Podemos dizer que Marrocos nos surpreendeu positivamente em todos os sentidos, seja na cultura como gastronomia. Conhecemos um pouco da história do país e também da cultura do seu povo e ficamos encantados por cada região que passamos nesse lindo país que possui uma diversidade de paisagens incríveis.
O roteiro de Marrocos foi uma viagem bem diferente do que estamos habituados. Você não consegue ficar situado em uma única Cidade e realizar bate voltas para conhecer outras Cidades próximas. A distância entre as Cidades são muito grandes e com isso fica praticamente inviável esse tipo de formato. Os Roteiros tradicionais que são feitos pela maioria das empresas são uma rota forma um circulo como vamos demonstrar no mapa abaixo:
Nossa viagem foi dividida em duas partes: a Primeira parte consistiu em Montanhas e o Deserto de Merzouga. Passamos pela Cidade de Ait-Bem-Haddou, Ouarzate, Tinghir, nas Gargantas de Todra e por fim no Deserto de Merzouga. Tivemos nesse trajeto a companhia de várias paisagens desde as montanhas do Alto Atlas, os vales com suas florestas particulares e até mesmo as barragens que formavam um lindo espelho azul no meio daquela incrível paisagem. Todo o nosso roteiro detalhado da primeira parte você pode ver aqui. Nesse roteiro de 4 dias nós explicamos tudo desde a saída de Marraquexe até a incrível e inesquecível noite que passamos no deserto onde pudemos ver tanto o nascer quanto o por do sol, além de céu estrelado como nunca visto antes.
Na segunda parte de nossa viagem que durou 5 dias foi destinada a conhecer as principais Cidades de Marrocos. Começamos a nossa viagem saindo de Marraquexe, passando por Casablanca (você pode conferir nossa passagem por Casablanca aqui), conhecemos a exótica cidade de Fez (toda nossa experiência nessa incrível cidade você pode conferir nesse post aqui). Fomos na linda e famosa Cidade Azul chamada Chefchaouen que curiosamente ficou famosa através das mídias sociais como o Instagram. Fizemos um post que você pode conferir aqui contando todas as curiosidades e dicas de Chefchouen. Por fim finalizamos nossa viagem em Marraquexe, e claro, também fizemos um super post sobre essa cidade que você pode acessar aqui.
Mesmo dividindo nosso roteiro em duas partes gostaríamos de ressaltar que o único lugar que ficamos mais de uma noite foi em Marraquexe no final da viagem já que era nosso destino final e de onde nosso avião sairia para a volta para casa.
A divisão da viagem em duas partes também pode ser útil para as pessoas que não disponibilizam de tanto tempo para viajar e conhecer todos os lugares de Marrocos, portanto podem optar por conhecer somente as Cidades ou então somente Montanhas e Deserto, agradando assim a perfis diferentes de viajantes.
Caso não encontre no texto acima segue abaixo todos os links com cada roteiro e lugar detalhado para você não perder nenhuma dica!
.
Para saber mais do nosso roteiro do deserto e montanha – clique aqui
Para saber onde se hospedar em Marrocos – clique aqui.
A maior Mesquita de Marrocos – HASAN II Casablanca – clique aqui
A Exótica Cidade de Fez – clique aqui
Chefchaouen a incrível cidade Azul – clique aqui
O que fazer em Marraquexe? – clique qui