Mundo dos Viajantes

CHEFCHAOUEN – A INCRÍVEL CIDADE AZUL DE MARROCOS!

O que dizer dessa incrível cidade? Chefchaouen parece que foi aquela cidade tirada de filmes onde tudo parece cinematográfico!  As casas, o comércio as pessoas que vivem ali tudo parece de uma certa forma se conectar de maneira perfeita.

Chefchaouen é uma cidade ao norte de Marrocos, situada nas montanhas do Rife, elevada nas encostas do montes Kella e Megu, de onde provém seu nome.

Chefchaouen possui inúmeras curiosidades que renderiam um longo post. Vamos contar as que nos chamou mais atenção:

1- Por que Chefchaouen é azul? Segundo nosso guia Ahmed Achtot as cores azuis espantam os insetos das casas e a segunda cor branca deixa as casas mais frescas. Devido ao grande número de visitantes que atualmente há na cidade todas as casas são pintadas de 2 em 2 meses para manter suas cores vibrantes;

2- Como é cidade ficou tão famosa? Ahmed nos disse que isso foi devido às mídias sociais como Instagram e Facebook. Há 5 anos ele disse Chefchaouen era pouco conhecida e não tinha um grande apelo turístico, isso foi bom para a cidade, pois gerou mais empregos e renda devido ao turismo;

E ele realmente tem razão, pois a cidade a partir das 10 horas da manhã começa a ficar lotada e com filas nos pontos mais famosos para fotos que aparecem nas mídias, o lado negativo é que a aglomeração de pessoas acaba poluindo um pouco a beleza do local;

3- Precisa de Guia? A cidade não precisa ter um guia para poder caminhar em suas ruas, o vilarejo é pequeno e não tem como se perder, mas como chegamos no início da tarde  e já íamos embora no dia seguinte nosso guia foi de extrema importância para economizarmos tempo. Além de ele nos levar diretamente nos lugares mais famosos que aparecem nas mídias nos levou em lugares tão bonitos quanto e que não são tão cheios onde pudemos apreciar com mais calma a beleza do lugar.

Em nossa opinião é difícil uma foto sair feia em Chefchaouen, pois a cidade toda é fotogênica.

4- Outra curiosidade é que os moradores da cidade já estão tão acostumados com as fotos registradas em frente suas casas e portas que alguns até entram esperam você fazer o registro antes de entrar ou sair de casa. É claro que deve haver também bom senso por parte dos turistas para não serem mal educados e invasivos;

Chefchaouen aqueceu nossos corações e com certeza se soubéssemos da beleza do lugar teríamos passado mais tempo nela. Nossa dica é fugir dos pontos mais famosos de fotos onde você pode perder mais de uma hora por conta da fila e isso pode frustrar sua experiência na cidade. Havia um ponto muito famoso, mas havia um grupo de 10 chineses a fazerem registros, portanto desistimos, pois havia muitos outros locais interessantes também.

A cidade possui muitos pontos bonitos onde rendem várias fotos.  A ajuda do nosso Guia foi fundamental por conta do tempo, pois só tínhamos algumas horas de luz do dia. Ele nos levou diretamente aos lugares que desejávamos e a outros pouco conhecidos nas mídias. A única barreira no caso do guia Ahmed é que ele não fala português, somente Inglês e Espanhol. E por ser um senhor de idade algumas palavras foram difíceis de compreender, mas no geral mesmo não fluentes conseguimos entender o suficiente.

Chefchaouen foi um dos pontos altos de nossa viagem ao Marrocos, não deixe de fora do seu roteiro e de preferência não faça bate e volta, fica super cansativo, o ideal é pernoitar lá como fizemos. Toda a nossa visita a Chefchouen desde transfer, escolha do hotel e guia foi realizada pela experiente empresa Elecanto de Marrueco, abaixo colocamos os dados caso vocês queiram contatá-los.

Informações da Empresa que organizou nossa visita a  Chefchouen

Site: https://elencantodemarruecos.com/

Instagram: @elecanto_de_marrueco

Contato: +212659341776

Guia Ahmed Achtot

Facebook: acebook.com/Ahmed.achtot

Telefone: 0661204810 / 0658137579

Leia mais matéria sobre Marrocos

Para saber mais do nosso roteiro do deserto e montanha –  clique aqui

Para saber onde se hospedar em Marrocos – clique aqui.

Conhecemos a maior mesquita de marrocosClique aqui