso reservatório, esta última é a principal fonte de água potável para a cidade de Santiago. Infelizmente como só tínhamos um dia em Cajón del Maipo escolhemos o Monumento Natural El Morado e  definitivamente não nos arrependemos.

Monumento Natural El Morado

O Parque Natural El Morado está localizado no Cajón del Maipo . O monumento é um circo glacial* e faz parte da bacia do vulcão rio . O Cerro El Morado domina a paisagem desta zona protegida.

“* Circo Glacial – são depressões em forma de gelo na beira das montanhas. A acumulação de neve e gelo  frequentemente ocorre como o resultado da avalanche de ladeiras circundantes mais altas. Nestas depressões, a neve persiste através dos meses de verão e se torna gelo de geleira.

A estrada até a entrada do parque é de terra com pedras, em alguns trechos atravessando pequenos córregos que cruzavam a mesma. Acho que o mais perigoso eram os grandes caminhões que transportavam minérios (devido a várias empresas de mineração da região)  que além levantar muita poeira deixando praticamente a visão bem complicada para dirigir andavam bem devagar deixando cair algumas pedras de suas caçambas desprotegidas.

O Monumento Natural El Morado é um parque na Cordilheira dos Andes e está localizado aproximadamente a 95 km de Santiago no vilarejo de Baños Morales. Além do Acesso ao Parque Nacional El Morado,  o local possui algumas piscinas de águas termais que os locais dizem ser terapêuticas e bom para saúde. Esse vilarejo  é o último ponto antes de entrar no parque e começar a trilha, portanto aproveite para comprar algo para comer ou beber. Na época o local tinha apenas uma casa de um morador que vendia empanadas (que nos salvaram da fome e da desidratação rs na volta da trilha), um hostel super simples e um local para estacionar alguns carros. Fato interessante é que no dia que fizemos a trilha o local parecia uma cidade fantasma por não ter quase nenhum morador muito menos turistas para fazer a trilha, talvez por não ser final de semana.

A trilha

Antes de começar a trilha, é necessário se dirigir à guarita da administração do parque para se identificar (colocar seus dados pessoais como nome e telefone e quantidade de pessoas) e pagar a entrada. A entrada no parque é permitida até as 13hs para dar tempo de voltar antes do fechamento do mesmo.

A trilha é bem sinalizada é não tem como se perder porque só há um caminho (ida e volta) a seguir. Não é necessário equipamento especial para trilha, fizemos o percurso de tênis e roupas leves. Como era verão, nós recomendamos levar além de água e lanches, protetor solar porque a região venta muito e você não sente o Sol queimar a sua pele. Ter um bom preparo físico também  faz diferença uma vez que os primeiros 2 km da trilha são bem puxados e íngremes, importante levar casaco para o fim de tarde devido a queda brusca de temperatura.

Infelizmente devido falta de tempo, pois era dia de devolver o carro que alugamos, não fizemos a trilha completa até o Glaciar de 8 km (somente ida) que normalmente é realizada em cerca de três horas na ida e duas horas na volta (total de 5 horas). Você leu certo , são 16 quilômetros no total. Após os 2 primeiros quilômetros a trilha se torna plana e a paisagem em direção ao Glaciar mais bonita.

Os três pontos de paradas da trilha são:  Águas Panimavidas (3km), Laguna Morales (6Km) onde paramos e o Glaciar  (8km) o fim da trilha.

Nosso ponto final devido a falta de tempo foi a Laguna Morales, levamos aproximadamente  cerca de 1h40m para chegar. De lá conseguimos ver algumas pessoas no Glaciar. Ficamos parados ali por 30 minutos para descansar, hidratar e comer, mas a vontade era de ficar ali por mais tempo apreciando a grandiosidade do local. Foi uma sensação incrível e posso dizer que foi um dos locais mais bonitos que já vimos em nossas andanças. Como moradores do Rio nós costumamos fazer muitas trilhas, sendo que a maioria não há muitas belezas para se ver no caminho delas, a beleza está sempre no ponto final da trilha, já no El Morado todo o percurso é lindo e encantador.

Se você for a Santiago reserve pelo menos um dia para conhecer esse fantástico lugar e com mais tempo faça a trilha completa até o pé do Glaciar, esse é um passeio imperdível para os amantes da natureza e principalmente para os loucos por  trilhas.

Como chegar

Nós fomos de carro alugado e  o GPS fez todo o trabalho até o Parque Nacional El Morado. Não é muito difícil chegar. De Santiago até o Parque você pega somente três rodovias.  Rodovia 70, Rodovia Camilo Henriquez até a entrada de Sao Jose de Maipo e Camino Al Volcan de São Jose de Maipo  até o Parque El Morado.

É possível ir também por agências no Chile ou de ônibus que parte da  estação de metrô Bellavista La Florida (Linha 5), porém são poucas saídas por dia com horários específicos de ida e volta, e há meses que só saem nos finais de semana, portanto vá alguns dias antes no terminal e se informe corretamente.

Horário de Funcionamento do Parque:

Todos os dias de 08:30 até as 18:00 com entrada até 13h.

Valores: Adultos:  $5000 pesos chilenos, Crianças: $2500, Idosos – Mulheres com mais de 60 anos homens com mais de 65 entrada grátis.