Em toda viagem que fazemos sempre tem uma dia ou um lugar que nos surpreende e nos apaixonamos. Dessa vez foi Montserrat a montanha mais importante da Catalunha que possui um grande valor natural, cultural e histórico para os Espanhóis que nos encantou em nossa viagem para Barcelona (roteiro de Barcelona em breve)
Montserrat está a 50 quilômetros do centro de Barcelona. Para chegar a Montserrat é super fácil e rápido. Os Trens partem da Plaza de Espanya. O Trajeto dura em torno de uma hora e meia até a estação de Monistrol de Montserrat onde você irá pegar uma Cremallera para chegar a Montserrat. A viagem dura em torno de 30 minutos até o topo e o visual é incrível.
Dica: na subida sente do lado esquerdo da Cremallera para apreciar o incrível visual da montanha.
Você também pode escolher subir de teleférico. Para isso você terá que descer uma estação antes de Monistrol para pegá-lo. A viagem de teleférico dura cerca de 15 minutos até o topo de Montserrat. Para ter acesso a todos os outros pontos da montanha de Montserrat você terá que utilizar os funiculares de Sant Joan e Santa Cova.
Nós fizemos o passeio com a Cremallera e Funiculares de Montserrat, isso te ajuda a não perder tempo e evitar filas. Eles possuem bilhetes que incluem todos os transportes que você irá utilizar para visitar Montserrat (Trem + Cremallera + Funiculares). Para comprar você pode acessar o site aqui e escolher o tipo de bilhete que combina mais com você. Escolhemos o bilhete “Trans Montserrat 3-1” que atendeu perfeitamente. Ele custa 35,30 euros por pessoa. Caso não queira comprar on line você pode adquiri-lo na loja física que fica na estação Plaza de Espanya onde partem os Trens para Montserrat.
Dica: Na Plaza de Espanya possui varias entradas para o Metrô e uma única para o Trem. Fique atento as placas de sinalização que mostram a entrada correta.
Como gostamos de aproveitar o máximo pegamos o primeiro trem para Monistrol que partia 8:36 da manhã. É muito importante guardar o ticket que você comprar pela Cremallera e Funiculares, pois você irá usá-lo em todos os lugares (Trem , Cremallera e Funiculares) tanto na ida como na volta para Barcelona.
Chegamos por volta de 11 horas em Montserrat. Confesso que só o trajeto até o topo já valeu a visita, o lugar e realmente incrível. Em Montserrat além de seu Mosteiro, Museu, Igrejas e Capelas também há inúmeras trilhas e acessos a escaladas na montanha. Resolvemos antes de conhecer os lugares religiosos fazermos as trilhas principais do local.
A primeira trilha que fizemos foi a de Santa Cova. A trilha começa ao lado da Estação da Cremallera de Montserrat e termina na Igreja de Santa Cova. Se você tiver pouco tempo você pode cortar metade da Trilha descendo pelo Funicular de Santa Cova e economizando tempo e fôlego, uma vez que a trilha por mais que seja fácil de andar é muito íngreme e exige um certo grau de preparo físico.
O Visual dessa trilha é incrível e compensa qualquer esforço. Pelo caminho você encontra várias esculturas religiosas. No final da trilha você chega na Igreja de Santa Cova, uma linda construção erguida na beira da Montanha. Seu interior é simples, pequeno e ao mesmo tempo incrível uma volta no tempo. Como o Funicular de Santa Cova estava fechado fizemos toda a trilha em 2 horas.
Na volta da trilha já estava na hora do almoço e resolvemos então parar para almoçar. Montserrart tem uma estrutura fantástica e possui dois restaurantes, um próximo ao Mirante dos Apóstolos e outro em frente a Estação da Cremallera. Os Resturantes possuem várias opções desde almoços, lanches e cafés com preços bem acessíveis, cada um gastou 8 euros incluindo a bebida.
Dica: Se for de trem para Montserrat veja os horários de volta das Cremalleras e trens para não ter aborrecimentos para voltar a Barcelona e ter que pagar um táxi e gastar uma fortuna.
Devidamente abastecidos pegamos o Funicular Sant Joan para chegar até um dos pontos mais altos de Montserrat. Chegado ao topo existe um mapa mostrando todas as trilhas principais e suas respectivas durações. Tínhamos pouco tempo para visitar o restante dos pontos decidimos escolher a trilha para a Igreja de Sant Miguel onde se Localiza a Cruz de Sant Miguel e possui a melhor vista para Montserrat.
Diferente da primeira trilha essa não possui imagens religiosas pelo caminho mas não deixa a desejar quando o assunto é vistas incríveis. Infelizmente estava muito frio e com vento forte que acabou embaçando nossas câmeras por um momento. Mesmo a trilha tendo um caminho fácil de andar requer um pouco de esforço físico, pois na volta a maior parte dela é de subida e algumas bens íngremes. O ideal e fazê-la com calma e descansar quando chegar na Cruz de San Miguel aproveitando o visual de lá.
Dica: Importante em qualquer trilha levar pelo menos 1 litro de água por pessoa, uma fruta e snacks.
Dica 2: Os Funiculares de Santa Cova e Sant Joan partem com horários específicos ( a cada 20 min) portanto programe -se.
De volta ao centro de visitação de Montserrat fomos em direção ao Mirante dos Apóstolos onde possui o monumento mais famoso das redes sociais em que muitos se arriscaram para fazer vídeos e fotos que viralizaram. Devido a isso, hoje o monumento é cercado para evitar esse tipo de conduta das pessoas. O local possui belos locais para sentar e apreciar a vista.
O Final da tarde se aproximava e o horário da última Cremallera também, lembrando que fomos no mês de novembro, já outono. Como fizemos duas trilhas que levaram muito tempo infelizmente não deu para visitar o Museu de Montserrat. Então focamos em conhecer a Basílica onde se localiza a Nossa Senhora de Monserrate, Virgem Negra de Montserrat (em catalão, Mare de Déu de Montserrat, que significa “Mãe de Deus do Monte Serreado”) é uma imagem de Maria, a mãe de Jesus Cristo, localizada no Mosteiro de Santa Maria de Montserrat.
A Basílica / Mosteiro de Montserrat é linda tanto por dentro quanto por fora. Detalhe especial para os lustres. São mais de 50 lustres espalhados e pela Basílica e cada um possui um formato único, achamos bem curioso.
Realmente Montserrat é incrível e está entre os lugares mais bonitos que conhecemos, gostaríamos de ter conhecido outros trechos das trilhas, mas impossível num único dia. Nós tivemos apoio da empresa FGC Cremallera e Funiculares Monstserrat, grupo responsável pelos transportes e se você é do tipo de viajante independente que dispensa excursões é a forma mais prática e econômica de ir para Montserrat, pois ter um bilhete com tudo incluso é muito bom para evitar filas e perder tempo comprando ingressos individuais dos funiculares e Cremalleras.
E aí, se sentiram inspirados a conhecer Montserrat? espero que nosso roteiro possa estimular vocês a conhecer esse lugar único . Lembrando que para viajar para Espanha e outros países da Europa o seguro viagem é obrigatório, portanto com nosso código de desconto MUNDODOSVIAJANTES5 da Seguros Promo, além do desconto você estará nos ajudando a manter o blog que não tem fins lucrativos. Não esqueça de quando for utilizar o código colocar esse link >>> goo.gl/9hvsaJ
Informações:
Cremallera de Montserrat
Site: https://www.cremallerademontserrat.cat/en/home/
Instagram: https://www.instagram.com/fgc_montserrat/