Mundo dos Viajantes

O QUE FAZER EM BRAGA

Braga está entre as 10 cidades mais populosas de Portugal, é considerada uma cidade jovem, além de ser referência no desporto do País e mesmo com todas essas características ainda mantém o ar de Cidade do interior.

Braga não é uma Cidade muito grande, portanto você pode conhecer os principais pontos turísticos tranquilamente em apenas 1 dia! Muitos turistas que visitam o Porto (você pode conferir mais sobre o Porto clicando aqui) fazem um bate e volta de trem para conhecer a charmosa Braga.  O valor da passagem de trem não é tão caro e a viagem e sai por apenas 6,50 euros ida e volta por pessoa, além disso, possui vários horários saindo do Porto. Você pode conferir os horários dos trens através do site da CP Comboios de Portugal, empresa responsável pela Ferrovia.

Neste roteiro você vai poder aproveitar os principais pontos da Cidade até mesmo na baixa temporada onde a duração do dia é mais curta. Uma observação a ser feita é que a maior parte da Cidade pode ser feita a pé, exceto o Sameiro e Bom Jesus por serem atrativos distantes do Centro. Portanto para visitar as duas atrações no mesmo dia terá que usar serviço de Uber ou ônibus publico da Cidade, ambos são rápidos e econômicos.

Nosso roteiro começa então pela saída da Estação de Trem de Braga. A poucos metros você encontrará o Arco da Porta Nova de Braga, ou seja, a entrada antiga da Cidade, nessa região já se inicia a parte do Centro Histórico da Cidade onde há vários locais para fazer refeições desde Restaurantes, Lanchonetes e Cafés. Caso esteja de carro, existe um estacionamento perto do Arco da Porta, basta colocar no Mr. Google Maps.

Após atravessar os Arcos da Porta Nova de Braga você irá em direção a principal Igreja de Braga: a Sé de Braga que é considerada um dos mais importantes templos românico no país, lá se encontram os túmulos de Henrique de Borgonha, Conde de Portucale e sua esposa, Teresa de Leão, e os pais de D. Afonso Henriques. Além disso, lá se encontra um dos espinhos da Coroa de Cristo.

Outro ponto turístico muito visitado é o Jardim de Santa Barbara. Braga possui muitos Parques e Jardins, é uma referência na Cidade. Todos os jardins espalhados pela Ruas e Praças estão em constante manutenção.

Se você gosta de tirar fotos com letras que formam o nome da Cidade, então ficará feliz em fazer seu registro nas Letras de Braga que atualmente (de tempos em tempos mudam o local) se encontra no Largo Carlos Amarante. Ali aproveite para visitar a Igreja de São Marcos.

Depois do Largo você pode seguir para a Praça da Republica, onde há um grande chafariz com uma Baleia e também local onde acontece a maioria dos eventos da Cidade. Em frente ao chafariz fica a Avenida Central, a Principal Avenida da Cidade. No inicio da Avenida Central vais encontrar um belo jardim e ao longo dela comércio de rua e lojas como Zara e Sephora.

Na Avenida Central se encontra também uma das principais casas de espetáculo de Braga, o Teatro Circo. Após passar pelo Jardim da Avenida Central você chegará na Rua do Raio. No lado direito da Rua do Raio você verá o belo e azul  Palácio do Raio. No lado esquerdo dessa rua partem os ônibus com destino ao Santuário do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Caso queira conhecer somente o Santuário do Bom Jesus do Monte o número do ônibus é 2, caso queira conhecer os dois Santuários o número do ônibus é o 88. O ônibus 88 passa nos dois pontos turísticos. O valor da passagem pode ser pago diretamente ao motorista. Outra opção muita mais rápida, mas não tão cara é o Uber até mesmo porque os ônibus que partem para os Santuários partem com intervalos longos. Para conferir mais detalhes das linhas de ônibus da cidade você pode entrar aqui.

O lado bom de visitar os Santuários a partir da tarde é que você pode apreciar um lindo pôr do sol em qualquer um deles. Lembrando que no verão isto ocorre a partir das 20h:30.

O Santuário do Sameiro é o ponto mais alto da Cidade de Braga, com 572 metros, onde é possível vislumbrar a paisagem da Serra do Geres, Cabreira, Penha até Franqueira, vale muito pena a visita e o melhor: a visitação é gratuita. Para saber mais do Santuário do Sameiro clique aqui.

O Santuário do Bom Jesus do Monte é o mais famoso da cidade, localiza-se no Parque de mesmo nome e fica próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Ele foi classificado como Monumento Nacional e declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.  É local Lindo e com grande valor histórico e cultural. Para mais detalhes de nossa visita ao Bom Jesus do Monte você pode ver em nossa matéria exclusiva clicando aqui.

Espero que com esse roteiro você possa conhecer um pouco dessa linda Cidade que pode ser feita como bate e volta a partir do Porto através de trem.  Caso queira você também pode inverter o roteiro e conhecer primeiramente os Santuários e depois o Centro histórico.

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui