Mundo dos Viajantes

Torre de Pisa – A famosa torre inclinada

Em nossa primeira viagem pela Europa uma das cidades que visitamos foi Roma. Um  dos bate e voltas que fizemos a partir de Roma foi para a cidade de Pisa para conhecer sua famosa Torre inclinada.

Cidade de Pisa

Pisa é uma cidade da região da Toscana com um pouco mas de 85 mil habitantes. Por estar localizada na região da Toscana em alguns pontos a cidade lembra muito a cidade de Florença.

No caminho até a Praça dos Milagres onde fica localizada a Torre de Pisa você passa por vários pontos turísticos. Fizemos um trajeto mais longo para podermos conhecer um pouco mais a cidade.

Passamos pela La Cittadella,  ruínas da Fortaleza de Pisa ao norte do Rio Arno e pela famosa igreja Santa Maria Della Spina que em português significa Igreja de San Maria do Espinho, mas é conhecida mesmo com “Igreja do Espinho” . O nome de Santa Maria Della Spina foi atribuído quando, em 1333, foi trazida a preciosa relíquia do espinho da coroa de Cristo. Infelizmente  igreja estava fechada no dia e não conseguimos visitar seu interior.

Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres)

É o mais importante centro turístico de Pisa . Os monumentos que formam o centro da vida religiosa da cidade chamados de milagres por suas belezas e originalidade são a Catedral de Pisa , o Batistério e a Torre de Pisa, daí o nome popular Praça dos Milagres. Os monumentos foram construídos em épocas diferentes e fazem parte do mesmo projeto.

Catedral de Pisa é o coração do complexo. Foi fundada em 1063 e dedicada a Santa Maria Assunta, mas inicialmente conhecida como Santa Maria Maggiore. A entrada para visitação é grátis.

Batistério, dedicada a San Giovanni Battista , fica em frente da fachada oeste do Catedral de Pisa. Ele Também é aberto a visitação. Valor da entrada 5,00 €

Torre de Pisa

A Torre de Pisa é o principal ponto turístico da cidade.  É conhecido no mundo todo e também se localiza na Piazza dei Miracoli. Ela começou a ser construída em 1173,  Oficialmente, sua construção terminou quase 200 anos depois.

A inclinação da estrutura ocorreu cinco anos após o início da construção, após o início das obras do segundo andar. A causa teria sido o alicerce num solo frágil e instável. Há sete sinos no topo da Torre, um para cada nota musical. e para subir é necessário enfrentar os 296 degraus até o topo. A Torre conta com contrapesos e monitoramento eletrônico constante para mante-la de pé. Do alto da Torre pode se ter uma vista de 360 graus de toda a cidade de Pisa.

Como Chegar

Fomos até a Cidade de Pisa de trem Bala. Saímos bem cedo de Roma da estação Roma Termini e descemos na estação Pisa Centrale em Pisa. A Duração da viagem foi em torno de 2h50m uma vez que o trem parou em duas estações ao longo caminho. Da estação Centrale andamos até a Praça dos Milagres onde se localiza a Torre de Pisa. São cerca de 2 quilômetros e aproximadamente 25 minutos de caminhada. Aproveitamos  o trajeto e curtimos um pouco a cidade,  uma vez que o caminho passa por toda a parte principal da cidade.