Mundo dos Viajantes

AMARANTE, UMA BELA SURPRESA NO NORTE DE PORTUGAL

A charmosa Amarante pertence ao Distrito do Porto e é cortada pelo famoso rio Tâmega. Além disso possui vinhedos premiados e um Centro Histórico que lembra cenário de filme.

Nós fomos para o centro de Amarante de ônibus a partir de Braga, a viagem durou em torno de 1 hora. A estação  final do ônibus fica no Centro de Amarante. Da estação  fomos em direção ao Largo Concelheiro António Cândido. Neste Largo  ficam as placas com as marcas das três principais cheias que ocorreram na cidade e fica também o Posto de Turismo da Cidade.

A 300 metros do Largo se encontra o cartão postal da cidade: a famosa  Ponte de São Gonçalo construída sobre o Rio Tâmega e que leva o nome do padroeiro da cidade. A Ponte São Gonçalo desmoronou em 1763 devido as cheias que ocorreram e foi reconstruída totalmente em 1790. Além disso muitas batalhas foram travadas na Ponte na época da invasão das tropas Napoleónicas.

Em frente a Ponte fica a Igreja de São Gonçalo construída sobre o local que acredita-se ter sido sepultado o padroeiro da cidade. Como A Igreja estava fechada para reforma infelizmente não tivemos a oportunidade de visitar seu interior.

Ao lado da Igreja fica o Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso que curiosamente foi instalado no antigo Convento Dominicano de S. Gonçalo de Amarante. Em frente ao Museu há coloridas letras que formam o nome da Cidade.

Em Amarante há um lindo Parque Florestal para caminhadas a beira do Rio Tâmega. Além disso é possível passear pelo Rio a remo utilizando guigas, assim chamados os barcos tradicionais da cidade que eram originalmente feitos de madeira, mas, para serem mais resistentes, começaram a ser fabricados em chapa de ferro. O passeio de guiga é uma forma de conhecer a Amarante sob outra perspectiva.

Importante destacar que Amarante  possui o maior parque aquatico de montanha da Península Ibérica e o primeiro parque aquático do norte do País. No Parque há uma bela vista do Rio Tâmega.

Curiosidade

Existe um doce tradicional de Amarante chamado de diversos nomes dentre eles “colhõezinhos de São Gonçalo” e “Caralhinhos de São Gonçalo” em homenagem ao padroeiro da cidade. Trata-se de um doce fálico, pois imita o órgão reprodutor masculino que em algumas culturas é o símbolo da fertilidade. Dizem que São Gonçalo era conhecido como o Santo casamenteiro que salva as velhinhas da viuvez, ajudando-as casar novamente. E que também ajudava homens com problemas de impotência que lhe rezavam solução. Dizem que as solteiras roçam seus corpos no túmulo de São Gonçalo com o objetivo de se tornarem férteis ou arranjarem casamento.

Há muitos doces espalhados pela cidade, mas muitos a massa é dura, portanto recomendamos o doce da Confeitaria Moinho que possui massa leve, fofa e vem com recheio.

Onde comer

O Centro de Amarante possui vários restaurantes, cafés e docerias.  Quanto mais pertos da Estação de ônibus mais baratos são preços. A medida que você vai caminhando em direção a Igreja de São Gonçalo os preços vão aumentando. Nós almoçamos no Restaurante Estoril localizado na rua 31 de Janeiro. Nos fundos do restaurante tem um deque voltado para o Rio Tâmega bem  como outros restaurantes vizinhos. Portanto recomendamos almoçar em algum restaurante com vista para o Tâmega. Nós comemos Frango assado e Bacalhau a moda da Casa que somados as bebibas totalizou 18 euros, preço bem acessível para um restaurante turístico com vista.

Como chegar

Para chegar em Amarante você pode ir de carro ou ônibus.  A estação de rodoviaria é pequena, mas tem estrutura de Café, banheiros e bilheteria.

Para que vai de carro a cidade possui alguns estacionamentos que ficam em frente ao Museu Municipal, na Praia Fluvial de Aurora e no Parque Florestal. É importante destacar que o Centro Histórico e arredores possuem ruas bem estreitas onde é difícil arrumar lugar para estacionar. O trânsito na alta temporada fica um pouco complicado e confuso.

Um dia foi suficiente para conhecer o Centro Histórico de Amarante que nos encantou pela sua beleza e tranquilidade. Amarante com certeza é uma cidade que merece ser conhecida e fazer parte do seu roteiro de viagem pelo Norte de Portugal.  É uma ótima opção de bate e volta para quem está no Porto ou Braga. Caso queiram aproveitar o Parque Aquático da Cidade sugerimos permanecer 2 dias na cidade.

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Braga – Clique aqui;

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui