Mundo dos Viajantes

Templo Budista em Três Coroas – um pedacinho do Tibet no Brasil

Antes de iniciarmos nossa viagem de 6 dias por Gramado e Canela decidimos fazer uma parada rápida em Três Coroas para conhecer o Templo Budista Khadro Ling.

Saímos do Aeroporto de Porto Alegre por volta de 12h e como o Templo na quarta feira fecha na hora do almoço e só reabre às 14h decidimos então ir à cidade de Novo Hamburgo para almoçar. Para chegar ao Templo foi super fácil e rápido. Não tem como se perder e usando o GPS do Celular você se localiza facilmente.

Partimos de Porto Alegre pela BR-116 até Novo Hamburgo (em torno de 45min de viagem). Em Novo Hamburgo pegamos a RS-239 até a cidade de Taquara e depois a RS-020 até o Templo Budista Khadro Ling (Duração de 1h de viagem).

Bastante atenção na estrada RS-020 por ser estreita, não ter acostamento e conter vegetação alta impedindo a visibilidade em curvas e ultrapassagens.”

Chegando ao Templo já havia uma grande fila de carros do lado de fora para entrar. Foi um pouco demorado porque  só passa um carro por vez pelo portão automático, a pessoa tem que tocar o interfone, pedir autorização, informar a placa do carro e  quantidade de pessoas. Após passadas as informações eles orientam você a estacionar o carro e se dirigir para a sala de vídeo onde se explica a história do Templo de Khadro Ling e o que significa cada estátua e monumento do lugar. Mesmo sendo chato para alguns, sugerimos assisti-lo porque assim você irá entender o significado e historia de cada cantinho do Templo.

O Chagdud Gonpa é uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e prática do Budismo Tibetano. Sua sede, fundada em 1995 no Brasil pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche (1930–2002), chama-se Khadro Ling o Templo que fica no topo da montanha na cidade de Três Coroas (RS), a 32 km de Gramado.

Quando Chagdud Rinpoche criou o Templo, ele não tinha a intenção de se tornar uma atração turística. Ele sempre disse que construiu o templo para inspirar positivamente todos os visitantes, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas.

Templo Khadro Ling

O khadro Ling é a sede Brasileira de uma rede internacional de centros Budistas fundada por Chagdud Rinpoche falecido em 2002.

Começamos a visita pelo Templo, La dentro não é permitido filmar nem fotografar e você deverá entrar no templo sem chapéu, descalço ou de meias porque é proibido entrar com qualquer tipo de calçado. Não esqueça também de desligar os celulares. O ugar é destinado à realização de orações, meditação e oferendas. Não é permitido tocar em nenhum objeto pessoal dos alunos e deve respeitar as pessoas que ali estiverem meditando ou orando. Ele é todo decorado dentro das tradições tibetanas com representações do corpo, da mente e alma de Buda. Foi todo pintado a mão e com estátuas trazidas da Ásia. Todas as pinturas nas paredes contam a história de Buda. No centro do Templo está o altar de Tara Vermelha. Só é permitida a entrada fora do horário de meditação. O Silencio é surreal e realmente só de entrar já traz uma sensação de paz. Aproveite na saída e se possível faça uma doação uma vez que é uma organização sem fins lucrativos.

Ao lado do Templo está a Casa de Rodas das Orações.

As Rodas de Orações são cilindros preenchidos com rolos de papel onde estão impressos uma infinidade de mantras. As rodas são giradas (mecanicamente e emitindo um som de sino) e a partir daí é como se os milhares de mantras em seu interior estivessem sendo recitados emanando as bênçãos espalhadas ao vento, transmitindo paz e harmonia para as pessoas próximas e para todos os seres em todas as direções.

As Bandeiras de Oração têm um significado semelhante. Nos panos estão escritas orações que são levadas quando tocadas pelo vento. Estão espalhadas por vários lugares do Templo.

Crédito: Google Imagens

As Estupas são a representação da mente iluminada, ou seja, a mente de Buda. As 8 Estupas do Khadro Ling comemoram 8 passagens da vida do Buda, como por exemplo o nascimento, a morte e a iluminação.

Estupas em processo de restauração

Ao Lado das Estupas estão às estátuas do Buda Akshobia e do Guro Rinpoche ambas esculpidas por Chagdud Rinpoche.

Terra Pura é a única replica da morada celestial de Padmasambava, foi morada de Rinpoche. Não tivemos acesso por estar proibida a visitação no dia. Foi o primeiro templo de Terra Pura de Padmasambava construído na forma tradicional no ocidente. Ele abriga a Estupa com as cinzas Chagdud Tulku Rinpoche. Painéis nas paredes ilustram e contam a historia de Guru Rinpoche e os Mestres da linhagem.

Crédito: Google Imagens

Atrás do Templo Khadro Ling está localizado o Jardim das 21 Taras onde abrigam estátuas de pedra esculpidas na Índia. Tara é conhecida como o Buda feminino e também como a salvadora veloz. Responde rapidamente as orações e remove os medos e obstáculos de todos os seres. Ao lado do jardim possui um mirante com uma vista incrível para a cidade de Três Coroas

Uma comunidade de praticantes budistas mora no Khadro Ling. Eles são responsáveis pela manutenção das atividades e dependências do centro por meio de trabalho voluntário.

O Lugar é fantástico, seguro e transmite muita paz. Vale muito a pena desviar seu caminho para conhecer o Templo Khadro Ling que leva aproximadamente de 1h a 2h de visitação.

Cuidados e dicas que são informadas pelo Templo:

  • É proibido fumar dentro de toda a área do Khadro Ling;
  • Eles não fornecem água quente para chimarrão, nem carregadores de celulares ou acesso à internet;
  • Não existe equipe médica no local;
  • O acesso às redes 3G costuma ser limitado e intermitente;
  • Ônibus não conseguem chegar no estacionamento próximo ao templo. É necessário percorrer a pé um caminho íngreme até o local. Não oferecem translado do portão até o templo;
  • Em dias quentes, leve repelente;
  • Em dias de chuva, as estradas ficam escorregadias e também tem bastante neblina.

Horário de Funcionamento:

Segundas e Terças – Fechado

Quartas às sextas, das 9h30 até 11h30 / das 14h às 17h.

Sábados e domingos, das 9h00 até 16h30.

Entrada gratuita – Apenas para motos e carros de passeio.

Endereço:

(51) 3546-8201 | (51) 9694-7299

 Estr. Linha Águas Brancas, 1211 – Três Coroas, RS

Site: http://templobudista.org/

Facebook: https://www.facebook.com/chagdud