Mundo dos Viajantes

Serrinha do Alambari

Faz pouco tempo que ouvimos falar da Serrinha que até então era um lugar desconhecido por nós. Como fomos convidados pela Pousada Penedo House para ficar dois dias lá, aproveitamos para conhecer o lugar já que fica a uns 20 minutos de Penedo.Trata-se de um distrito que pertence a Resende e foi transformado em aérea de proteção ambiental.

Como chegar:

Saindo do Rio Pegar a Rodovia Presidente Dutra em direção a Visconde Mauá, ao pegar a saída para Mauá haverá no caminho placas indicativas para chegar à Serrinha. Se estiver em Penedo fazer a mesma coisa: pegar a estrada que vai para Mauá, pegar a saída para Visconde de Mauá e seguir as Placas até à Serrinha.

O que fazer:

Nosso objetivo na Serrinha foi fazer a trilha que leva para Poço do Céu e do Dinossauro que ficam numa propriedade privada e é cobrado R$35,00 por pessoa. Para nossa sorte encontramos o proprietário no caminho  e nos explicou como chegar: ao passar pela a Pracinha da Serrinha seguir sempre à direta até o fim da estrada (atém o fim mesmo). Ocorre que a estrada é bem ruim, portanto se seu carro for muito baixo, motor 1.0 e não estiver em boas condições não recomendamos ir, quase desistimos no caminho, pois há muitas pedras grandes e pontiagudas, além da estrada ser estreita e íngreme, nosso carro mesmo sendo 1.5 sofreu um bocado, o pneu deslizou em alguns trechos.

Na propriedade não há estrutura de banheiros, nem local pra comer. O estacionamento é improvisado, o responsável disse que cabem uns 20 carros.

A trilha até o Poço do Céu é leve e curta, mas é fechada e com obstáculos, logo é preciso o uso das mãos em alguns trechos, chegamos até lá sozinhos e levamos cerca de 10 a 15 minutos.

Apesar da águas geladas, o visual do Poço do céu é realmente incrível, as águas são cristalinas, as quedas d’água são deslumbrantes, realmente a natureza caprichou ali. Cumpre alertar que é um pouco escorregadio, portanto muito cuidado.


Já o acesso para o Poço dos Dinossauros é um pouco mais complicado, fica à direita do Poço do Céu e em todo caminho deve se  seguir sempre à direita, a subida é bem íngreme, mata bem fechada e com muito mais obstáculos, ou seja, não pode ter frescura rs.

Segundo o rapaz que trabalha ali,  Antonio, no final de semana costumam ir em média 40 pessoas por dia.

O local abre aos sábados, domingos e feriados das 08h30min às 15h30min, exceto em dias de chuvas, por questão de segurança.

Além dessas trilhas é possível também fazer outras no Camping Clube, mas como já estava tarde deixamos para outra oportunidade.

O camping possui estrutura com restaurante, banheiros e estacionamento e quem quiser pode pernoitar ou apenas passar o dia por lá. Lá estão localizados poços e cachoeiras de acesso fácil : Poço das Esmeraldas (dizem ser o mais bonito), Bananal, Champagne,  Poço da Sauna, Poço Dourado.Para melhores informações acesse o www.campingclube.com.br

Por fim, não esqueçam de usar repelentes e protetor, e por favor, recolham seu lixo, a natureza agradece, a Terra é nosso lar.

Se quiser conhecer sobre a pousada que ficamos em Penedo Segue  clique aqui

Bom pessoal espero que tenham gostado do post e que essas informações possam ajudar. Não esqueçam de assinar o Mundo dos Viajantes para receber as novidades em primeira mão. Se gostou ou tem outra informação para agregar ao post deixe seu comentário. Caso tenha alguma duvida entre e contato e estaremos dispostos a ajudar. Siga também Mundo dos Viajantes no Instagram e Facebook!