Mundo dos Viajantes

JALAPÃO – UM SUPER ROTEIRO DE 7 DIAS!

JALAPÃO o que dizer dassa incrível região? Serras, dunas, canions, fervedouros, cachoeiras, praias fluviais e lagoas reunidas em uma só região! Parece loucura mas a cada dia de nosso roteiro víamos belezas completamente diferentes. O Cenário não se repetia era uma sensação única, incrível e indescritível! Ficamos 7 dias nessa região e acreditamos que se ficássemos 15 dias ainda faltaria coisa para conhecer. Existem diversos atrativos e tudo vai depender do seu roteiro. Todo nosso roteiro foi organizado pela agência Canindé Ecotour dando uma experiência mais imersiva e única. Foram 7 dias incríveis e intensos que ficaram marcados em nossas vidas. Além disso os pacotes da Canindé Ecotour incluiu toda a hospedagem, alimentação e entradas dos atrativos nos por isso a sua única preocupação e aproveitar!

Antes de você planejar sua viagem para a região do Jalapão segue algumas dicas para ajudar no seu planejamento:

1 – Leve repelente porque há muitos mosquitos principalmente nas trilhas paras os atrativos e no Pôr do Sol nas Dunas do Jalapão;

2 – Nos Fervedouros são proibidos o uso de protetor solar ou qualquer tipo de produto que agrida o meio ambiente. Por isso passe o protetor solar antes de sair do hotel;

3 – Leve bastante roupas de banho porque praticamente a maioria dos atrativos você irá se molhar;

4 – Não leve malas de viagem muito grandes como a maioria dos roteiros são feitos em circuitos (cada dia em um lugar e hotel) isso facilita na sua locomoção e no transporte pela empresa;

5 – Sapatilhas áquaticas são excelentes para os atrativos com cachoeiras, na Lagoa do Japonês e nos Cânions.

E O MAIS IMPORTANTE!

6 – Não faça o Jalapão por conta própria. As estradas necessitam de veículos 4×4 preparados, não possui sinal de celular e nem GPS. As pousadas e atrativos são agendados pelas empresas e por isso contrate empresas e guias que conheçam o lugar e que estão preparadas para organizar e dar todo o apoio e o conformo necessário para sua viagem.

Fizemos um roteiro de 7 dias com a Canindé Ecotour e nesse post vamos detalhar tudo para você! Lembrando que nesse roteiro não estamos contando o dia de chegada e nem partida de Palmas (Tocantins). O Nosso roteiro foi dividido da seguinte forma: 1 Dia para conhecer as Cachoeiras de Taquaruçu, 5 dias efetivamente dentro da região do Jalapão e 1 dia nas Serras Gerais. Caso você tenha mais dias você pode adicionar atrativos das Serras Gerais a essse roteiro! (Fica a dica) 🙂

DIA 1 – CACHOEIRAS DE TAQUARUÇU

Taquaruçu e a porta de entrada da região do Jalapão. Ficamos extasiados com tanta beleza. Nossa primeira parada foi a trilha da Roncadeira, lá nos banhamos na Cachoeira da Roncadeira que possui 70 metros de altura e inclusive é possível fazer rapel (fora do pacote da empresa). Depois Fizemos uma parada para apreciação na Cachoeira do escorrega Macaco.

Em nossa segunda parada fomos para a Cachoeira do Evilson, outra cachoeira maravilhosa. E por último nos banhamos na cachoeiras das Araras que fica no Parque Ecológico. O Dia foi perfeito com uma sensação de Paz inexplicável!

Para saber todos os detalhes desse dia fantástico assista o primeiro episódio da série Jalapão em nosso canal do Youtube.

DIA 2 – CACHOEIRA POÇO ENCANTADO, SERRA DA CATEDRAL, CACHOEIRA DA ARARA, FERVEDOURO BELA VISTA E FERVEDOURO DO ALECRIM 

No segundo dia de tour efetivamente entramos na região do Jalapão onde a paisagem já muda significativamente. O Ponto alto do dia foi conhecer um Fervedouro de noite. Foi uma experiência incrível além disso a água estava morninha. Muito bom!

DIA 3 – FERVEDOURO POR ENQUANTO, FERVEDOURO MACAÚBAS, FERVEDOURO DO BURITI, FERVEDOURO DO CEIÇA E FERVEDOURO DO BURITIZINHO

O terceiro dia de Tour foi exclusivamente para conhecer os principais Fervedouros do Jalapão. A pergunta de muitos pessoas que vem a cabeça é: mas não enjoa? não são todos iguais? vale a pena gastar um dia inteiro para conhece-los? A nossa resposta com toda certeza é SIM! Cada Fervedouro possui uma particularidade. Uns são menores, outros maiores, outros na mata fechada, uns fervem mais, outros a textura do fundo do fervedouro é diferente e por isso é dificil escolher qual é o mais bonito ou o que tivemos a melhor experiência. E para quem não sabe fervedouros são nascentes de rios, que em razão da forte pressão e do solo arenoso da água impedem que as pessoas afundem e a nascente no fundo da impressão de estar em um fervedouro é inexplicável. Lembrando que a coloração da água além de outras características também é distinta. Só imergindo neles para entender! 

DIA 4 – NASCER DO SOL DA SERRA DO ESPÍRITO SANTO, CACHOEIRA DA FORMIGA E POR DO SOL NAS DUNAS DO JALAPÃO.

Para quem nos acompanha em nossas mídias sabe muito bem que adoramos ver o Nascer do Sol e o Por do Sol e esse dia de Tour nos proporcionou pela primeira vez na vida ver o Nascer do Sol na Serra do Espírito Santo e o Por do Sol nas Dunas do Jalapão. Não esquecendo claro da incrível Cachoeira do Formiga para relaxar entre esses destinos. Observação: Importante lembrar que é proibido o uso de Drone nas Dunas do Jalapão.

Para saber todos os detalhes do dia 2, 3 e 4 e de toda nossa experiência nos fervedouros assim como o nascer e o por do Sol no Jalapão assista o segundo Episódio da série Jalapão em nosso canal do Youtube.

DIA 5 – PRAINHA DO RIO NOVO, ALMOÇO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA E O INCRÍVEL CÂNION SUSSUAPARA

E quem disse que Jalapão não tem praia heim? No Início do dia fomos conhecer a praia fluvial do Rio Novo. Chegamos bem cedo e a praia estava deserta. Muito importante usar bastante repelente porque a praia possui muitos mosquitos. Na última parada do dia foi no Cânion Sussuapara. O nome do local foi devido a grande quantidade de Veados Sussuapara conhecidos também como Cervos do Pantanal. O Cânion Sussuapara fica escondido na vegetação em meio a vereda do cerrado. Seus paredões de mais de 12 metros de altura forma uma cortina com a vegetação e água brota durante todo o ano devido aos lençóis freáticos que passam por dentro dos paredões. No Final do trajeto a uma linda cascata de água gelada para você se refrescar.

DIA 6 – PEDRA FURADA E LAGOA DO JAPONÊS

Iniciamos o dia em um dos pontos mais famosos do Jalapão, a Pedra Furada. Na Pedra Furada Também pode-se apreciar um lindo Por do Sol. A Pedra Furada tem formação de arenito e leva esse nome por causa dos buracos feitos pela natureza por conta da ação do vento e das chuvas. Terminamos o dia na Lagoa do Japonês. Uma recomendação muito importante e usar sapatilhas aquáticas e boias para quem não sabe nadar. Caso você não possua o local aluga ambos os equipamentos. As sapatilhas são para evitar cortes nos pés devido algumas pedras que ficam no fundo da lagoa e podem cortar o seu pé e a boia (famosa boia macarrão) para você não ficar nadando se cansar e poder aproveitar e relaxar na lagoa.

DIA 7 – SERRAS GERAIS – CÂNION ENCANTADO E ARCO DO SOL

Como só tínhamos 7 dias para ficar na região escolhemos um para conhecer um pedacinho das Serras Gerais e foi a decisão certa. A Primeira parada foi no Cânion Encantado. O nome já diz tudo. O lugar é incrível nunca tínhamos visto nada igual. O tour demora 3 horas e a trilha é de 5Km (ida e volta) e em nossa opinião com dificuldade moderada. E para nos despedirmos do nosso roteiro de 7 dias pela região apreciamos um incrível Por do Sol no Arco do Sol que possui características semelhantes ao da Pedra Furada.

Para saber todos os detalhes do dia 5, 6 e 7 de nossa aventura pelos Canions e na Lagoa do Japonês assista o terceiro Episódio da Série Jalapão em nosso canal do Youtube.

Lembrando novamente que todo nosso roteiro foi feito pela Canindé Ecotour. Vamos deixar todas os contatos da emnpresa abaixo e na descrição de cada vídeo de nosso Youtube.

Informações Canindé Ecotour:

Site: http://canindeecotour.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/canindeecotour/

Contato: +55 63 9113 3064