Mundo dos Viajantes

PARQUE VALE DA FERRADURA, paisagens de tirar o fôlego em Canela – Serra Gaúcha

Depois de conhecer o Parque do Caracol fomos conhecer ao Parque Vale da Ferradura que possui mirantes e paisagens incríveis de acessos curtos e fáceis.

Como Chegar: o Parque fica na Rodovia RS 466, km 12 , Canela – RS, fica a uns 6 km do Parque do Caracol. Como estávamos de carro colocamos no GPS do celular e chegamos sem dificuldades, outra forma é táxi ou fechando o passeio com alguma agência. Importante informar que em determinada parte a estrada passa a ser de terra, um tanto esburacada, carros baixos conseguem andar, mas podem sofrer um pouco, porém já vimos estradas bem piores rsrs.

O principal atrativo no Parque é o Mirante Vale da Ferradura que leva o nome do Parque. O motivo do nome Ferradura é porque há uma curva em forma de ferradura no qual o Rio Caí contorna, de longe é possível perceber.

Nesse Parque também há restaurante, portanto se quiser deixar para almoçar lá, essa opção é possível.

No Parque Vale da Ferradura há 3 Mirantes e 4 trilhas, a maioria de fácil acesso e caminhos curtos, como dito no outro post, estava de calça jeans e sapatênis e foi super tranqüilo.

–   Mirante Vale da Ferradura: com visual incrível e uma vista de tirar os fôlego nele temos a vista  do Vale da Ferradura e da Cascata do Arroio Caçador. Tempo de caminhada: 2 minutos

–  Mirante do Vale do Arroio Caçador : proporciona uma vista do Vale do Arroio Caçador, mas não achei tão interessante assim, mas como o acesso é rápido e próximo ao da Cascata do Arroio Caçador vale a visita. Tempo de caminhada: 2 minutos

–  Mirante da Cascata do Arroio Caçador: nesse o visual é tão deslumbrante quanto do Vale da Ferradura, porém há uma visão mais nítida da Cascata do Arroio Caçador. Nele há uma descida de 50 metros e o caminho é um pouco mais íngreme, mas ainda assim super tranqüilo. Tempo de caminhada: 4 a 5 minutos.

Tendo em vista que não fizemos as trilhas, uma vez que demandavam mais tempo e roupas adequadas iremos descrever as opções abaixo:

– Trilha do Pórtico – inicia-se a 750 metros e termina a 550 metros de altura. Você irá encontrar a trilha do Rio Caí, que é coberta por uma Floresta Estacional.

– Trilha das Pinguelas – a trilha é voltada para a vista do Parque Vale da Ferradura, nessa trilha você encontra um pequeno arroio, que você poderá aproveita a sombra da copa das árvores para descansar.

– Trilha do Rio Caí – principal trilha do Parque Vale da Ferradura, que apresenta uma diferença altitudinal de 350 metros, iniciando a 750 metros de altura, e terminando a 400 metros de altura. Esse é o ponto em que o arroio Caçador deságua no Rio Caí.

– Trilha das Cutias – essa é uma trilha mais leve, que você poderá apreciar a paisagem de cactos e bromélias que ficam nas áreas rochosas.

O valor da entrada do Parque Vale da Ferradura é R$12,00 por pessoa. Há meia entrada para crianças de 6 a 12 anos e idosos acima de 60 anos, já crianças até 5 anos são isentas. Eles só aceitam dinheiro.

O Parque Vale da Ferradura abre de terça a domingo das 09:00h às 17h00.

Nós gostamos muito do Passeio e recomendamos, pois Vale da Ferradura tem uma vista deslumbrante, adoramos ter esse contato com a natureza, é revigorante. O Parque é bem cuidado tem uma estrutura muito boa.

 

 

Posts relacionados