Mundo dos Viajantes

Barcelos – A origem do Galo de Portugal

Nossa temporada em Portugal está nos rendendo várias surpresas e dessa vez tivemos a agradável oportunidade de conhecer Barcelos a cidade do Galo de Portugal que fica no distrito de Braga a 60 km do Porto e que faz parte do caminho dos Peregrinos para Santiago de Compostela.

Barcelos é conhecida pela Lenda do Galo que conta com a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado.  Segue abaixo a lenda que é contada na cidade e encontrada e vários registros na internet.

“Um dia, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela em cumprimento de uma promessa.

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:

– “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem!

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.”  (fonte: wikipeida.org)

Apresentados a essa incrível Lenda podemos agora entender porque Barcelos possui várias estatuas de Galos espalhadas e lojinhas vendendo lembrancinhas de galos de todos os tipos, cores e tamanhos.

Barcelos não é uma cidade muito grande então você pode conhecer todos os seus pontos turísticos em apenas um dia.

Começamos nosso passeio pela Avenida da Liberdade uma das avenidas principais da cidade onde possui um lindo jardim e o incrível Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Como não era permitido fotografar seu interior registramos só o lado de fora. O Templo realmente é muito bonito é vale a pena conhecer. A Entrada é gratuita.

Logo em frente ao Templo existe o Jardim das Barrocas. Um Jardim lindo , florido e bem cuidado. Ao longo do passeio pudemos ver várias equipes cuidando dos jardins da cidade.  O Jardim das Barrocas além de ser bem florido possui um banheiro publico subterrâneo gratuito e limpo caso você precise de um.

Do jardim das Barrocas já pudemos observar nosso próximo ponto turístico: a Torre Medieval que fez parte da muralha da cidade do século XV. Hoje a Torre Medieval serve como um centro de exposições, uma lojinha de lembranças e você também pode subir até o seu topo e ter uma visão de 360 graus de toda a cidade, e o melhor a entrada para seu topo é gratuita!

Após a visita a Torre Medieval resolvemos almoçar.  No entorno da Torre existem vários locais com preços para todos os gostos. Recomendamos ir nas ruas onde possuem a maioria dos restaurantes: a Rua Bom Jesus da Cruz e a Rua Antonio Barroso. Almoçamos no Restaurante Bar do Barcelos, lá comemos uma Francesinha e um Carneiro Assado com batatas mais bebidas por apenas 19,70 euros. Tendo em vista o ótimo ambiente e por se tratar de uma área turística o preço estava barato comparado aos outros restaurantes do mesmo nível.

Devidamente alimentados partimos em direção a Ponte Medieval de Barcelos onde se localiza o Rio Cávado e divide Barcelos de Barcelinhos.  Pelo caminho passamos pela praça do Galo de Barcelos onde fica a maior estatua do Galo e o museu de Olaria.

Continuando nossa caminhada chegamos ao Cruzeiro do Senhor do Galo e o Paço dos Condes de Barcelos onde se deu a origem da Lenda do Galo.  Ao lado se localiza também a linda Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos.

Chegando na ponte Medieval pudemos observar que nas margens do Rio Cávado tanto o lado de Barcelos quanto Barcelinhos possuem incríveis jardins com mirantes. Atravessamos a Ponte Medieval e Fomos a Barcelinhos até a praia pluvial.

Achamos muito linda a região do entorno da Ponte Medieval e resolvemos passar o resto da tarde apreciando, curtindo e tirando várias fotos  antes de nosso regresso para casa.

Adoramos passar um dia e conhecer essa cidade encantadora com uma Lenda incrível.  Um dia é mais que suficiente para conhecer seus pontos turísticos. O ponto alto do passeio foi subir a Torre Medieval que possui uma visão 360 da cidade e atravessar a Ponte Medieval de Barcelos e apreciar o final de tarde em um dos jardins à margem do Rio Cávado.

Como chegar: Você pode chegar até Barcelos através de trem estação Barcelos ou de Ônibus. Elas ficam aproximadamente 1,5km de distancia do centro da cidade. Saindo de Braga fomos com a empresa Transdev, mas se for de trem basta entrar no site www.cp.pt e fazer a simulação conforme seu local de partida.

E aí, se sentiram inspirados a conhecer Barcelos? espero que nosso roteiro possa estimular vocês a conhecer essa cidade rica e histórica . Lembrando que para viajar para Portugal e outros países da Europa o seguro viagem é obrigatório, portanto com nosso código de desconto MUNDODOSVIAJANTES5 da Seguros Promo, além do desconto você estará nos ajudando a manter o blog que não tem fins lucrativos. Não esqueça de quando for utilizar o código colocar esse link >>> goo.gl/9hvsaJ

Veja outros roteiros bem legais em Portugal:

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui