Mundo dos Viajantes

Roteiro de 1 dia no Porto

Porto é uma cidade incrível, linda e charmosa e possui vários cantinhos, lugares e pontos turísticos, mas nem sempre temos tempo para visitar tudo não é verdade?  Montamos um roteiro de um dia no Porto para você poder conhecer um pouco dessa linda cidade.

O início de nosso roteiro parte da Estação de Comboio de São Bento. Se você estiver vindo do Aeroporto, basta  pegar a linha de metrô E em direção ao centro da cidade e na estação Trindade troque para a linha D sentido Santo Ovídio e desça na estação São Bento. Se optar pegar  Comboio todos param na Estação São Bento que é uma estação terminal.

Saindo da Estação sugerimos você procurar um ponto de atendimento ao turista (existem alguns perto da estação de São Bento) para pegar um mapa de Porto que ajudará você a se localizar e andar pela cidade com mais facilidade.

O passeio já começa pela própria Estação que respira História.  A  arquitetura do seu átrio principal e azulejos estão revestidos  de temática histórica cobrindo uma superfície de cerca de 551 metros quadrados que representam principalmente cenas passadas no norte do país, entre elas: o Torneio de Arcos de Valdevez, a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela no Século XII, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto, a Conquista de Ceuta em 1415, e a vida tradicional campestre.

Saindo da Estação pegamos a Rua dos Clérigos e fomos em direção a Livraria Lello. Em virtude do seu valor histórico e artístico a Livraria Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo pelo The Guardian e a Lonely Planet. Além disso ela serviu de inspiração para J.K Rowling para criar alguns locais de Harry Potter. Atualmente eles estão cobrando 5 euros para entrar que é convertido na compra de livros. Não pode entrar com mochilas e você deverá guardar no armários que custam 1 euro.

Logo ali próximo a Livraria Lello encontra-se o Museu de Historia e a Igreja do Carmo. A Igreja do Carmo é a queridinha dos amantes de Fotografia. A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos, representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo datados de 1912. Impossível  visitá-la sem tirar um fotinha rs.

 Após conhecer a Igreja do Carmo fomos  na  Igreja e Torre dos Clérigos. A visitação e subida na Torre são pagas mas como no verão tudo é completamente lotado deixamos para uma outra hora para visitar, portanto tiramos fotos somente por fora mesmo.

Dica: se quiser economizar no almoço coma nessa região uma vez que no cais da Ribeira e no Cais de Gaia  os preços chegam a duplicar devido ser um ponto extremamente turístico

De lá  partimos para a Capela das Almas, uma linda Capela  totalmente revestida por 15.947 azulejos que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede.

Dica:  a Capela das Almas fica na rua Santa Catarina, uma rua vários restaurantes e Cafés, há  inclusive um Shopping Center onde possui luares com bons preços caso queria almoçar ou fazer um lanche rápido.

Depois de passear bastante pelo Centro de Porto e conhecer suas igrejas fomos em direção as margens do Rio Douro descendo pela  Av. D. Afonso Henrique. Antes de chegar na famosa Ponte D. Luís, um dos principais cartões postais do Porto conhecemos a famosa catedral da Sé.  Sua entrada é gratuita, mas paga-se para visitar o seu Claustro (preço atual 3 euros). Além de ser linda por dentro possui uma vista incrível para o Rio Douro na sua parte externa.

Após visitar a Catedral da Sé atravessamos para Vila Nova de Gaia pela Ponte D. Luis na parte superior da mesma. A ponte foi construída entre 1881 e 1888 e liga Porto e Gaia. O Interessante dessa Ponte é que você pode atravessar a pé, de metrô ou de carro na parte inferior.

Claro que tiramos várias fotos na Ponte onde você pode ter uma visão realmente incrível das duas cidades. É Importante  tomar cuidado com o metrô que passa no centro da ponte.

Já em Gaia fomos apreciar a vista no Miradouro da Serra do Pilar onde possui a melhor vista para a Cidade do Porto e  da Ponte D. Luís.

Dica: na descida do Miradouro, ao atravessar a rua logo em frente há um supermercado chamado Minipeço, ali você encontra água fresca (gelada) baratinha, nesse dia pagamos 0,11 cêntimos. É muito comum os jovens comprarem bebidas e lanches lá e depois irem relaxar no Jardim do Morro.

Outro ponto bem legal para ficar, apreciar a cidade e o pôr do sol é no Jardim do Morro, ficamos um pouco ali apreciando a vista e depois descemos para passear pela Cais de Gaia, onde há restaurantes, bares, cafés e feira de artesanato.

Na volta para o Porto atravessamos a Ponte D. Luís na parte debaixo e aproveitamos para passear pela Ribeira onde possui vários restaurantes e uma ferinha com artesanato local. Essa região por ser extremamente turística é mais cara. Caso queiram algo mais em conta sugerimos os arredores da estação de São Bento para comer ou comprar artigos regionais.

Finalizamos o dia regressando para estação de comboio de São Bento. Porto possui muitos lugares, atrações e coisas interessantes para fazer e visitar, mas se você tiver com pouco  tempo acreditamos que com esse roteiro você possa sentir um pouco da cidade.

Esperamos que vocês gostem do nosso roteiro e esperamos que possa servir de apoio na viagem de vocês.

Veja aqui outros roteiros que fizemos por Portugal:

 

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui;

 

 

 

.