Mundo dos Viajantes

Palácio de Versalhes – Grandioso como sua História

Em nossa primeira viagem pela Europa uma das cidades que visitamos foi Paris. Um dos bate e voltas que fizemos a partir de Paris foi para a cidade de Versalhes conhecer o famoso Palácio de Versalhes.

A cidade de Versalhes está a dez quilômetros Paris. Foi criada a partir do zero por ordem do rei Louis XIV, Versalhes foi a sede do poder político entre 1682 e 1789.

Palácio de Versalhes

Como só tínhamos um dia para conhecê-lo focamos somente em alguns pontos. A área do Palácio e seus Jardins são grandes (cerca de 7 quilômetros quadrados) e para conhecer tudo com calma levaria mais de um dia. Só para dar uma volta no Grande Canal do Palácio são cerca de 5,5 km. Mesmo chegando bem cedo ao Castelo (por volta das 9h) já havia uma enorme fila em seu portão principal.

Começamos nosso tour pelo Palácio. Muitas pessoas falam para começar pelos Jardins do Palácio, uma vez que após o meio dia as pessoas que estavam conhecendo o Castelo vão para o Jardim deixando ele menos cheio para visitação. Não vimos diferença até mesmo porque queríamos aproveitar os Jardins com mais calma e conhecer o Grande Trianon e a Residencia de Maria Antonieta sem ter horário para retornar para o Palácio. Para vocês terem uma ideia da Casa de Maria Antonieta localizada na área dos Jardins até o Palácio são 2 km de caminhada.

Atualmente, o Palácio possui 2.300 quartos distribuídos por 63,154 m2. O Tour é feito por um caminho único onde você passa pelos principais cômodos. As áreas mais famosas do Palácio são a Capela Real, Galeria das Grandes Batalhas, Os Aposentos do Rei e o Salão dos Espelhos, o mais famoso dos cômodos  com seus 357 espelhos.

No final do Tour, antes de irmos para o Jardins paramos na delicatéssen Angelina para tomar um cappuccino e experimentar seus deliciosos doces.

Já tínhamos visto por fotos e mapa que os Jardins do Palácio de Versalhes eram enormes mas quando vimos pela primeira vez ficamos encantados e ainda mais surpreso com seu tamanho. O Jardim se perde no horizonte e não dá para ver seu final! É impressionante seu tamanho e ficamos cansados somente de ver o que iríamos andar rs.

 

Começamos a nossa caminhada pelos Jardins que ficavam mais próximos do Palácio. Cada um possui um tipo de decoração diferente. Depois que conhecemos uns 3 ou 4 partimos para a fonte de Apolo localizada em frente ao Grande Canal do Palácio que possui 1,6 km de extensão.

Continuando nossa andança fomos para região dos Palácios Trianos que incluía o Grand Trianon, Petit Trianon, A propriedade de Maria Antonieta , o Templo do Amor entre outros monumentos. Como já havíamos dito o lugar e realmente enorme e não deu para visitar todos os locais.

Se você planeja uma viagem para Paris é indispensável colocar no roteiro visita à Versalhes para conhecer esse grandioso lugar. Com certeza vocês não vão se arrepender. Nosso passeio durou aproximadamente 6 horas. Chegando bem cedo acredito que com meio dia vocês conheçam o Palácio e uma pequena parte dos Jardins. Esse passeio é imperdível e maravilhoso, se possível coloque em seu roteiro.

Como chegar (de Paris)

Para chegar ao Castelo de Versalhes você deverá pegar o RER C5  (destino final na estação Versailles Rive Gauche). A linha do RER C5 faz conexão com várias estações de Metrô em Paris: Champs de Mars Tour Eiffel, Pont d’Alma, Invalides,  Musée d’Orsay eSaint Michel – Notre Dame. Você pode comprar sua passagem nos terminais que ficam nos metrôs.

Chegando na estação Versailles Rive Gauche você irá caminhar 1km até a entrada do portão principal do Palácio de Versalhes onde organizam as filas para entrada. A duração da viagem de Paris para Versalhes dura em torno de 40 a 50 minutos.

Para garantir o plano de segurança antiterrorista, o horário de funcionamento dos portões mudou, cada bolsa/mochila ou veículo é revistado para o acesso e grandes itens de bagagem não são admitidos na propriedade (superior a 55x35x25 cm).

Informações Gerais

Para maiores informações acesse o site do Palácio de Versalhes clicando aqui

Mapas: Metrô e Trens clique aqui

Ticket do metrô Individual:  1.90€

Trem para Versalhes individual ida e volta: 7.1€

Principais horários de Funcionamento:

Palácio  9:00 até 18:30 – fechado segunda

Jardins  8:00 até 20:30 – fechado segunda

 

Posts relacionados