Mundo dos Viajantes

Como se locomover em Gramado e Canela: carro, ônibus, Bustour?

Para se locomover pelo Centrinho de ambas as cidades você vai usar os pezinhos mesmo, melhor meio de transporte do mundo, não poluí, é divertido e ainda faz você gastar todas as calorias que com certeza você vai adquirir por lá rsrs. Há quem alugue bicicletas que costumam ser oferecidas nos hotéis, é uma opção, mas para nós que paramos para registrar até o vento preferimos a pé mesmo. 

Já para se locomover entre as cidades Gramado e Canela há as seguintes opções:

Carro: essa foi nossa opção até mesmo porque de lá fomos para Praia Grande em Santa Catarina. Se você está de carro é preciso saber que não há semáforos nas cidades e o pedestre tem a preferência desde que respeite a faixa, além disso há muitas rotatórias e lá é respeitada a preferência da mesma, portanto em dias de alta temporada o trânsito pode ficar bem confuso. Usamos o GPS do celular e não tivemos dificuldade em nenhum destino. Há estacionamento pago nas ruas principais mantido na chamada Zona Azul, os parquímetros que funcionam das 8h45min às 18h45min ficam espalhados, normalmente nas esquinas, para imprimir o ticket somente com moedas ou cartão específico, mas os valores são baixos e por tempo de permanência. Há também os fiscais que circulam pela cidade que vendem o ticket, com eles é possível usar dinheiro em papel. Importante ficar atento ao tempo de duração, o tempo mínimo são 20 minutos (R$0,50) e máximo 180 min. (R$4,90), depois desse período tem que renovar.

Bustour: se estiver sem carro uma ótima opção é o Bustour da empresa Broker Turismo que tem uma rota de embarques e desembarques, com paradas nos principais pontos turísticos de Canela e Gramado, os ônibus circulam entre 8h15min e 18h30min e você começa o roteiro de qualquer ponto, a qualquer hora. No Bustour é possível ir até mesmo em atrações fora do Centro das cidades como  Snowland, Cristais de Gramado, Le Jardin, Alpen Park, Terra Mágica Florybal, Parque Vale dos Dinossauros, Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos e Castelinho Caracol. Além disso, o Bustour oferece descontos nos atrativos que fazem parte do roteiro, beneficiando ainda mais o passageiro que opta pelo passeio, para saber mais entre no site www.brokerturismo.com.br.

Ônibus: a linha circular passa entre as principais das duas cidades, mas para atrativos que ficam fora da região central terá que optar por outro meio de transporte.

Táxi, Uber: há táxis espalhados por todas as principais praças, portanto se for essa sua opção importante baixar algum aplicativo para chamá-los, caso esteja num ponto longe, já Uber passou a circular recentemente na cidade e está funcionando bem, ainda há poucos carros, mas como tudo é perto o preço saí bem em conta.

Enfim, como cada viajante tem um perfil diferente, não sabemos dizer se vale ou não a pena alugar carro. Aqui costumamos alugar quando necessário, depende muito do nosso roteiro, nessa viagem por exemplo foi essencial por conta dos vários destinos. Contudo, estive novamente na cidade alguns meses depois para uma press trip organizada pela Prefeitura de Gramado e como nossa concentração foi em Gramado utilizamos transfer da Brocker Turismo  do aeroporto para o Hotel (ida e volta), Bustour durante o dia e Uber à noite para circular pela cidade.

Posts relacionados

Um comentário sobre “Como se locomover em Gramado e Canela: carro, ônibus, Bustour?