Sabe aquele destino que estava na sua lista mas não era prioridade para visitar e no final você se apaixona? Pois foi isso que aconteceu com nossa querida Lisboa. Nós Fizemos um super roteiro de 6 dias em Lisboa que no final deu vontade de ficar mais tempo.
A cidade conquistou nosso coração sendo uma das melhores viagens que fizemos principalmente gastronomicamente, não é a toa que hoje Lisboa é um dos destinos turísticos mais visitados da Europa e considerada a 4º cidade mais bonita do mundo.
Primeiro dia:
Nós ficamos hospedados no Hotel Mundial que por sinal tem uma ótima localização, fica na Praça Martim Moniz que possuí uma estação de metrô em frente, o que foi essencial para nosso deslocamento para o Aeroporto e outros pontos da cidade.
Aliás Lisboa tem uma rede de transporte público muito boa e você não terá problemas para se locomover. Como chegamos por volta das 15 horas , fizemos o check in e partimos para o castelo de São Jorge (para saber mais sobre o Castelo de São Jorge clique aqui) para apreciar o seu famoso por do sol.
Um pouco antes do Castelo de São Jorge aproveitamos para conhecer o Mirante Santa Luzia e o Mirante das Portas do Sol. Era verão, então anoitecia a partir das 20h. Nesse trecho havia bastante angolanos vendendo “selfie stick”, o popular “pau de selfie”, portanto não se assustem, são apenas pessoas fazendo seu trabalho.
Após a visita ao Castelo de São Jorge descemos pela Rua Augusto Rosa passando pela Catedral da Sé de Lisboa e por fim fomos para Praça do Comércio que possui o Famoso Arco da Rua Augusta e de onde se pode apreciar um lindo por do sol também.
Na Praça do Comércio as crianças e cachorros ficam brincando no seu centro enquanto os adultos ficam espalhadas sentados conversando ao som sempre de algum artista de rua esperando o pôr do sol, um ótimo lugar para terminar o dia. Nesse dia fomos surpreendidos com um show de Luzes no Arco da Augusta.
Da Praça do Comércio subimos a famosa Rua Augusta, passeamos por suas principais lojas e restaurantes de Lisboa, jantamos um bom bacalhau com natas, depois subimos pela Praça da Figueira e voltamos para o Hotel na praça Martim Moniz.
Segundo Dia
Acordamos cedo para aproveitar o máximo do dia no Bairro Belém. Chegamos rápido uma vez que pegamos VLT direto da Praça Martim Moniz até a estação do bairro Belém. Partimos direto para conhecer a Torre de Bélem um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa. Para saber mais de como foi nossa visita a Torre de Belém clique aqui.
Saindo da Torre de Belém fomos andando até o Padrão dos Descobrimentos também conhecido como Monumento dos Navegantes que fica às margens do Rio Tejo. O Monumento foi criado em homenagem ao Infante D. Henrique a mais importante navegador da era das descobertas.
Ver o Padrão dos Descobrimento por fora é gratuito, mas se quiser subir em seu mirante e ter uma vista ímpar de Lisboa terá que pagar $ 5,00 euros. De lá é possível ver o Rio Tejo do alto, Cristo Rei, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos.
No Bairro Belém estão localizados os principais pontos turísticos de Lisboa além de Museus, Universidades e o Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da Republica Portuguesa.
Quase em frente ao Padrão dos Descobrimento está localizado o Mosteiro dos Jerônimo que recomendamos a visita. O que chama mais atenção são os detalhes de sua arquitetura e a visitação ao Túmulo de Luis de Camões.
Próximo dali partindo do Mosteiro dos Jerônimos fomos visitar a fábrica de Pasteis de Belém e comemos o verdadeiro Pastel de Belém. Em Portugal só se considera pastel de Belém os que são feitos na fábrica em Belém, os demais são pasteis de nata, portanto fiquem atentos, pois se pedirem um pastel de Belém em qualquer lugar que não seja lá vão te olhar torto e dizer que só em Belém.
Uma dica para almoço legal próximo a Fabrica de Belém é o Queijadas de Belém, o famoso BBB ( Bom, Bonito e Barato).
Como gostamos de conhecer Livrarias e Bibliotecas diferentes partimos para finalizar o dia na Biblioteca Ler Devagar que fica localizado na LX Factory uma antiga Fábrica de tecidos abandonada transformada e revitalizada em um espaço com lojas, restaurantes e escritórios de trabalho.
Terceiro dia
No terceiro dia fomos conhecer o outro lado da cidade o Parque das Nações. Um Bairro novo construído especialmente para Expo 98 (Exposição Mundial de 1998 que reúne dezenas de países e empresas e o tema da época foi: “OS Oceanos: patrimônio para o futuro)
Começamos pelo Oceanário de Lisboa que é o segundo maior oceanário da Península Ibérica aberta ao publico é possui um centro de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia que vale muito a pena sua visitação.
Saindo do Oceanário passamos pelo Jardim Garcia de Orta e fomos passear no divertido teleférico do Parque das Nações para ter um visual aéreo do Bairro chegando até a Torre Vasco da Gama . Aqui nós adoramos passeios de teleférico, o que é meio louco já que a Tati tem medo de altura.
De lá fomos andando (e como andamos) até o Jardim do Passeio dos Heróis do Mar que não costuma ficar nos roteiros turísticos, embora eu não entenda porque já que tem um visual lindo da Ponte Vasco da Gama e Rio Tejo.
Para os locais é uma área usada também para pratica de atividades como corrida, bicicleta, skate. Foram boas horas gastas nesse local super agradável. Ah, não podemos deixar de indicar o restaurante D’Bacalhou onde comemos um delicioso Misto de Bacalhau para 2 que na verdade dá para três folgadamente onde é servido 4 tipos diferentes de bacalhau: Brás, lagareiro, com natas e broa com verduras.
De lá fomos para o Centro de Lisboa batemos perna e terminamos do dia assistindo um lindo por do sol na Praça do Comércio.
Quarto dia
Como no segundo dia estava nublado voltamos rapidamente no Bairro de Belém para tirar umas fotos da Torre de Belém com céu azul. Depois partindo do Bairro de Belém Fomos conhecer o Cristo Rei ( para saber mais sobre a visita do Cristo Rei clique aqui). Já na volta do Cristo Rei Almoçamos no Mercado Central e fomos conhecer o Bairro Alto.
Passamos pela praça Luis de Camões comemos o maravilhoso Pão dos Deuses (é dos deuses mesmo) na Padaria Portuguesa e tomamos café no Café a Brasileira que ficam na região. Continuamos batendo perna e fomos conhecer o Mirante de São Pedro de Alcântara que possui uma vista linda de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real.
Quinto dia
O Quinto dia foi todo destinado a conhecer Sintra (para saber mais sobre nosso dia em Sintra clique aqui).
Sexto Dia
O Sexto dia passamos o dia em Cascais. (para saber mais sobre nosso passeio em Cascais clique aqui) e no fim do dia batemos pelos arredores do Campo de Santa Clara e passamos Panteão Nacional que estava infelizmente estava fechado.
Assim foi nosso tour por Lisboa, cidade linda que queremos muito voltar. De lá fomos para Amsterdam, se quiser saber como foi nossa experiência por lá, acesse aqui nosso roteiro.