Mundo dos Viajantes

Paraty em 4 dias

Conheça essa cidade romântica considerada patrimônio histórico nacional.

Data da Viagem:  Agosto de 2016

Roteiro de 4 dias em Paraty:

Dia 1 – Quinta-feira: pegamos a estrada por volta das 6h, chegamos por volta das 10h na Pousada, aguardamos um pouco pelo check in e depois fomos explorar a cidade a pé, conhecendo cada rua, suas Igrejas, Cais e o único Forte da Cidade.

Dia 2 – Sexta: passeio de Lancha pela Baía de Paraty com paradas na Praia Jurumirim, Ilha da Pescaria, Lagoa Azul, Praia Saco da Velha com almoço na Ilha de Ponta Grossa e jantar no Centro Histórico.

Dia 3 – Sábado: bate e Volta em Trindade: fizemos a trilha até a Praia do Cachadaço, almoçamos no Centrinho e voltamos para Paraty, descansamos um pouco e jantamos no Centro Histórico.

Dia 4 – Domingo: fomos fazer um ensaio fotográfico depois almoço no Centro Histórico e pé na estrada.

Como ir

Fomos de carro a partir do Rio de Janeiro, pegamos a estrada Rio-Santos, e durante todo o percurso havia bastantes radares, levamos quase 4 horas pra chegar.

Primeiro dia – Passeio pela Cidade

Como chegamos perto da hora do almoço, resolvemos tirar o dia pra andar pela cidade como de hábito fazemos no primeiro dia de nossas viagens, mas como a barriga já estava roncando (principalmente a minha: Tati) fomos em buscar de um lugar pra almoçar antes de começar a explorá-la.

Assim, almoçamos no restaurante Paraty 33, que à noite funciona como um pub, o ambiente era bem legal, decoração estilo rock, havia música ao vivo com bom repertório de MPB, o prato para dois foi bem servido e o preço era médio, parecido com os que encontramos na zonal sul do Rio. End.: Rua Maria Jacomé, 357, Centro Histórico.

Após saciar a fome, fomos andar por cada cantinho das ruas de Paraty e segue um conselho pra mulherada: calçado baixo e confortável, pelo amor aos seus pezinhos.  As pedras que calçam Paraty são tão irregulares que até de calçado baixo rolava um desequilíbrio vez ou outra. Conhecidas  como pé-de-moleque, dizem que  o calçamento com as pedras foi feito para evitar que as tropas de mulas  carregadas de preciosidades, como ouro ou café  atolassem nos dias de chuva e levantassem nuvens de poeira nos dias de sol.

Nosso passeio pela cidade foi circular a pé por suas ruas, passando pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora dos Remédios que fica na Praça da Matriz, Igreja de Santa Rita próxima ao Cais, Casa da Cultura, Teatro de bonecos e Igreja Nossa Senhora das Dores. Circular por Paraty é apreciar suas ruas e arquitetura, entrar nas lojinhas de artesanatos e saborear suas cachaças tão famosas que de fato fazem jus a fama.

E por fim fizemos uma leve e agradável caminhada subindo o morro até o Forte Defensor Perpétuo, este é o único Forte que ainda existe na cidade. Já no alto do Forte temos uma bela vista de Paraty e  sua Baía.

Depois de um dia cansativo por conta da viagem de carro, muita caminhada pela cidade, fizemos um lanchinho na cidade e fomos descansar os esqueletos  na nossa agradável Pousada Vitória , afinal, no dia seguinte teríamos passeio de lancha.

Segundo dia – Passeio de Lancha

No dia anterior, fechamos o passeio de Lancha com o pessoal da Lanchateahupoo e combinamos de ir junto com um casal de amigos que até então só conhecíamos pelo instagram e que por coincidência estavam por lá, logo rolou aquela troca de directs e pronto já éramos amigos desde infância rs.

O  nosso roteiro teve as seguintes paradas nessa ordem:

Praia de Jurumirim,  essa praia é rodeada por mata nativa, sua areia é dourada, seu mar é calmo, águas claras e apesar do sol a água estava fria, não sei se por conta do período (Agosto). A única casa do local pertence ao famoso navegador Amy Klink. A lancha fica parada bem próximo da areia, ali ficamos um bom tempo,  somente nós, sem nenhuma embarcação por perto, vimos até uma tartaruga. Não há estrutura de restaurantes no local, a praia fica deserta, acessível apenas por embarcações.

Ilha da Pescaria, como o próprio nome diz trata-se de um Ilhota, a lancha fica parada num ponto em volta dela com muitos peixinhos coloridos, o mar é tranquilo e cristalino, para nós foi um dos melhores pontos.

Lagoa Azul, fica na Baía da Preguiça, possui uma pedra enorme no qual subimos e fizemos saltos na água, mar tranquilo de tom azulado.

Saco da Velha, a praia apresenta águas calmas e cristalinas, proporcionando condições seguras ao nado e mergulho. No canto esquerdo (de quem olha o mar da praia) há uma gruta de fácil acesso.

Península de Ponta Grossa, paramos para o almoço no restaurante local no sistema buffet, com comida de frutos do mar, o ponto alto foram os anéis de lula a milanesa.

Jantar: eu, Tati, estava super afim de comer uma pizza, então fomos na descolada e lotada Casa Coupê, lá comemos uma pizza de pepperoni, mas   achei o gosto um pouco forte. Esse restaurante fica na Praça da Matriz, o preço é médio.

Sobremesa: como sobremesa comemos paletas mexicanas na La Senorita Paletas Mexicanas, local descolado, com bom atendimento e paletas divinas de fabricação própria, ponto alto foi sabor ninho com ovomaltine. End.: Rua da Lapa, 292, Centro Histórico.

Passeio de Escuna, Barco ou lancha: A vantagem do passeio de lancha é a privacidade, personalização do passeio, e claro, a velocidade, é pura adrenalina sentir aquele vento no rosto e a proximidade do mar. A nossa lancha comportava 5 passageiros e um tripulante, o Leo que comandava a lancha é super atencioso nos deixou bem à vontade.  O  repertório musical foi super legal, enfim o passeio foi maravilhoso. Contato: Celular Vivo: 24 998327125  ( Whatsapp ),  Celular Oi: 24 988212522  Email: lanchateahupoo@hotmail.com

Terceiro dia – Bate e volta à Trindade

No terceiro dia fomos conhecer a famosa e rústica Vila de Trindade que pertence ao Município de Paraty e fica a 25km. Conhecida por ser muito frequentada por hippies, hoje recebe uma mistura de turistas dentre os principais cariocas e paulistas. Quanto a hospedagem pudemos perceber que varia de camping a pousadas simples.

Como ir: fomos de carro, mas também é possível pegar ônibus na Rodoviária de Paraty. De carro a partir de Paraty pegamos a Rio Santos , continuar no sentido SP até chegar ao trevo do bairro Patrimônio, após,  pegar à esquerda a subida de acesso à trindade. Essa subida é estreita, via de mão dupla e íngreme, portanto requer atenção.

Há estacionamentos espalhados pelos Centrinho da Vila e o preço é tabelado, a maioria fica no quintal de residências.

Deixamos o carro no estacionamento e fomos andando até a praia do meio, de lá continuamos andando para praia do Cachadaço até chegar o início da trilha para a piscina natural da Praia do Cachadaço que também é acessível por pequenos barcos pelo custo à época de R$ 10,00 por pessoa. O tempo total do trajeto de praia mais trilha foi cerca de 50 minutos.

A trilha é tranquila e bem demarcada, não tem como se perder. A piscina natural do Cachadaço é linda, águas transparentes de tom esverdeado, cercada por pedras gigantes no qual as pessoas deixam seus pertences. Nesse dia não havia um nuvem sequer então  havia uma  divisão esplendorosa entre o azul do céu e o verde da mata atlântica. Era um sábado e estava lotada, então se quiser curtir algo mais calmo e privado fuja dos fins de semana e feriados.

Almoçamos no Centrinho da Vila que se resume numa rua principal com comércio, pousadas, restaurantes.

Almoço foi no Laranjas Bar, comemos um delicioso filé de peixe com palmito assado, estava divino. A decoração é bem descolada, com diversos tipos de garrafas de cervejas de diversos países, bandeiras, quadros entre outros.

Há mais praias a conhecer em Trindade, mas pra isso seria necessário mais de um dia, e como fomos em sistema de bate e volta nos limitamos a essas duas praias e a piscina natural.

Nesse dia jantamos numa Pub de hamburguer artesanal chamado Van Gogh no Centrinho de Paraty, Rua Samuel Costa, 22. Esse pub foi um delicioso achado, tem musica ao vivo, decoração feita com objetos reciclados e o principal: hamburguer artesanal maravilhoso, o pão de fabricação exclusiva foi o ponto alto.

Quarto dia – Ensaio Fotográfico no Centro histórico

Por fim, fechamos o domingo com um ensaio fotográfico feito por nós mesmos no Centro histórico nos alternando entre modelos e fotógrafos kkk.  O almoço foi moqueca de dourado na Galeria de Engenho.

Bom pessoal espero que tenham gostado do post e que essas informações possam ajudar. Não esqueçam de assinar o Mundo dos Viajantes para receber as novidades em primeira mão. Se gostou ou tem outra informação para agregar ao post deixe seu comentário. Caso tenha alguma duvida entre e contato e estaremos dispostos a ajudar. Siga também Mundo dos Viajantes no Instagram e Facebook!

Você também pode gostar desse post: