Mundo dos Viajantes

ROTEIRO DE 1 DIA EM MADRID

A capital da Espanha realmente nos surpreendeu. Não tinhamos a pretensão em visitar a maior cidade da Espanha esse ano, mas felizmente um ótima promoção de passagens áreas nos presenteou com essa incrível viagem.  Durante nossa visita, além do roteiro de 1 dia em Madrid fomos também através de bate e volta ao famoso Parque de Diversões da Warner Bros e na charmosa cidade de Ségovia. A Espanha está nos supreendendo e conquistanto nossos corações cada dia mais.

Madrid é uma cidade que você pode passear confortavelmente por um dia que irá conseguir aproveitar muito. Madrid em nossa  opinião é uma mistura de Paris com Nova York.  Ela com certeza agrada aqueles que gostas de cultura, arte,  história, musicais e modernidade. Em Madrid o velho e o novo caminham em sintonia.

Como vimos ser possível bater perna pela cidade em um dia,  fizemos então um roteiro bem prático e conseguimos conhecer os principais pontos da cidade.

Nós ficamos hospedados no centro da cidade entre os bairros Chueca e Malasanã na rua Calle Fuencarral. Nessa região a vida noturna é muito agitada e possui uma variedade maravilhosa de restaurantes, bares e casas noturnas. Além disso, fica apenas a 10 minutos a pé da Gran Via, a principal Avenida de Madrid.

Começamos o dia bem cedo visitando o Parque El Retiro (Lembra um pouco o Central Park em Nova York), um dos maiores parques de Madrid.   No Parque existe um enorme lago onde você pode passear de barquinho a remo além de ter um Museu, uma Biblioteca, Restaurantes e o famoso Palácio de Cristal.

 O Parque El Retiro é frequentado por muito turistas e também pelos Madrilenhos. Você verá várias pessoas fazendo piqueniques e praticando exercícios.  O Parque El Retiro é bastante extenso é possui varias atividades culturais ao ar livre,  você pode facilmente passar um dia inteiro nele se tiver disponibilidade.

Ao sair do Parque passamos em frente  Puerta de Alcalá, um monumento situado na praça da Independência e que antigamente era a porta de entrada da Cidade.

Após uma parada para fotos continuamos caminhando pela Calle de Alcalá passando pelo Icônico edifício Metropolis, um edífico referência em Madrid que fica localizado na esquina da Calle de Alcalá com Gran Via. Ele foi inaugurado em 1911 virou um ponto famoso de fotos na Cidade.

Do edifício Metropolis fomos em direção a Praça Puerta del Sol, a famosa praça onde se encontra o quilometro zero das estradas espanholas.

Outra praça famosa em nosso trajeto foi a Plaza Mayor. Uma grande praça retangular que possui uma boa variedade de lojas e restaurantes. É uma das mais famosas praças de Madri.

Bem perto da Plaza Mayor se encontra o Mercado San Miguel, um local onde possui vários restaurantes que servem pequenas porções de doces, salgados e petiscos. As pessoas aproveitam o clima informal para comer, beber e se reunir com os amigos. O espaço é  pequeno,  não há lugares para sentar. E caminhar dentro do mercado é um pouco complicado, requer paciência.

Após visitarmos o Mercado San Miguel fomos caminhando em direção a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena. A Catedral é a sede da diocese de Madrid  e é a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma. O seu interior é realmente muito bonito. O valor da entrada é simbolico bem diferente de Barcelona onde qualquer igreja se cobra  a partir de 5 euros por pessoa para visitar.

Ao lado da Catedral de Santa Maria fica localizado o Palacio Real de Madrid. O Palácio ainda continua a ser oficialmente a residência do  Rei da Espanha.  Atualmente  o Rei utiliza somente para ocasiões de gala, almoços, recepções oficiais e entregas de prêmios, pois a família Real vive no Palácio de Zarzuela. A Entrada custou 24 euros para duas pessoas. O Palácio realmente é muito bonito e vale a visita. Você gasta em média 2 horas para fazer o tour.

Na saída do Palácio conhecemos os Jardins de Sabatini. O Jardim fica fora da propriedade do Palácio Real e sua entrada é gratuita.

Já era início da tarde e seguimos para o Templo Debod para  assistir o por do sol. O Templo Debod constitui um dos poucos templos arquitetônicos núbio-egípicios fora do Egito e o único com essas características existente na Espanha.

Na volta para o hotel aproveitamos para caminhar pela Gran Via e contemplar a agitação noturna da cidade com suas inúmeras lojas, restaurantes e teatros . A iluminação nos  lembrou as luzes da Times Square de Nova York.

Madrid é realmente uma cidade que agrada a todos os gostos, sua diversidade e cultura tornam a cidade muito especial e com muitas opções.  Se você estiver pensando em viajar para Espanha coloque Madrid em seu roteiro sem medo que não irá se arrepender.