Mundo dos Viajantes

Roteiro de 4 dias por Curitiba

O carnaval se aproximava e nós que somos moradores do Rio, mas não somos muito fãs de folia e muvuca (por favor não me julguem, não é frescura, mas não curto muito sentir o suor alheio hahaha) começamos a fuçar um destino, já que a outra opção seria NETFLIX  ( por sinal uma boa opção também).

Então fuça aqui e fuça ali e eis que surge Curitiba, cidade que não existe Carnaval e já tava na minha lista  principalmente por ser um ponto de passeios  de trem maravilhosos realizados pela Serra Verde Express.

Portanto passagens compradas, hotel reservado eis aqui nosso roteiro em Curitiba:

1° dia –  Nós chegamos no sábado pela manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena que na verdade não fica em Curitiba e sim em São José dos Pinhais que fica a 18km do Centro de Curitiba. De lá pegamos Uber para nosso Hotel Slaviero Conceptual Full Jazz da rede Slaviero, localizado no emblemático bairro Batel, clique aqui para saber mais sobre o Hotel.

O tempo em Curitiba estava esquisito, meio nublado com algumas abertura então quis aproveitar e ir logo para o famoso Jardim Botânico de Curitiba. Pegamos então Uber até o Jardim Botânico e ficamos lá umas duas horas. O local estava um pouco cheio, mas conseguimos aproveitar e registrar as fotinhas que tanto amamos.

Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-390 Entrada: Gratuita Horário de funcionamento:  segunda a sexta das 09h:30 -11h:45 e 13:00h -17:00h e sábado a domingo das 09h:00 – 18h:00.

O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.

Nós ficamos encantados com o Jardim Botânico de Curitiba, pois além de lindo é muito bem cuidado e preservado, a vontade era de me jogar ali na grama e ficar relaxando, mas o estômago começou a roncar, pois ainda não tínhamos almoçado.

De lá fomos fomos de Uber para o Mercado Municipal de Curitiba, mas antes uma pausa para o muro com uma linda imagem do Chaplin.

Curiosidade: os motoristas de Uber são verdadeiros guias turísticos, sempre simpáticos, educados e dando dicas da cidade.

Já no Mercado Municipal de Curitiba almoçamos e fomos dar um volta nele. Achamos tudo muito limpo, organizado e diversificado. As frutas pareciam de comercial de TV de tão lindas e exalavam um  cheiro gostoso que se espalhava no ar.

Após visitar o Mercado Municipal de Curitiba fomos andando até o Café do Viajante e aproveitamos para conhecer mais um pouco da cidade no caminho. As ruas não estavam movimentadas, pois segundo os locais os residentes saem de Curitiba no Carnaval, mas ainda assim não nos sentimos inseguros e andar por lá, fato que sinto falta na minha cidade.

No caminho paramos no Passeio Publico de Curitiba que é o mais antigo parque municipal de Curitiba. No Passeio Publico de Curitiba há um pequeno zoológico, muito verde e área para as crianças brincarem. De todos os parques que visitei em Curitiba o Passeio Público foi o menos interessante.

Após a pausa no Café do Viajante que tem um cardápio super variado de bebidas quentes e geladas, além de uma decoração maravilhosa retornamos ao Hotel de Uber.

Endereço : R. Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80030-060 Telefone: Telefone(41) 3018-2320

2° dia – No dia seguinte depois de tomar o maravilhoso café da manhã no Hotel Slaviero Conceptual Full Jazz fomos para o nosso Passeio no Parque Estadual de Vila Velha com a Serra Verde Express que fica em Ponta Grossa.

Nesse dia o tempo esfriou um pouco e no caminho de Curitiba até Ponta Grossa teve chuva e neblina, mas eu apaguei na Van, então vi somente alguns flashes hahaha. O passeio merece um post exclusivo, mas posso adiantar que é imperdível, então clique aqui para saber mais detalhes dessa aventura.

No retorno do passeio ficamos pelo Centro Histórico de Curitiba passeamos pelo Marco Zero, Praça Tiradentes, Catedral Basilica Menor. Infelizmente, devido ao horário a famosa Feira do Largo da Ordem já havia terminado, mas havia vários bares abertos então aproveitamos para dar mais uma volta e almoçar.

Esse pedacinho onde ocorre a Feira do Largo da ordem me lembrou um pouco o Pelourinho em Salvador.

Nós almoçamos no Madero que tinha por ali mesmo e a conta deu uns R$90,00 reais em sanduiches com fritas e bebidas para duas pessoas, achamos mais barato que aqui no Rio, depois fomos caminhando até nosso Hotel Slaviero Conceptual Full Jazz por uns 3km, mas no caminho paramos no elegante Shopping Pátio Batel para comer um docinho.

No Shopping Pátio Batel comemos deliciosos brigadeiros no Famoso Brigadeiro, escolhemos oito sabores diferentes que custou R$22,00. Além de deliciosos ele enrolam os brigadeiros na hora, criando aquela expectativa em nosso estômago.

Endereço: Av. do Batel, 1868 – Batel, Curitiba – PR, 80420-090.

3° dia – No terceiro dia foi o nosso passeio de trem no Pôr do Sol com saída de Morretes para Curitiba, mas fizemos um post exclusivo, pois são muitos detalhes e chuva pra contar rsrs, então clique aqui para saber.

Após retornar do passeio de trem sob muita chuva e frio fomos jantar num restaurante italiano perto do Hotel chamado Pamphylia que foi indicado por um motorista de Uber.

Nós pedimos uma pizza grande e acabou sobrando, a pizza era boa, mas não excepcional e a conta foi em torno de R$70,00, um preço bem razoável. A casa oferece outros pratos com massas e depois  vimos nas outras mesas que os pratos eram mais interessantes que a pizza. EndereçoAvenida Batel, 1733 – Batel, Curitiba – PR, 80420-090

4° dia –  Em nosso quarto e último dia inteiro em Curitiba, o dia amanheceu chuvoso e com 17 graus aí bateu aquela preguiça de sair do Hotel, mas colocamos o guarda-chuva na mochila e lá fomos nós desbravar os Parques na Chuva mesmo rsrs.

Pegamos Uber em nosso Hotel para o Parque Tanguá e a chuva apesar de fina não deu pausa. O Parque Tanguá é realmente lindo e envolve uma área de 235 mil m², lugar que antes era um complexo de pedreiras.

O Parque Tanguá  possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé. O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.  Curitiba está de parabéns, seus parques são belíssimos.

Endereço: Rua Oswaldo Maciel – Bairro: Taboão / Pilarzinho Entrada: Gratuita Horário de funcionamento: Aberto 24 horas.

Depois fomos de Uber para o famoso Teatro Ópera de Arame que possui estrutura tubular e teto transparente e com muito verde em sua volta, além disso  é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. O teatro foi inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.

Endereço: Rua João Gava, s/n, Abranches .  Entrada : Gratuita Horário de funcionamento:  terça a domingo das 08:00h às 18:00h.

De lá fomos de Uber para o Parque Bosque do Alemão, mais um parque lindo de Curitiba. O parque ocupa 38 mil m² de área no bairro Jardim Schaffer. A maior parte dessa área é de mata nativa densa e fazia parte da antiga chácara da família Schaffer.

No percurso do Parque Bosque do Alemão há placas contando a história de João e Maria, um ótimo atrativo para a criançada. Além disso há também  Oratório Bach, uma sala para concertos musicais, a Torre dos Filósofos, com um mirante,  a Casa Encantada, com uma biblioteca infantil e a Praça da Cultura Germânica.

E por fim o famoso Portal Alemão na Praça da Cultura Germânica que reproduz a fachada da Casa de Mila, residência de 1870 construída por imigrantes alemães.

Endereço: Rua Francisco Schaffer x Rua Nicolo Paganini x Rua Franz Schubert, bairro Vista Alegre. Entrada: gratuita. Horário de funcionamento: domingo a sábado das 06:00h à 20:00h.

Depois do Parque Bosque do Alemão almoçamos em um shopping e  fomos andando até o Museu Oscar Niemeyer e paramos para descansar no Bosque do Papa. O Bosque foi uma homenagem ao Papa João Paulo II após sua visita a cidade de Curitiba em 1980.

O Bosque do Papa envolve uma área de 48 mil m² onde  antes existia uma antiga fábrica de velas, além disso é cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias.

O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.

Pelos caminhos internos do bosque, encontram-se 7 casas típicas polonesas em forma de aldeia, construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba por volta de 1878. As casas foram  feitas de troncos de pinheiro e abrigam a história e a cultura dos imigrantes.

Na primeira casa, a mesma visitada pelo Papa, foi instalada a capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia.

Endereço: R. Viêira dos Santos, s/n – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80540-310 Entrada : gratuita. Horário de funcionamento: domingo a sábado das 08:00h à 17:00h.

Antes de voltar para o Hotel passamos pela Doceria Goodies Bakery que várias filiais espalhadas por Curitiba. A doceria parece uma casinha de Boneca de tão fofa e bonita. Os doces realmente são maravilhoso.

Nós tomamos capuccino da casa que era deliciosamente cremoso do jeitinho que eu gosto e Browninho que consiste num Bronwnie recheado com cobertura de Nutella e Ninho, uma verdadeira explosão de sabor.

Nesse dia terminamos nossa noite no Hard Rock Cafe e assistimos apresentação gratuita de uma banda Rock no 3º andar da casa enquanto esperávamos  a nossa mesa. A apresentação estava tão legal que voltamos ao show depois de comer.

O Hard Rock de Curitiba não perde nada para as franquias de outros países, o atendimento é excelente e a comida é boa e com preço justo ao menos para quem não bebe álcool, nossa conta deu R$90,00 e comemos muito bem.

Endereço: R. Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba – PR, 80250-070

E assim foi nossa viagem por Curitiba, havia mais coisas para fazer como visitar Museus, mas preferimos conhecer os Parques. Segundo os locais, Curitiba é uma cidade com tempo instável e isso pudemos comprovar,  portanto guarda chuva e casaco devem fazer parte da mala.

A gastronomia em Curitiba é bastante variada, como almoçávamos muito tarde acabamos por não jantar algumas vezes.

Nós achamos a cidade de Curitiba bonita, limpa e muito bem cuidada. Achamos que valeu muito a pena andar de Uber, saiu mais em conta que alugar carro. Quanto a segurança também achamos bem tranquilo andar a pé por Curitiba. Nossa viagem foi maravilha, podia apenas ter chovido menos.