O que falar de Fez? a única palavra que vem a minha cabeça quando penso nessa cidade é “exótica”. Quando começamos a ler sobre essa cidade ficamos realmente impressionados com o que os viajantes escreviam nos Blogs, Youtube, Instagram, etc. Uns amaram Cidade e voltariam com certeza e outros odiaram de tal forma que não voltariam nem de graça.
Como nós preferimos tirar nossas próprias conclusões, só havia uma forma de descobrir: visitando. Como gostamos de um desafio Fez não foi diferente, colocamos em nosso roteiro e pagamos para ver!
Em grandes cidades de Marrocos como Marraquexe e Fez existe uma divisão da parte nova, onde existem os centros comerciais como galerias e shoppings, imóveis modernos, redes de hotéis. Já a parte velha da cidade fica dentro dos muros da Medina (Medina significa uma Cidade antiga cercada por uma muralha).
Fez na parte nova da Cidade parece uma Cidade normal e fácil de locomover. Dentro da Medina é que a diversão começa!
Dentro da Medina é proibida a utilização de qualquer tipo de veiculo, ou seja, tudo é feito a pé. Para completar o GPS do celular não funciona então para se locomover nas mais de 3 mil ruelas (algumas muito estreitas) da Medina de Fez não é uma tarefa fácil de se fazer, a pessoa se perde facilmente. Além disso, se estiver sozinho muitas pessoas irão lhe assediar constantemente para se oferecer como guia, portanto é necessário cuidado, nem sempre essas pessoas são bem intencionadas e podem te deixar ainda mais perdidas no meio daquelas infinitas ruas e pedirem ainda mais dinheiro pra te levarem de volta.
A impressão que temos em algumas Ruas da Medina de Fez é estarmos andando em uma favela, pois há muitos becos e Ruas estreitas. Em Fez em alguns momentos há muita aglomeração, portanto é necessário cuidado com furtos, os famosos batedores de carteira. Como já sabíamos disso deixamos os bolsos menores vazios e nada na parte de trás da calças.
Mas Bruno e Tati, depois disso tudo que vocês leram e acabaram de nos contar ainda vale a pena conhecer Fez? A resposta é sim, vale muito! Para ser sincero isso nos deixou um pouco apreensivos no início e para evitarmos a insegurança fizemos todo nosso tour com a @elecanto_de_marrueco. A Agência providenciou uma Guia com ótima fluência em português, portanto a experiência foi totalmente diferente!
Com Guia você não sofre assédio dos vendedores locais, eles respeitam e sabem que você já está com um guia. Você pode tirar as fotografias com mais tranqüilidades e o principal: não irá se perder. Todos os guias locais seguem um trajeto onde se passa por todos os principais pontos da Medina de Fez. A nossa guia disse que nem ela conhece as 3 mil ruelas, mas sim as principais que ficam os locais turísticos.
Em nosso tour passamos por todos os pontos turísticos que havíamos planejado, os Souks, a Rua Talaa Kebira, a Madraça Attarine, a Fuente Najjarine, a Universidade AL Quaraouiyne, a Porta Principal da Medina, a Madraça Bu Inania, o Palais Royal Dar El Makhzen e o Curtume Chouara. Além disso, visitamos uma Cooperativa de artesões que constroem lindas peças coloridas de ladrilhos. Inclusive eles recebem muitas encomendam internacionais desde fontes de águas a pequenas peças como pratos.
Um local curioso em nossa visita foi um dos Curtumes de Fez. Nós nunca imaginaríamos que visitar um Curtume com cheiro de fezes de pombos com amônia (usado para amaciar o couro) faria parte de um roteiro turístico, mas esse é o encanto de viajar: viver experiências fora da caixa.
Os Curtumes de Fez se tornaram grande atração turística, pois lá é possível ver o processo de tratamento das peles e os tanques utilizados para tingi-los. Geralmente para se ter a visual do alto o acesso é através de lojas que inclusive oferecem folhinhas de hortelã para amenizar o odor. Já o acesso aos tanques ocorre através de negociações com os locais em troca de uma pequena gorjeta, que em nosso caso na época foi de 2 euros.
É preciso ter muito cuidado para não escorregar e cair nos tanques, pois já aconteceu. Portanto não é um local indicado para quem tem problemas de equilíbrio ou restrições de locomoção.
Para finalizar podemos dizer que Fez foi uma experiência única e diferente, mas não recomendamos sua visita sem um Guia experiente ou irá se perder. Nós só temos a agradecer a @elecanto_de_marrueco que providenciou a nossa hospedagem e organizou todo nosso Tour pelas Cidades de Marrocos e nos ofereceu uma Guia excelente chamada Rhama que além de falar português fluente nos ensinou bastante sobre a história desse lugar incrível, esse foi o grande diferencial da nossa visita.
Informações da Empresa que organizou nossa visita em Fez
Site: https://elencantodemarruecos.com/
Instagram: @elecanto_de_marrueco
Contato: +212659341776
Leia mais matérias sobre Marrocos
Para saber mais do nosso roteiro do deserto e montanha –clique aqui
Para saber onde se hospedar em Marrocos – clique aqui.
Chefchaouen a Incrível cidade Azul – clique aqui
A maior Mesquita de Marrocos – HASAN II Casablanca – clique aqui