Mundo dos Viajantes

Roteiro de 6 dias por Gramado e Canela

Nossa viagem pelo Sul teve por destinos Gramado e Canela, cidades  vizinhas com distância aproximada de 6 km que pertencem à Serra Gaúcha. Durante nossa viagem fizemos uma parada na cidade de Três Coroas para conhecer o Templo Budista, uma visita que vale bastante a pena.

Depois fomos para Praia Grande em Santa Catarina e lá visitamos os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho que falaremos em post exclusivo, pois há muito que explicar.

Como chegar em Gramado / Canela: como não há aeroporto em Gramado e nem em Canela, nós desembarcamos no Aeroporto de Porto Alegre, ali você tem opções de alugar carro, ir de ônibus ou pegar um transfer compartilhado, ambos são sujeitos a disponibilidade, o ideal é comprar pelo site antes para garantir a vaga. Como teríamos que ir para Praia Grande em Santa Catarina, optamos pelo carro, mas caso a opção seja transfer é possível ir pela empresa Brocker Turismo no qual além de transfer oferece diversos passeios pela Serra Gaúcha na qual tivemos o prazer de fazer.

l1º dia – Com o carro em mãos aproveitamos para passar no Templo Budista em Três Coroas (post aqui), mas como chegamos no Aeroporto por volta das 11:00h e o Templo fecha às  12:00h e reabre às 14:00h  fomos almoçar na cidade Novo Hamburgo. Com GPS do celular não encontramos nenhuma dificuldade. Do Templo seguimos para Gramado e já chegamos no fim de tarde no nosso Hotel.

Nesse dia, tendo em vista o horário fomos jantar no Toro Gramado, um espetacular Restaurante que serve maravilhosos hambúrgueres artesanais no qual você escolhe o ponto da carne, o tipo de pão e recheios, além disso  são acompanhados de chips de polenta frita que é criação da casa no qual ficamos apaixonados.

2º dia – No dia seguinte, o tempo amanheceu chuvoso, portanto nos permitimos descansar um pouco do dia anterior. Quando a chuva fez uma pausa fomos passear um pouco pela cidade e passamos pela Rótula das Bandeiras localizada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, uma das paradas obrigatórias dos turistas, pois nesta praça estão hasteadas as bandeiras de todos Estados brasileiros, por isso o nome da rótula. Além disso, existe a réplica do Kikito em tamanho gigante em um belo jardim florido bem em frente a Rótula das Bandeiras complementando o cenário. O Kikito é o troféu do Festival Internacional de Cinema de Gramado que é entregue aos premiados do evento e simboliza o Deus do Bom Humor.

Logo ali perto paramos também no belo Lago Joaquina Rita Bier com 17 mil metros quadrados e que existe faz mais de 70 anos. O Lago foi projetado por Leopoldo Rosenfeldt, sendo construído a pás e picaretas, numa área cercada por araucárias e casas de veraneio, com uma pequena ilha em seu interior. Atualmente é utilizado para caminhadas e grandes eventos.

A chuva voltou e fomos almoçar em Canela no Delicioso Containner Bistrot que fica pertinho da famosa Catedral de Pedra, para saber mais sobre essa maravilhosa experiência gastronômica clique aqui.

Após o almoço o tempo melhorou e fomos caminhar pela Cidade de Canela, passamos pela Praça João Corrêa, nela há uma árvore chamada Caneleira e lá eram recebidos tropeiros que cursavam a cidade pela tradicional estrada Júlio de Castilhos.

Depois fomos conhecer a Igreja Matriz de Canela, “Catedral de Pedra” como é conhecida, com sua construção em estilo gótico, tem 65 m de altura, toda revestida de pedra basalto, possui um carrilhão de doze sinos de bronze, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010 pelo portal de noticias Terra. Após a eleição, ela ganhou um sistema de iluminação externa. À noite quando as luzes são acesas, a Catedral de Pedra é iluminada com um show de luzes coloridas, uma vista deslumbrante que amamos.

Depois retornamos para Gramado e fomos ao Lago Negro, outro ponto turístico bastante visitado na cidade que fica aberto 24 horas. Trata-se de um Parque gratuito aberto ao público no qual os visitantes podem fazer caminhadas, piqueniques e andar de pedalinho no Lago, este é pago. No local há restaurante, bar e loja de souveniers. Nesse dia havia bastante neblina, nos sentimos num filme de suspense rs.

Curiosidade:  o Lago Negro inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. O local em que o lago se encontra atualmente foi destruído por um incêndio em 1942, e Leopoldo Rosenfeld, responsável pela administração do mesmo na época iniciou seu reflorestamento e a construção da barragem do lago em 1953, procurando semelhança com os lagos da Europa. Denominou-se de Lago Negro porque Leopoldo importou da região da Floresta Negra na Alemanha (seu país de origem) mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

3º dia –  Acordamos cedo e fomos fazer o maravilhoso passeio Tour vale dos Vinhedos com a empresa Broker Turismo que te busca no Hotel. Esse passeio dura o dia todo e envolve  visita numa Vinícola com degustação ao final, passeio de trem Maria Fumaça com shows, degustações e visita ao Parque Epopéia Italiana, para mais detalhes faremos post exclusivo com os valores, percurso do trem, vinícola.

4º dia – Fomos conhecer o Parque Caracol em Canela, onde fica a famosa Cascata do Caracol e diversas trilhas super bacanas. O local conta com estrutura de restaurante, lanchonete, banheiros, para saber detalhes sobre as trilhas, valores e tempo gasto no mesmo clique aqui. Depois fomos para outro Parque chamado Parque Vale da Ferradura, que fica alguns quilômetros adiante do Parque Caracol. No Ferradura também há diversas trilhas e mirantes para se admirar, clique aqui e veja o post completo explicando como chegar, horário de funcionamento e valores.

Na volta fomos conhecer e comer no famoso Castelinho do Caracol, uma das primeiras residências de Canela, construída entre 1913 e 1915. Originalmente residência do casal Pedro e Luiza Franzen, descendentes de imigrantes alemães, ela foi transformada, em 1985, em museu e casa de chá, preservando cômodos, móveis e utensílios originais. O lugar já serviu de locação para novelas como “Chocolate com Pimenta” e “A Vida da Gente”.

Achamos bem interessante a casa e bem luxuosa para época. A entrada custa R$ 10,00 e lá é possível saborear o famoso apfelstrudel com sorvete de creme ou nata, mas leve dinheiro, pois apesar de aceitarem cartão de débito, no dia em que fomos não estava funcionando.

Curiosidade:  a casa foi erguida sem um único prego.

Já à noite fomos jantar no elegante Restaurante Magnólia que fica num lindo Casarão em Canela, clique aqui para se deliciar com essa experiência gastronômica.

5º Dia – Acordamos cedo e fomos bater perna pela cidade de Gramado a pé. Passeamos pela famosa Rua Coberta que liga a Avenida Borges de Medeiros (uma avenida principal) à Rua Garibaldi, além de ser um espaço muito usado para eventos e exposições, onde há comércio de roupas e acessórios, restaurantes, cafés e lojas de souveniers.

De lá fomos visitar a linda Igreja Matriz de São Pedro com seus belos jardins. Na lateral esquerda da Igreja ficam as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus em tamanho real com suas identificações. Já na lateral direita ao fundo fica a Fonte do Amor Eterno, onde os casais podem prender cadeados simbolizando o amor. Oh, que romântico!

Nesse dia percorremos também a Avenida Principal Borges de Medeiros e fomos parar na Rua Torta, uma rua residencial que tornou-se ponto turístico por sua forma sinuosa, ela fica perto de Praça das Etnias, outro ponto turístico. A Praça recebeu esse nome, pois abriga três casas: alemã, italiana e portuguesa. Na praça fica também a Casa do Colono que vende deliciosas comidas típicas da região. Portanto nossa manhã foi bater perna em Gramado, o que nos lembrou de nossas viagens por cidades da Europa, por conta da arquitetura, do clima fresco e tranqüilidade.

Depois fomos almoçar no Empório Canela, um gostoso café-bistrot e livraria que oferece lanches, refeições, livros, souveniers, objetos de decoração, artesanato que você tem que resistir para não levar todos pra casa, clique aqui e veja como foi a nossa experiência gastronômica.

Após o almoço fizemos o passeio de Bondinhos Aéreos no qual é possível ver a Cascata do Caracol sob outro ângulo, clique aqui e saiba mais sobre o passeio, valores e endereço.

Voltamos para Gramado e fomos visitar o Parque Mini Mundo, uma atração turística fantástica no qual há réplicas de construções em miniaturas num jardim ao ar livre. Nós amamos, as réplicas são perfeitas. Além das réplicas, no Mini Mundo há personagens de interação como o Ursinho Gui e a Ursinha Ana. No local há Bistrô que serve lanches. A entrada custa R$ 28,00.

Depois passamos o fim de tarde no Lago Negro, dessa vez com o tempo mais agradável.

Nesse dia fomos jantar na Pizzaria temática Toca da Bruxa que tem decoração com o tema que leva o nome da pizzaria. Lá é servido pizza à la carte num espaço chamado Cemitério e o rodízio num amplo salão que possuem lustres em forma de abóbora. Os nomes das pizzas são bem legais, como Cemitério (costela com queijo muçarela), Espanto (camarão aos três queijos), Assombrosa (calabresa, ovos e queijo). Achamos a pizza gostosa, preço bom e ambiente bem divertido.

6º dia – Fomos passar o dia no Parque Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas e único no Brasil, clique aqui e saiba mais como foi nossa experiência , valores e como aproveitar bem o parque.

Nesse dia fomos conhecer o Reino do Chocolate espaço temático da empresa e fábrica Caracol Chocolates. Lá você tem um espaço em que o visitante pode fazer o próprio chocolate (pago em separado). Há também um tour livre pelo espaço onde vemos várias esculturas de chocolate, uma delas um coelhinho que já entrou no Guiness Book, ela pesa 1.640 quilos e tem 2,95 de altura. Ao final do tour nos deparamos com a cafeteria super charmosa no qual os bancos são em formato de xícara, simplesmente um encanto. Valor do ingresso R$12,00.

Visitamos também o Parque temático O Mundo do Chocolate da marca Lugano, no qual o tour também é ´percorrido em ambientes feitos com chocolates, bem como diversas esculturas. Ao final do tour há degustação livre de chocolates. O valor do ingresso é R$28,00. No tour é possível filmar e registrar fotos, exceto num segundo espaço onde ficam a Torre Eiffel, Mr. Bean e seu carro, bem como outras esculturas, ali somente o fotografo da empresa pode registrar e as mesmas são pagas.

Onde se Hospedar em Gramado:

Hotel Alpestre, para maiores informações clique aqui.

Hotel Cercano, para maiores informações clique aqui.

Como se locomover:

Para saber como se locomover na cidade de Gramado e Canela clique aqui

Onde Comer em Canela:

Containner Bistro, para maiores informações clique aqui.

Restaurante Magnólia, para maiores informações clique aqui.

Empório Canela, para maiores informações clique aqui.

Parques:

Parque do Caracol, para maiores informações clique aqui.

Bondinhos Aéreos, para maiores informações clique aqui.

Parque da Ferradura, para maiores informações clique aqui.

Snowland, para maiores informações clique aqui.

Passeio:

Tour Vale dos Vinhedos, para maiores informações clique aqui.

8 comentários sobre “Roteiro de 6 dias por Gramado e Canela

1. Brazilgram Autor da Postagem

Ficamos Felizes que gostou! Tenho certeza que você conseguirá aproveitar bastante!

1. Kássio

Tava esperando a postagem de vocês pra tentar convencer meus pais a ir pra Gramado em Julho… Adorei!

Olá Kássio!

Que bom que gostou. Temos certeza que tanto você quanto seus pais irão adorar Gramado e Canela, são cidades que agradam a todo tipo de idade.

2. Claudete Costa

Adoramos as dicas, as fotos.
    Iremos dia 29/04/17 para Torres, Canela, Gramado e ficaremos até dia 01/05/17. São poucos dias, mas com certeza passaremos por alguns dos lugares maravilhosos que vcs informaram. Um abraço.
    Claudete Costa
    Fábio de Miranda Lamim

1. Brazilgram Autor da Postagem

Tenho certeza que irão adorar Gramado e Canela! Espero que as dicas tenham ajudado!
      Abraços e Boa Viagem!

3. Juliana Pires Malavolta

Excelente!
    Estive em gramado em março/17
    Lendo seu roteiro revivi cada momento que passei lá. Este lugar deixou saudades e com certeza voltarei.

1. Brazilgram Autor da Postagem

Que bom que gostou. Esse lugar deixa saudades mesmo! Voltaremos em breve tb!