Mundo dos Viajantes

Passeio de Trem de Curitiba a Morretes – Um dos mais belos passeios de trem do mundo!

A primeira coisa que passou pela minha cabeça quando surgiu a ideia de viajar para  Curitiba foi fazer o passeio de Trem para Morretes que eu já tinha visto no instagram do Serra Verde Express.

Sim, eu sou a louca que adora passeios de trem, fico pensando como gostaria de ter vivido em épocas antigas onde o trem era o principal meio de transporte para viajar, mas ai lembro que não existia anestesia para fazer tratamento dentário e a fantasia acaba por aí.

Existem vários tipos de passeios realizados pela Serra Verde Express e acessíveis para todos os bolsos, o tradicional é o que tem saída de trem para Morretes com retorno de van pela Estrada Graciosa, contudo escolhemos fazer o Passeio do Pôr do Sol Camarote ou Imperial, portanto é o sentido inverso.

O passeio começa com saída de van de Curitiba pela Estrada da Graciosa com parada em Antonina e almoço em  Morretes e retorno de trem para Curitiba apreciando o pôr do sol. Seria tudo perfeito se não chovesse, mas mesmo com chuva foi incrível, fico imaginando sem.

Devido a forte chuva nem mesmo fomos pela Estrada da Graciosa famosa por ter encostas floridas, picos, montanhas , cachoeiras e também curvas sinuosas, logo não indicada em dias de chuva forte.

A van nos buscou no Hotel e fomos dormindo durante o caminho até chegar a primeira parada numa Fábrica de balas de bananas com diversos sabores, eu gostei mais da bala de  canela, já o Bruno da bala de banana com amendoim.

Dali fomos para Antonina e circulamos a cidade de van, com uma pequena parada na Praça da cidade, onde pudemos ver um pouco da beleza histórica da mesma. Segundo a guia, foi nessa cidade que foi gravada o remake da novela o Astro que eu não assisti.

Já em Morretes fomos direto almoçar o famoso barreado no restaurante Serra Verde e a chuva continuava sem pausas.  Além do barreado é servido também bolinhos de siri, peixe empanado, camarões fritos e salada, todos com direito a reposição. A comida estava muito bem preparada e o atendimento foi excelente

Mas o que seria o barreado? é um prato preparado com carne de segunda e temperos cozidos na panela de barro por 16 a 24 horas. O nome vem da expressão “barrear” a panela com farinha de mandioca para evitar que o vapor escape e o cozidos seque depressa.  No prato se coloca a carne com um pouco de caldo e mistura-se com farinha de mandioca formando a aparência de um pirão.

Eu gostei bastante do barreado, seu sabor é suave e peculiar, acompanhado de banana cozida fica mais gostoso ainda, portanto seja em Morretes ou em Curitiba, quando forem não voltem sem experimentar.

Depois do almoço fomos dar uma volta na cidade mesmo sob chuva, mas a volta foi curta, pois começou a chover forte então ficamos abrigados numa sorveteria até a hora do trem partir.

Nossa partida de trem foi por volta de 15h:30 e a chuva nos acompanhou por todo o percurso. O nosso camarote era realmente bonito com decoração de época bem como eu gosto.

Durante o percurso passamos por tuneis, barragens, pontes, cachoeiras , pena que a chuva e a neblina não ajudou muito, o pouco que conseguimos ver já nos deixou maravilhados com tanta beleza, me senti  no trem indo para Hogwarts, sim sou fã de Harry Potter desde meus 18 anos, o que já faz muito tempo hahaha.

No trajeto da  viagem o serviço de bordo nos serviu um lanche que por sinal veio a calhar, pois eu já estava faminta (sempre estou) e também foi nos explicando os pontos pelos quais estávamos passando.

O percurso do passeio de trem Morretes Curitiba  envolve muita mata atlântica preservada, pois a ferrovia está localizada na reserva ecológica da Serra do Mar, portanto apreciem, pois isto se torna cada vez mais raro.

Curiosidade: A ferrovia possui mais de 100km de extensão, 13 túneis e 30 pontes e viadutos começou a ser construída em fevereiro de 1880 e levou 5 anos para ficar pronta e passou pelas mãos de mais de um engenheiro devido as dificuldades de concluí-la. Além disso, cerca de 5mil homens morreram durante sua construção por conta das condições precárias de segurança da época, além de doenças e ataques de animais.

Nossa chegada em Curitiba foi por volta das 19h:30, logo foram quase 4 horas de percurso. Teria sido perfeito com bom tempo? teria, mas nem por isso deixou de ser maravilhoso, eu fiquei encantada com o passeio.

Então é isso gente bonita, espero que nossa experiência possa ajudá-los de alguma forma e não esqueçam de deixar seu comentários, pois é muito importante pra gente.

Informações:

Site do Passeio: https://serraverdeexpress.com.br/:

Instagram: @serraverdeexpress

18 comentários sobre “Passeio de Trem de Curitiba a Morretes – Um dos mais belos passeios de trem do mundo!

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      Jorlete no Site da Serra Verde possui todos os valores atualizados 🙂

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      Não é uma viagem e sim um passeio de trem de 13km de distância 🙂

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      Bala de Banana Bananina – Loja da Fábrica 🙂 – Fica na saída de Antonina

  1. Cleide Marinho dos Santos

    gostaria de saber valores sobre o passeio e estadia de hotel para tres pessoas um adulto, uma moça de 16 e uma criança de 9 anos.
    fico no aguardo de uma breve resposta

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      Boa noite Cleide! No Site da Serra Verde (www.serraverdeexpress.com.br) possui as informações necessárias! 🙂

  2. Almir Vieira

    Legal as fotos e comentários , mas ficou incompleto , queria os valores ( mto importante ) , onde pegar o trem , horários ! Ajudaria bastante , melhor saber quanto vai gastar !

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      Olá Almir! No Site da Serra Verde (www.serraverdeexpress.com.br) possui todas as informações que você precisa atualizadas!

  3. Roselaine Lima

    Em que época foi este passeio? Mês? Pergunto isto por causa da chuva…
    O ideal é ir qdo não for época de chuva….
    Fico no aguardo.
    Obrigada.
    Rose

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      Olá Roselaine, tudo bem? Fomos agora no carnaval de 2018. Época sem chuva e difícil falar porque Curitiba já é conhecida por ser chamada de Chuvistiba rs…… No dia do nosso passeio estava com muita chuva mas mesmo assim foi inesquecível.

      Abraços
      Bruno