Mundo dos Viajantes

Zaanse Schans – A Famosa Cidade dos Moinhos

Em nossa segunda viagem para Europa uma de nossas paradas foi Amsterdam (em breve post).  Aproveitamos os 5 dias por lá e fizemos dois “Bate e voltas”, sendo um para Muiden para conhecer o Castelo de Muiderslot (clique aqui para saber mais) e outro  para conhecer a famosa cidade dos moinhos gigantes: Zaanse Schans.

Zaanse Schans fica aproximadamente a 22 km de Amsterdam. Você pode ir tanto de ônibus ou de trem.  Escolhemos ir de trem por ser a opção mais rápida, cerca de 25 minutos e com o visual mais bonito é claro. Para ir de trem a Zaanse Schans você deverá pegá-lo na Estação Central de Amsterdam e descer na estação Zaandijk Zaanse Schans. Da Estação até Zaanse Schans você irá caminhar mais um quilometro e meio (cerca de 18 minutos) até o centrinho da cidade.

Não se preocupe o visual é tão tranquilo e bonito pelo caminho que você não vai nem perceber a distância.

Chegando no centrinho de Zaanse Schans você pode fazer dois caminhos: um  por dentro que começa pelo Zaans Museum onde é o início do tour para quem chega de ônibus de Amsterdam ou ir beirando o rio De Poel que além de sua linda paisagem contempla os 11 moinhos que atraem os turistas de todos os lugares.

Cada moinho possui um nome, uma história e fica aberto para visitação com preços independentes. Os Horários de visitação não são padronizados, o ideal é você se informar no local. No Centro de informações você pode adquirir um mapa do lugar contendo informações, horários e valores de cada atração.

Curiosidade:  O famoso pintor impressionista francês, Claude Monet, viveu em Zaandam, município onde está localizada a pequena Zaanse Schans. Nesse período deixou pinturas da região, entre elas Moinho de vento em Zaandam.

Cada casinha verde (na verdade 99,99% são verdes rs) ao longo da vila são pequenos museus temáticos (alguns gratuitos) e lojas, mas como gostamos de caminhar e apreciar a paisagem entramos somente nas principais lojas, como a fábrica de queijos Catharina Hoeve e a loja de tamancos de madeira. Aproveitamos também para experimentar e comprar  deliciosos queijos para comer ao longo da viagem na volta rs.

Como um bom chocólatra um dos pontos alto do passeio foi  a Zaans Gedaan CacaoLab  , fábrica de chocolate onde pudemos comprar e experimentar os deliciosos chocolates e  acompanhar como eram feitos  antigamente.

Adoramos Zaanse Schans,  um lindo lugar onde você parece  estar num filme de época, que mantém suas raízes, história e que fica marcado para sempre em sua memória. Se você tiver tempo para visitar nós recomendamos e colocamos como um lugar obrigatório de visita para quem está pelas redondezas.