Mundo dos Viajantes

ROTEIRO DE 6 DIAS EM MALTA

Sabe aquele destino que te surpreende em todos os sentidos? Malta sem dúvida entrou para essa lista! Malta é um arquipélago com três grandes principais ilhas, Malta, Gozo e Comino, é considerado um dos menores países da Europa tendo como sua capital Valletta localizada na Ilha de Malta.

Como chegar:

Só há duas maneiras de chegar a Malta, pelo ar ou pelo mar. Malta só possui um Aeroporto e a maioria dos turistas que chegam pelo mar são através dos cruzeiros que fazem a rota do Mediterrâneo com parada na Ilha de Malta.

Transporte em Malta:

Quando viajamos principalmente para destinos de Ilhas gostamos de alugar um carro para ter mais agilidade e conseguir visitar mais pontos turísticos no mesmo dia, além ter flexibilidade ,economizar tempo e energia. Como Malta adota o estilo de Mão Inglesa e ouvimos relatos que o transito era bem confuso e com problemas de estacionamento nas cidades resolvemos optar pelo transporte público. Andando de Onibus você pode ir a qualquer canto da cidade. Compramos um cartão com passagens ilimitadas durante 7 dias e baixamos o aplicativo para smartphone com todas as rotas do Páis. Para saber toda nossa opinão sobre o transporte público de Malta assista o vídeo abaixo.

O ponto principal para escolher Malta como um dos destinos para visitar no verão europeu foi por possuir águas frescas a mornas! Não somos adpetos a praias de águas geladas e depois que soubemos que Malta tinha esse atrativo não pensamos duas vezes em conhecer esse incrível país.

Dia 1: Conhecendo a Vila do Popeye

Em nosso primeiro dia na Ilha fomos conhecer a Vila do Popeye também conhecido por Popeye Village . A Vila do Popeye é um parque temático localizado em Anchor Bay. O Local originalmente foi construido para as gravações do filme do Popeye de 1980 estrelado pelo falecido e famoso ator Robin Williams. Depois das gravações os estúdios decidiram desmontar o cenário, porém, houve uma mobilização dos habitantes da localidade pela permanência definitiva da vila. O governo de Malta realizou obras para receber lojas e restaurantes e o local foi inaugurado como um museu a céu aberto. Com o passar do tempo, atrações foram incorporadas, tornando-se num parque e numa das principais atrações turística do país. Para saber como foi toda a nossa experiência na Vila do Popeye assista o vídeo abaixo:

Dia 2:  Conhecemos a famosa St Peters Pool e a Vila de Pescadores de Marsaxlokk

Acordamos bem cedo e no segundo dia de roteiro fomos conhecer a St Peters Pool que ficou famosa por muitos vídeos postados em mídias sociais que acabaram viralizando na Internet e deixando o lugar bastante visitado durante o verão. Para chegar a St Peters Pool pegamos um onibus até a vila Pesqueira de Marsaxlokk. Como a distancia da Vila de Marsaxlokk para St Peters Pool são de aproximadamente de 2km você tem três opções para chegar. A primeira e ir andando como muitos turistas fazem, a segunda e com um pequeno barco pelo mar e a terceira de carro. O Local não tem muita estrutura, não possui sombra e fica muito cheio no verão mas em nossa opinião é diversão garantida e com águas relaxantes. Para saber tudo sobre St Peters Pool veja nosso vídeo.

Dia 3:  A Incrível Bluee Lagoon

O Ponto alto da Viagem foi a conhecer a Incrível Blue Lagoon. Um dos pontos mais famosos de turismo em Malta. A Blue Lagoon está localizada na Ilha de Comino e você chega a ilha somente de barco. Os Barcos partem de vários pontos da Ilha de Malta. A Ilha é pequena enche bastante rápido e os espaços para sentar e descansar a beira mar acabam rápidos. A dica e chegar bem cedo na ilha partindo do Cirkewwa Passenger Terminal. Os primeiros barcos para a Ilha partem de lá. Tire o dia interio para ficar curtir a Ilha, descansar e aproveitar suas águas com cores realmentes lindas. Você pode conferiar todo nosso dia na Blue Lagoon em nosso vídeo no Youtube.

Dia 4: Tour por Valletta e 3 Cidades

Mesmo com os 32 graus que fazia em Malta, com o clima abafado e praticamente sem vento algum decidimos mesmo com a vontade de estar na água de conhecer a capital do país, Valletta, e um tour pelas 3 cidades. Começamos o nosso dia realizando o Tour pelas 3 cidades e deixando a capital Valletta por último. As 3 cidades são constitídas por, Sanglea, Vittoriosa conhecida pelos Malteses como Birgu e Cospicua. As cidades são tão pequenas em Malta que parecem até bairros e o tom amarelado do calcário predominante nas construções em um primeiro momento passa a impressão que você está na mesma cidade e que não estão passeando por três cidades em alguns poucos quilometros. São pequenos detalhes que como portas coloridas, escadarias e a marina que dão a caracteristicas especificas de cada uma delas. Depois de nosso tour pelas 3 cidades pegamos um ferry em Sanglea para conhecer a Capital Valletta. A viagem é rápida dura cerca de 10 minutos e o preço é de 1,50 euros.

O Ferry de Valletta fica em frente ao elevador que da acesso ao Upper Barrakka Gardens um dos principais pontos turisticos da cidade de Valletta onde ocorre uma duas vezes ao dia o evento de tiro de canhão. A cidade de Valletta é bem movimentada e concentra a maioria dos eventos, restaurantes e a vida noturna em relação as 3 cidades. A noite em Valletta e super agradável e possui uma enorme variedade de restaurantes e bares para todo os tipos de gostos e preços. Acompanhe todo nosso tour por Valletta e 3 Cidades abaixo.

Dia 5: Mdina e a Praia de Golden Bay

Continuando nosso passeio pelas cidades e locais históricos no quinto dia de roteiro fomos conhecer a Mdina de Malta chamada também como a Cidade Silenciosa devido ao silencio após os turistas irem embora. As suas muralhas e as suas construções também são feitas em tom de calcátio amarelo. Apesar do nome de cidadela árabe, a Mdina tem em sua praça central uma igreja católica em vez de uma mesquita. A região foi habitada pelos Fenícios que iniciaram a sua fortificação no ano 1000 a.C. A melhor maneira de conhecer a Mdina e se perder pelas ruas, ela não é muito grande e mesmo sem mapa é facil de conhecer cada canto da Mdina. Outra Curiosidade da Mdina é que ela serviu de cenário para a famosa série Game OF Thrones (Guerra dos Tronos). 

Como o dia estava bem quente assim como o anterior fomos terminar o dia nos refrescando na famosa praia de Golden Bay que alem de possuir uma boa extensão de faixa de areia. Ela possui uma boa estrutura como banheiros, restaurantes e lanchonetes. Uma dica, fica até o final do dia para apreciar um lindo por do Sol. Veja todo nosso dia no vídeo abaixo.

Dia 6: Ilha de Gozo

Como a Ilha de Malta havia muitos pontos turistico para visitar não sabiamos se daria tempo de visitar a Ilha de Gozo e por isso deixamos para o último dia caso sobrasse tempo. Como a Ilha possui muitos pontos turísitcos e já tinhamos pesquisado que de onibus não seria possível visitar todos (somente de carro) saimos bem cedo para pegar o primeiro Ferry para Ilha. Os Ferrys saem do mesmo porto que pegamos o barco para Blue Lagoon o Cirkewwa Passenger Terminal. O tempode travessia dura entre 40 a 45 minutos. Os preços é horários vocês pedem pesquisar no site oficial https://www.gozochannel.com/ferry/schedule/ . 

Chegando na Ilha de Gozo você pode Utilizar o transporte publico que te leva para qualquer lugar da ilha mais com horários de esperas de 1 hora. Para alugar um carro ou quadriciculos em frente existe locadoras em frente ao terminal da Ilha de Gozo.

O Cartão de Transporte que compramos com passagens ilimitadas por 7 dias também funcionou na Ilha de Gozo sem problemas. Como estavamos de transporte publico escolhemos somente dois pontos para visitar. A primeira parada foi o desfiladeiro Wied il-Għasri, um local incrível onde o mar entra através dos desfiladeiros deixando uma paisagem diferene de tudo que ja vimos e que pudemos nos refrescar do forte calor. Foi um local fantástico e deu vontade de passar o dia todo. Infelizmente o local não possui estrutura nenhuma e o acesso a pé fica é bem distante. O ponto do ônibus mais proximo fica cerca de 1,2km, mas valeu todo o esforço para conhece-lo.

A Segunda Parada foi na Azure Window ou melhor o que sobrou dela devido a forte tempestade que ocorreu no local derrubando no mar seu Arco de Rochas que deixavam a paisagem unica. O Local também serviu para gravações da série Game OF Thrones (Guerra dos Tronos). Uma dica é fazer o passeio de barco que saem a partir do mar interno da Janela Azul, passar pelas suas grutas e conhecer suas cavernas. O passeio é maravilho e a dica e tentar faze-lo perto do final do dia para ter o espetáculo do Por do Sol.

Foi uma pena que não tivemos tempo de conhecer toda a Ilha. A sugestão se você tiver tempo é ficar pelo menos 2 dias (de preferencia com carro) para poder conhecer todos os pontos turísticos com calma.

Veja nosso tour pela medina e o passeio de barco na Azure Window abaixo.

Malta realmente nos surpreendeu. Um País cheios de atrativos com águas quentes no verão, linda praias, com uma rica cultura e história que com certeza agrada qualquer tipo de viajante. Para nossa surpresa também não é um país caro por estar situado na europa podendo aproveitar toda sua gastronomia e passeios que o arquipelago pode oferecer. Aprovamos esse destino e se tiver oportunidade conheça esse país fantástico!