Nossa incrível viagem pelo Marrocos foi dividida em duas partes: Deserto e Montanhas e Cidades de Casablanca, Fez, Chefchaouen e Marraquexe. O nosso Roteiro do Deserto e Montanhas foi organizado e realizado pela excelente agência Siroco Tours.
Essa viagem pelo Marrocos foi bem diferente do que costumamos fazer, pois em vez de fazermos sozinhos, buscamos suporte da Agência especializada Siroco Tours, pois é um país de difícil locomoção pelo fato do Google Maps não funcionar bem e não ter transporte público de fácil acesso e confortável entre alguns destinos. A parte do Deserto e Montanhas é muito complexo de realizar sem agência especializada.
Dia 1: nossa viagem começou saindo de Marraquexe em direção às Montanhas do Alto Atlas. No caminho fizemos algumas paradas para apreciar a paisagem local. Passamos por diversos povoados e pudemos ver as casas e o modo de vida dos povoados berberes (os povos mais antigos do continente Africano). Segundo o nosso motorista e guia Said as casas são construídas com material extraídos das montanhas.
Pudemos perceber que a vida nos Povoados é simples e de muito trabalho braçal, mas as pessoas são felizes, aquele tipo de felicidade genuína que não se vê mais no dia a dia. Nos povoados as famílias se ajudam, vivem do que cultivam, as crianças vão e voltam juntas abraçadas da escola, não vemos crianças e adolescentes usando fones nos ouvidos ou com a cabeça baixa olhando para o celular, as pessoas estão presentes.
Depois de algumas horas na estrada paramos num do principais pontos turísticos do nosso tour: Ait-Ben-Haddou, um local com construções fortificadas na região de Marrocos, na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marraquexe. O local foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1987.
Nós caminhamos pelas construções fortificadas com suas ruelas cheias de lojinhas com artesanatos lindos. Desse lado ainda não há energia elétrica, mas poucas famílias ainda residem ali, a maioria foi habitar do lado oposto do Rio que divide a região exatamente por optarem por residências com mais estrutura, já que as antigas são construções de barro e argila.
Curiosidade: o local já serviu de cenário para filmagens de filmes e séries como a Múmia, Guerra dos Tronos, Asterix e Obelix, Gladiador e outros.
Almoçamos em um restaurante tipicamente marroquino muito gostoso que esqueci de anotar o nome: pedimos menu completo para cada um . O menu era composto por entrada, prato principal e sobremesa. O valor total da conta com bebidas foi de 190 dirham, ou seja, 19 euros.
Dali fomos em direção ao Vale do Dades, no caminho passamos pela curiosa Kelaat-M’Gouna, Cidade das Rosas (até o táxi era rosa). O apelido é pelo fato da cidade ser grande exportadora de Rosas bem como produtora do óleo e água de rosas.
Passamos também pela belíssima cidade de Ouazarzate, onde fica o Atlas Studio de Cinema local de filmagem de grandes produções cinematográficas que já citei acima.
Nosso dia terminou em um belo hotel no Vale do Dades providenciado também pela agência Siroco Tours e desfrutamos de um delicioso jantar.
Dia 2: Após tomarmos um delicioso café da manhã seguimos rumo ao Deserto, mas no caminho um dos pontos de parada do tour foi a Garganta do Todra (Todra Gorge), além de vários outros pontos de apreciação pelo caminho.
A Garganta do Todra são belíssimos cânions por onde passa o Rio Todra que nasce nas Montanhas e desaparece no deserto. O Visual e realmente é de tirar o fôlego e há quem pratique escalada nos desfiladeiros. No local as temperaturas são mais baixas, então fique atento para a temperatura do dia.
Dali fomos em uma loja de artesanato local e tivemos um momento bem divertido. Nos vestimos com trajes locais e tiramos algumas fotos em uma tamareira.
Depois da divertida experiência dos trajes locais fomos rumo ao nosso Acampamento de Luxo no Deserto. Nossa caminhada para o Mirage Luxury Camp foi realizada de Dromedário e chegamos a tempo de assistir um belo pôr do sol.
No Mirage Luxury Camp fomos recebido com o tradicional e delicioso chá de menta (hortelã). A estrutura do acampamento era maravilhosa! Nossa tenda era espaçosa, cama de casal bem grande, lençóis cheirosos, aquecedor no quarto, banheiro e lavabo com divisórias, água aquecida, ficamos surpresos com a qualidade da estrutura.
Deixamos nossas malas na Tenda e fomos para as Dunas apreciar o pôr do sol. O ponto alto foi a quantidade de estrelas que vimos quando anoiteceu, nunca vimos tantos pontos brancos no céu, talvez quando crianças vimos algo parecido, mas jamais nessa quantidade.
Após assistir o belo pôr do sol nos deliciamos com jantar completo (entrada+prato principal e sobremesa) no Restaurante do acampamento. Tudo muito caprichado e saboroso, atendimento impecável do querido Mohamed, responsável pelo Mirage Luxury Camp.
No fim da noite fomos agraciados com muita música, fogueira, dança e tambores. Definitivamente é uma experiência única, uma imersão na cultura local, algo imperdível!
Dia 3: No dia seguinte acordamos cedo para apreciar o nascer do sol, mais uma experiência inesquecível no Deserto, algo que me pego às vezes lembrando e bate aquela vontade de viver de novo.
Antes de nossa partida para Marraquexe tomamos um delicioso e farto café da manhã com ovos, frutas, leite, iogurtes, sucos, geleias e pães variados. Eu mesmo sendo gulosa não consegui dar conta de tudo.
No caminho para Marraquexe fomos apreciando belas paisagens e fizemos algumas paradas para apreciação. Em uma das paradas comemos o melhor Tajine na minha opinião: frango com azeitonas e molho de limão. As refeições completas na região das Montanhas giram em torno de 100 dirhams por pessoa, ou seja, 10 euros.
Chegamos em Marraquexe já no fim do dia então fizemos um lanche já que no dia seguinte partiríamos para Fez.
Nós ficamos completamente encantados com tudo que vivenciamos nesses 03 dias em Marrocos, passamos por paisagens brutas e naturais entre Marraquexe e o Deserto. Vimos paisagens diversas ora secas, ora com muito verde, a diversidade era fascinante.
O Deserto e o céu estrelado foi algo que nos deixou muito emocionados, difícil descrever, é uma experiência que todos deveriam ter. Além disso ter a oportunidade de ver de perto uma cultura tão antiga e diferente da nossa nos Povoados foi algo nos fez refletir como é possível sentir felicidade com as coisas simples.
Temos a certeza que a experiência foi muito mais prazerosa por termos a presença de motorista/guia experiente e que fala a nossa língua, na verdade foi um grande diferencial.
Siroco Tours:
Site: (Clique aqui)
Instagram (Clique aqui)
Mirage Luxury Camp:
Instagram (Clique aqui)
Para mais roteiros clique aqui!