Sabe aquelas cidadezinhas que você não dá nada pesquisando pela internet mas se surpreende quando visita? Pois é pessoal, a charmosa Vila de Ponte de Lima fisgou nosso coração e de quebra nosso estômago com sua incrível gastronomia!
Ponte de Lima é uma vila portuguesa que faz parte do distrito de Viana do Castelo, banhada pelo Rio Lima. Ponte de Lima é Considerada uma das mais antigas Vilas de Portugal. Possui pouco mais de 40 mil habitantes e também é conhecida pela sua rica gastronomia.
Começamos nosso tour de manhã por essa vila encantadora descendo a Avenida Principal da Cidade chamada Antônio Feijó em direção ao Centro Histórico da Cidade. Logo no início já gostamos da cidade. Organizada, limpa, arborizada e mesmo no verão em alta temporada transmitia uma tranquilidade gostosa.
Chegando ao fim da Avenida já nós deparamos com dois pontos turísticos, o Paço do Marquês de Ponte de Lima e o Jardim Adelino Sampaio.
Paço do Marquês foi a residência de D. Leonel de Lima e onde se encontrava toda o exército da cavalaria que auxiliava nas defesas contra os inimigos da época.
No Jardim Adelino Sampaio, além de ser lindo e colorido encontra-se também a Manor House, que na época era moradia da alta sociedade de Ponte de Lima.
Continuando nossa andança por Ponte de Lima chegamos no Centro Histórico e na principal praça da cidade que se localiza no Largo Camões onde possui vários restaurantes cafés e possui um linda vista para o Rio Lima, podendo também se avistar a Ponte Medieval.
A Ponte Medieval com certeza é o cartão postal mais famoso da cidade. A Ponte Medieval deu nome a Vila de Ponte de Lima. Ela teve um grande significado em todo a região do Alto Minho por ser a única passagem segura do Rio Lima em toda a sua extensão até aos finais da Idade Média. A Ponte Medieval possui cerca de 300 metros de extensão e atravessá-la foi realmente uma volta ao passado.
Após atravessar a Ponte Medieval fomos conhecer o Museu do Brinquedo de Ponte de Lima onde possui uma dos maiores acervos de brinquedos portugueses do País. Clique aqui para conhecer esse incrível lugar indicado para toda as idades.
Ponte de Lima é um ótimo lugar para passar o dia e praticar esportes como canoagem, stand up, ciclismo, trekking. É incrível como Ponte de Lima possui uma bela área verde e jardins.
Após visita ao Museu do Brinquedo passamos pela Igreja do Santo Antonio da Torre Velha , Capela do Anjo da Guarda e fomos conhecer o Parque do Arnado dividido em jardins temáticos que nos permite fazer uma viagem pela história da arte dos jardins sendo eles: Jardim Romano, Jardim Labirinto, Jardim Renascença, Jardim Barroco e Estufa que contam um pouco de toda a história e cultura rural.
Como são muitos jardins e ainda tínhamos outros lugares para visitar e é claro provar da riqueza gastronômica de Ponte de Lima ficamos pouco tempo no Local.
Depois voltamos para o Centro Histórico da Cidade e caminhamos pela Rua 25 de Abril, principal rua que beira as margens do Rio Lima e que possui as Torres São Paulo e Cadeia Velha. Infelizmente com a expansão urbana do século XVIII foram as únicas das nove Torres que restaram da estrutura defensiva da cidade na época. Além das Noves Torres de Ponte de Lima existiam também uma grande muralha que rodeava a vila com 6 portões de acesso.
Após caminhar bastante pela cidade bateu aquela fome e fomos então ver se realmente a Vila de Ponte de Lima merecia o título gastronômico. Comemos o famoso Arroz de Sarrabulho com Cabrito Assado. O Arroz de Sarrabulho é um prato típico de Ponte de Lima, ele é feito com diversos tipos de carnes, especiarias e sangue de porco. Realmente o Arroz de Sarrabulho estava delicioso e o Cabrito assado Perfeito! Praticamente todos os restaurantes servem esse prato típico. No restaurante em que comemos (Sabores do Lima) a porção de Arroz de Sarrabulho para duas pessoas custava 16 Euros e a meia porção custava 9 euros.
Após o delicioso almoço fomos terminar de conhecer a cidade. Passamos pelo Linda Avenida do Plátanos. Ela é incrível! As altas árvores da avenida fizeram um grande túnel natural que mal se consegue ver o céu. Ao final da Avenida Plátano se encontra a Igreja Nossa Senhora da Guia.
Após a visita à Igreja Nossa Senhora da Guia sentamos em um dos bancos dessa linda Avenida e ficamos curtindo um pouco da natureza e observando o Rio Lima.
Ponte de Lima realmente nós encantou. Adoramos passear e descobrir cada ruela, cantinho e jardim da cidade. Com uma ambiente calmo, agradável e com uma gastronomia impecável é um destino obrigatório para quem está nos arredores ou visitando Porto ou Braga.
Como chegar: Ponte de Lima não possui estação de trem, portanto os meios para ser chegar são através de carro ou ônibus. Como partimos de Braga, pegamos na Rodoviária de lá, o tempo a partir de Braga foram 50 minutos. A empresa em Braga com os melhores horários é a Transdev.
Veja outros roteiros bem legais em Portugal:
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.