Como viajar pelo Marrocos requer bastante energia deixamos Marraquexe por último e de fato foi uma idéia acertada, pois já estávamos descansados dos trajetos realizados nas estradas entre outras Cidades ao longo da trip.
Assim como a Cidade de Fez, a Cidade de Marraquexe possui duas partes: a parte nova onde se concentram os Resorts, Hotéis mais luxuosos, o Shopping e o Aeroporto; e a parte antiga, onde fica a Medina que realmente é o coração de Marraquexe e onde se encontram praticamente todos os pontos turísticos para visitação.
Como queríamos imergir na cultura da Cidade optamos por guia para nos contar um pouco da história local e também para evitar assédio dos locais que ficam vendendo produtos e serviços. Uma coisa bem legal é que a Elecanto de Marruecos providenciou novamente um guia que fala e compreende português fluente, o que ajudou em nossa imersão na cultura e história de Marraquexe. Ele nos explicou de maneira muito rica sobre religião, história, construções, além de tirar várias de nossas dúvidas sobre Marraquexe e até mesmo sobre o Marrocos.
Começamos o tour logo pela manhã e fomos visitar ao Palácio Bahia que estava a poucos metros do Riad em que nos hospedamos. Caso você não saiba ainda o que é um Riad sugiro ler esse post que explica sobre os tipos de acomodações em Marrocos. O Palácio é realmente muito bonito por dentro e o nosso guia explicou detalhadamente toda a história do local.
Após o Palácio Bahia fomos conhecer os Souks locais. Souks para quem não sabe é a denominação dada ao comércio de rua local onde se vende qualquer tipo de coisa, desde temperos a lustres de ouro. Passeamos por várias ruelas e pudemos conhecer um pouco mais dos Souks e os tipos de artigos que são vendidos neles. Uma das vantagens de estar com guia é ele nos levou em lojas que nos permitiram registrar fotos tranquilamente, pois há muitas que cobram para você fazer registros.
Depois de conhecer um pouco dos Souks fomos conhecer a maior mesquita de Marraquexe, a Mesquita de Koutoubia e sua enorme torre de mais de 60 metros de altura que pode ser vista praticamente de quase qualquer ponto da Medina de Marraquexe. Passeamos também por seus jardins e ruínas.
Praticamente a poucos metros da Mesquita de Koutoubia fomos conhecer a principal porta dentre as 19 portas que dão acesso a Medina de Marraquexe, a Porta Bad Adnaou. A Porta Bab Agnaou foi a segunda construção feita em pedra de Marraquexe e além disso dava acesso ao Palácio Real.
Próximo ao local da Porta, já no interior da muralha fica um ponto famoso por conta dos registros postados no Instagram: a Mesquita Moulay Yazid onde se localiza as tumbas de Saadian. Como visitar tumbas não é muito a nossa praia, ficamos mesmo só com o visual de fora da Mesquita.
Por fim o nosso tour guiado terminou na principal e mais famosa Praça de Marraquexe: a Praça Jemma El F’NA. Essa praça concentra um grande mercado a céu aberto onde se vende frutas, sucos frescos, artesanatos. Nessa mesma praça há mulheres e crianças que oferecem pintura de Henna, portanto tenha cuidado, pois insistem e depois querem ser pagas, cientes disso nos afastamos e recusamos.
Na Praça Jemma El F’NA há também hipnotizadores de cobra e algumas pessoas com macacos para tirar foto. Como não concordamos com tal prática nos afastamos e sequer tiramos fotos de longe. Isso faz parte da cultura local, portanto não há o que se fazer. Na Praça você também encontra muitos restaurantes bons para fazer refeições. Almoçamos lá por dois dias no restaurante La’Dresse.
O guia nos perguntou se queríamos companhia de volta para o hotel, mas como vimos que andar por Marraquexe era muito mais tranquilo que Fez, ou seja, não havia como nos perder decidimos voltar sozinhos para hotel, até mesmo porque já tínhamos feitos nossos registros e agora era só caminhar e apreciar o movimento da Cidade!
No segundo dia em Marraquexe nós tínhamos vôo marcado para o final da tarde então decidimos dar uma última volta na Cidade sozinhos. A idéia era visitar o Jardim Majorelle e o Royal Palace Hassan II, mas descobrimos que eles estavam fechados para obras então o jeito foi passear pelas principais ruas da Medina de Marraquexe.
Nosso último ponto de visita foi o Le Jardim Secret, não estava em nosso roteiro mais como passamos em frente nos chamou atenção. Le Jardim Secret foi uma construção antiga restaurada que se transformou em um grande espaço onde você pode descansar em seus jardins, apreciar uma galeria de arte e tomar um café. O Ambiente é calmo e foge um pouco da confusão das ruas de Marraquexe. Sua entrada é paga, mas não é um valor absurdo.
Após a visita ao Jardim Secret, passeamos pela última vez na praça Jemma El F’NA, nos despedimos com um suco de romã feito na hora e retornamos para nosso hotel para pegarmos as malas e irmos para o Aeroporto. Lembrando que nosso transfer e o Tour guiado por Marraquexe foi organizado pela Elencanto de Marrueco.
Informações da Empresa que organizou nossa visita em Marraquexe
Site: https://elencantodemarruecos.com/
Instagram: @elecanto_de_marrueco
Contato: +212659341776
Leia mais matérias sobre Marrocos
Para saber mais do nosso roteiro do deserto e montanha –clique aqui
Para saber onde se hospedar em Marrocos – clique aqui.
Chefchaouen a Incrível cidade Azul – clique aqui
A maior Mesquita de Marrocos – HASAN II Casablanca – clique aqui
A Exótica Cidade de Fez – clique aqui