Mundo dos Viajantes

Roteiro de 4 dias por Amsterdam

Em nossa segunda viagem pela Europa colocamos em nosso roteiro 4 dias por Amsterdam, considerada uma das cidades mais românticas e famosa por suas bicicletas, além de ter sido cenário para gravação do famoso filme ” A Culpa é das Estrelas”.

Mas esses títulos quase foram por terra quando chegamos à cidade. Tudo que  havíamos visto e ouvido falar de Amsterdam parecia uma grande mentira quando chegamos de trem na Estação Central de Amsterdam: literalmente um verdadeiro mar de gente rs.

Apesar de sempre planejarmos bem as nossas  viagens só depois de algumas horas em Amsterdam descobrimos que estava ocorrendo um grande evento que sequer sabíamos que existia: Sail Amsterdam.

O SAIL Amsterdam é evento naval que ocorre a cada 5 anos em Amsterdam, considerado como maior encontro náutico do mundo. Navios de todos os lugares atracam em Amsterdam e permitem que as pessoas visitem algumas embarcações. Outros trafegam pelos famosos  rios da cidade com desfiles, musicas altas e até alguns navios temáticos.

Fonte: Google Imagens

Imagine o carnaval de Salvador com suas ruas lotadas, assim estavam as ruas e canais da cidade no Sail Amsterdam. Contudo é um evento que atraí tanto jovens quanto famílias. O último foi realizado em 2015 no período de nossa viagem e o próximo será realizado em 2020. Segundo pesquisas, o SAIL Amsterdam atrai cerca de 2 milhões de visitantes.

Desta forma, se você estiver planejando uma viagem para Amsterdam em 2020 verifique a data e evite o evento caso você queira conhecer a cidade com calma sem estar lotada, mas se você está afim de interação, shows, desfiles reserva a data.

O evento acabou no terceiro dia que estávamos na cidade, portanto foi possível depois passear pela mesma com calma.

Primeiro dia:

Chegamos ao Hotel Boutique Saras  a poucos metros da estação de VLT Leidseplein. Andar por Amsterdam é rápido é fácil. Existem milhares de linhas de VLT, ônibus e ciclovias que te levam para todo o lugar.

E para os que gostam de andar, Amsterdam proporciona momentos bem agradáveis e você acaba descobrindo várias coisas interessantes pelo caminho. Usamos poucas vezes o transporte, uma vez que gostamos de perambular a pé sempre que a cidade permite.

No Aeroporto compramos o Amsterdam City Card de 72 horas (Opções de 24, 48, 72 ou 96) que dava acesso a dezenas de museus e atrações gratuitamente, descontos e acesso ilimitado aos transportes de Amsterdam dentro do período comprado (as horas contam a partir da ativação do seu primeiro uso, sendo ativado de forma separada em transportes e atrações).

Achamos o Amsterdam City Card bem prático. A grande vantagem é não ter que ficar usando dinheiro ou cartão de crédito para seus passeios. Uma dica é você planejar bem seu roteiro e verificar quais são as atrações que estão incluídas no Amsterdam City Card (o Museu Anne Frank e o Museu Rijks não estão disponíveis).

Nesse primeiro dia fomos conhecer o  Museu de Van Gogh, passamos pelas famosas letras I AMsterdam, Museu Foam, Museu Van Loon,  Museu das Hortênsias e Amstelkerk e no fim de tarde fizemos um passeio de barco pelos famosos rios de Amsterdam.

No fim do dia tentamos parar no famoso The Bulldog Coffee Shop mas devido ao evento do Sail Amsterdam que deixou a cidade muito cheia não conseguimos de tão lotado que a casa estava, então paramos em um PUB a beira de um dos canais e comemos um delicioso hambúrguer.

Amsterdam além de possuir muitos museus também possui muito lugares bem legais para você comer, beber e curtir tanto durante o dia quanto à noite. Então mesmo com a cidade lotada ainda havia várias opções para escolher.

Segundo dia:

Nosso segundo dia começou com a visita do Museu Anne Frank considerado um dos museus mais famosos do Mundo. Nós  compramos os ingressos com um mês de antecedência através do site do próprio museu com  dia marcado. Há ainda possibilidade de comprar com a hora de entrada mais você irá pagar ainda mais por esse ingresso especial.

É possível também  comprar o ingresso na bilheteria do museu, mas há o risco de não ter mais ingressos e você irá enfrentar duas enormes filas (uma para comprar e outra para entrar).

Como o Museu abre às 09:00h, chegamos por volta das 08:00h e já havia uma enorme fila, perto da abertura a fila já dobrava o quarteirão, portanto nossa dica é chegar cedo.

A visitação é feita de forma bem organizada e você poderá andar pela casa onde ela ficou refugiada e poder ver partes escritas de seu famoso diário. Um passeio Imperdível, quem leu o livro vai conseguir reproduzir mentalmente o que a família viveu ali, pois os móveis foram retirados dos local.

Após visitar o Museu Anne Frank fomos andar pelo restante de Amsterdam (em nossa opinião com 2 a 3 dias você consegue conhecer toda cidade, isto se você não perder muito tempo dentro das atrações).

Nós fomos caminhando para o centro da cidade passamos pelo Palácio Real, New Church, Beurs van Beriage, Old Church, depois subindo pela rua Damrak chegamos até a Estação Central e fomos conhecer a Biblioteca Publica OBA que tem um  terraço com uma vista fantástica de Amsterdam, vale a pena uma subida para apreciar o visual.

Após visitar a Biblioteca Pública fomos conhecer o Museu de ciência e tecnologia NEMO, um Museu voltado para publico infantil e juvenil, também encanta os adultos, passamos um bom tempo ali nos divertindo.

O NEMO possui também um famoso terraço  por ser um ponto ideal para ver o pôr do sol em Amsterdam. no caminho de volta para o hotel voltamos pelo Red Light Districy famoso por ser uma zona de prostituição legalizada e por incrível que parece ponto turístico para quem visita Amsterdam e também além de procurar por outros serviços.

No bairro, há boates, bares, sex shops, bares de strip-tease, o museu do sexo e as casas de sexo onde possuem vitrines de vidro com decoração e luzes vermelhas voltadas para a rua onde as prostitutas se exibem para as pessoas. Alertando que é proibido tirar fotos das mulheres na vitrine, portanto não ser arrisquem.

Terceiro dia:

Amsterdam possui várias cidades próximas para se fazer bate e volta. No Terceiro dia escolhemos a cidade de Muiden para conhecer o Castelo de Muderslot, portanto  para saber como foi nosso passeio clique aqui.

Como o passeio por Muiden durou meio dia voltamos para Amsterdan e fomos andar mais pelo centro da cidade e conhecer o mercado das flores flutuante e o Jardim Secreto.

Quarto dia:

No Quarto dia escolhemos Zaanse Schans a famosa cidade dos moinhos para nosso segundo bate volta, mas antes de partimos para lá fomos tentar tirar uma foto sem tantas pessoas nas famosas letras em frente ao Museu Rijks e por isso madrugamos. Contudo não adiantou muito mesmo chegando por volta das 8 horas as letras já estavam cheias.

De lá fomos conhecer o Vondelpark o nome do parque é uma homenagem ao escritor Joost van den Vondel.  O parque é muito lindo , com muito verde e um lindo lago. No Vondelpark existem alguns restaurantes/cafeterias então aproveitamos para tomar café da manhã em uma das cafeterias, sentar um pouco no sol e apreciar a paisagem.

Após a visita ao Parque partimos em direção ao Zaanse Schans. Para saber mais sobre nosso bate volta por Zaanse Schans clique aqui. Como era nossa ultima noite em Amsterdam saímos para comer algo e dormir cedo pois o voo de volta para o Rio de Janeiro era na parte da manhã.

E assim foi nossa visita por essa cidade linda e encantadora chamada Amsterdam. Nós fomos no verão então conseguimos bater bastante perna, pois os dias eram longos. Espero que vocês gostem do post e esperamos que deixem vocês com desejo de visitar Amsterdam.

Informações: