Em um dos cinco dias em que estivemos em Roma fomos conhecer o menor Estado do Mundo, o Vaticano.
O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano possui aproximadamente 44 hectares e com uma população de mais de 800 habitantes, das quais 450 possuem cidadania do Vaticano enquanto as demais são autorizadas a residir temporariamente. A Cidade do Vaticano existe desde 1929.
Visitar Roma e não ir ao Vaticano é a mesma coisa que visitar o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor ou ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel.
Como o Vaticano é visitado por milhares de turistas o ano todo resolvemos comprar nossos ingressos antecipados pelo site.
Você pode comprar o ingresso na hora mas não aconselhamos. Há riscos de você enfrentar muita fila, perder tempo e chegar na hora e estar esgotado.
O ingresso custa € 26,00 por pessoa e dá direito ao Museus do Vaticano, Capela Sistina e a Basílica de São Pedro e áudio-guia em várias línguas, inclusive atualmente em português, quando fomos não havia. Começamos o tour por volta de 9h e o mesmo durou aproximadamente de 3h a 4h.
MUSEUS VATICANOS
São vários museus denominados Museus Vaticanos que formam um conglomerado de renomadas instituições da Santa Fé e possuem extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades somando mais de 30 galerias e museus. No Itinerário dos Museus Vaticanos estão incluídos os Palácios Vaticanos, onde encontram outros espaços de grande importância como a Capela Sistina, as Salas de Rafael, Galeria dos Mapas, Apartamentos de Borgia e Jardim da Pinha.
O Ponto alto em nossa opinião foi a Capela Sistina. Infelizmente é proibido tirar fotos, filmar e até mesmo falar em voz alta. Nem tente ser espertinho e tentar tirar uma foto porque os seguranças vão solicitar que você na mesma hora apague a imagem. Então é uma ótima oportunidade para você sentar e apreciar esse incrível lugar. As imagens parecem em 3D.
A Capela Sistina está situada no Palácio Apostólico , e tem sua decoração em afrescos, pintadas pelos maiores artistas da Renascença, como Michelangelo e Rafael, tendo como principais pinturas A Criação de Adão e o Juízo Final de Michelangelo. A Capela Sistina demorou mais de dez anos para ser concluída e atualmente é onde se realiza o Conclave (reunião que escolhe um novo Papa)
Após a visitação dos Museus do Vaticano o tour termina na Basílica de São Pedro. Ainda havia a cúpula da Basílica e sua famosa escada espiral para visitar, mas não conseguimos pois estava fechada por motivos de segurança devido a chegada do Papa.
Por conta disso ficamos pouco tempo na Basílica uma vez que os seguranças já estavam preparando os procedimentos de segurança. Nesse ponto ficamos um pouco frustrados porque deveriam ter informado isso logo na entrada para visitação.
A Basílica de São Pedro é o maior, mais importante e o mais visitado edifício do catolicismo do mundo. Possui uma área de 23 mil metro quadrados com capacidade para 60 mil pessoas e com mais de 300 estátuas em seu interior. Todo o interior da Basílica é decorado com mármore e ouro. A Basílica possui uma grande quantidade de túmulos não só de Papas como também de outras personalidades.
Mesmo você não sendo católico ou religioso acreditamos que é um passeio obrigatório para quem visita Roma.
Informações:
Site Vaticano