Mundo dos Viajantes

Aveiro, a Veneza portuguesa

Já fazia algum tempo que planejávamos conhecer Aveiro, também conhecia como a Veneza portuguesa por conta de seus canais. Como era verão e alta temporada deixamos a visita já para o fim de setembro para conhecermos a cidade com mais calma, sem muito tumulto.

Nós pegamos o trem em Braga, o valor da passagem por pessoa foi 5,85 euros. Nós descemos na Estação Porto- Campanha e lá trocamos de linha pegando outro trem para Aveiro, portanto para quem sai do Porto é ainda mais rápida a viagem. O total da viagem levou algo em torno de 2 horas.

Em Aveiro nos hospedamos no Hotel The Bohemian Place ficava a apenas 2 minutos da Estação de trem, veja o link aqui sobre a nossa experiência no Hotel.

A cidade de Aveiro é muito charmosa e é possível percorrer seus principais pontos turísticos em um dia, portanto para quem está no Porto é uma ótima opção para um bate e volta.

Nós como sempre fizemos tudo a pé e de fato a cidade pede isso. Do nosso hotel fomos andando até Praça Humberto Delgado que fica exatamente no local de embarque dos passeios de Moliceiro.

O passeio de Moliceiro custa 10 euros por pessoa e tem duração de 45 minutos. Durante o passeio o guia vai contando um pouco da história da cidade, portanto recomendamos afinal é o carro chefe da cidade e não é caro.

O mesmo percurso que fizemos no passeio de Moliceiro também fizemos a pé de ponta a ponta. A cidade é cortada pelos canais  que são chamados de Rias de Aveiro. De um lado de Aveiro vemos casinhas tradicionais, históricas e coloridas, Mercado do Peixe que durante o dia é de fato um mercado, já à noite funciona como restaurante.

Nos arredores do Mercado Peixe há vários bares e cafés super descolados, uma ótima opção para finalizar o dia.

As Rias de Aveiro possuem diversas pontes, as mais famosas e fotogênicas são : Ponte dos namorados onde é possível ver um belo pôr do sol e Ponte da Amizade com suas fitinhas coloridas cheias de gravuras deixadas pelos turistas. Ao lado da Ponte da amizade fica também o shopping da cidade que por sinal tem um terraço muito bonito.

Em outra ponta de Aveiro fica o mais novo bairro que foi todo reformulado, considerado hoje a parte nobre da cidade. É lá que fica uma antiga fábrica que foi reformada e hoje é uma escola,  e  lá também fica  a escadaria I LOVE AVEIRO.

Como vocês podem ver Aveiro é uma cidade para você caminhar, curtir um belo pôr do sol em algum ponto dos canais, experimentar ovos moles, doce típico local que lembra muito o chuvisco, doce produzido em Campos no Rio de Janeiro. Enquanto na maioria das cidades portuguesas se come pastel de nata com café, em Aveiro é um doce de ovos moles com café.

A nossa doceria preferida foi a Santa Maria, a cada visita experimentamos novos doces, o mais gostoso foi o bolo de pão ló, diferente do demais que eu já havia comido este era úmido por dentro, bem cremoso, cada colherada e nós queríamos mais, portanto não vão embora de Aveiro sem antes comê-lo.

Há duas atividades a se fazer e conhecer em Aveiro, mas que nós descartamos porque nossos interesses foram conhecer os pontos externos; Museu de Aveiro e oficina de doces que funciona como um espaço interativo que explica o processo de fabricação dos ovos moles.

Portanto esse foi nosso roteiro em Aveiro: perambular pela cidade a pé, comer muitos doces, passear de Moliceiro, assistir pôr do sol em pontos diferentes de seus canais.

De Aveiro também fomos conhecer a Praia da Costa Nova, conhecida por suas casinhas coloridas únicas, veja o link da matéria aqui e também fizemos um bate e volta até a cidade de Águeda, famosa por suas ruas decoradas com sombrinhas coloridas.

Como chegar em Aveiro: nós o fomos de trem a partir de Braga e pegamos a opção urbana que custava 5,85 euros, porém com tempo de 2 horas, já opção rápida era 24 euros sendo o tempo de 1 hora. Se partir do Porto vai levar apenas 1 hora no trem urbano. Para consultar horários e preços do trem em Portugal é www.cp.pt

Esperamos que nosso roteiro possa inspirar vocês a conhecer Aveiro, a cidade é muito charmosa . Lembrando que para viajar para Portugal e outros países da Europa o seguro viagem é obrigatório, portanto com nosso código de desconto MUNDODOSVIAJANTES5 da Seguros Promo, além do desconto você estará nos ajudando a manter o blog que não tem fins lucrativos. Não esqueça de quando for utilizar o código colocar esse link >>> goo.gl/9hvsaJ

Veja outros roteiros bem legais em Portugal:

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.