Mundo dos Viajantes

CÂNION ITAIMBEZINHO – Um passeio imperdível

Já hospedados na Morada dos Canyons em Praia Grande – SC fomos conhecer o Cânion Itaimbezinho que fica a uns 14km, fizemos em torno de 30 minutos de percurso, através da estrada RS-427 que como dissemos no post do Cânion Fortaleza é uma péssima estrada, super esburacada.

O Cânion Itaimbezinho também faz parte do Parque Nacional de Aparados da Serra e fica na divisa de Cambará do Sul – RS e Praia Grande – SC. Itaimbezinho é um nome de origem Tupi-Guarani, ita significa pedra e Ai be afiada.

Como expliquei no post do Cânion Fortaleza, não há cobrança para entrada, mas sim doação voluntária dos visitantes para que os voluntários que lá trabalham consigam manter a conservação do Parque, portanto toda e qualquer ajuda é sempre bem vinda.

Diferente do Fortaleza, o Itaimbezinho tem um pouco mais de estrutura, há cercas na beirada dos mirantes.

No local há estacionamento e um Centro de visitantes com banheiros.

As trilhas são bem tranquilas. A primeira que fizemos foi a Trilha do Cotovelo que tem 6km de extensão (ida e volta), mas é bem tranquila, fizemos em 2 horas com paradas para contemplação e muitos registros.

A maior parte do trajeto é percorrida por uma antiga estrada do parque cheio de lindas Araucárias e o restante do caminho é feito pela borda do Cânion. Chegando aos mirantes é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho, com o caminho do Rio do Boi no meio. Fizemos a trilha numa quarta-feira, estava bem vazia, ficamos sozinhos ali por bastante tempo.

Depois fizemos a Trilha do Vértice que se inicia no centro de visitantes do Parque Nacional dos Amparados da Serra, e em 40 minutos de caminhada é possível alcançar a borda do cânion Itaimbezinho, chegando até a queda da cascata Andorinhas.

Ali perto há a Vó Maria Artesanato, um local que vende artesanato, queijo, mel e pastel.

Existe outra trilha chamada Trilha do Rio do Boi que  consiste e em uma trilha longa e cansativa, são 8 quilômetros de ida e volta, podendo durar até 7 horas. É a única trilha que permite acesso no interior do cânion. Ela parte da cidade de Praia Grande. Há diversas travessias pelo rio do Boi, dependendo muito do nível do rio. Ao longo da trilha é possível tomar banhos em piscinas naturais de águas geladas. Não fizemos, pois não havia tempo. Essa trilha só é possível com guia.

Endereço: Parque Nacional de Aparados da Serra – Rodovia RS-427, Km 18, s/n, Cambará do Sul – RS, 95480-000. Colocamos no GPS do celular e não tivemos dificuldades.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 8h às 17h.

Importante: não é permitido acampar, nem fazer fogueiras. Não alimente os animais. Leve água e lanche, pois não há lanchonete. Recolha seu lixo, a natureza agradece.

Onde se hospedar em Cambará do Sul, clique aqui

 

Posts relacionados