Mundo dos Viajantes

Parque Estadual de Vila Velha, vale a pena conhecer

Hoje vou falar do Parque Estadual de Vila Velha, uma das atrações turísticas do Paraná que chama atenção por ter formações de arenitos de mais 300 milhões de anos.

Nós fomos conhecer  durante  o  Carnaval de 2018 enquanto estávamos em Curitiba. Há quem faça o passeio por conta própria, mas como não alugamos carro, fizemos com a Serra Verde Express. 

No Parque a visitação é dividida em caminhada pelos Arenitos que possuem formas diversas e curiosas e visitação pelas Furnas e Lagoa Dourada.

O Parque fica no Município de Ponta Grossa e fica a 100km de Curitiba e 20 km do Centro de Ponta Grossa.

Na entrada do Parque há estacionamento gratuito. O local dispõe de centro de visitação, lanchonete, banheiro e bilheteria.  Há a opção  de comprar o passeio somente para os Arenitos ou também o passeio para conhecer as Furnas e a Lagoa Dourada.

Todos os passeios são guiados e são feitos de ônibus até o ponto de caminhada de cada atrativo. Se optar por conhecer todos o ideal é começar por Furnas e Lagoa Dourada, pois os ônibus que partem pra lá possuem intervalos maiores (9h30, 11h, 13h30, 15h30), já arenitos saem de 15 em 15 minutos.

O Passeio por arenitos é muito bacana, parecia que estávamos caminhando por algum vale de dinossauros. O dia estava nublado, mas o pouco sol que havia me deixou vermelha nos braços pois esqueci o protetor solar.

A formação arenítica de Vila Velha remonta ao período Carbonífero  quando o mar interior que existia no local começou a ser drenado, expondo o material arenoso que acabou cimentado com óxido de ferro (daí a cor avermelhada).

Nos milênios seguintes o terreno gradativamente se elevou e foi vagarosamente erodido pela ação dos ventos e da chuva que atuaram nas zonas mais frágeis das rochas, desgastando-as de forma diferencial e até mesmo isolando-as em diversos blocos.

Algumas formações rochosas do Parque Estadual de Vila Velha lembram animais e objetos. A criatividade rolou solta entre os visitantes rs.

Após o passeio por arenitos realizamos o segundo passeio que contempla Furnas e a Lagoa Dourada. Da mesma forma que o primeiro pegamos um ônibus do parque em direção aos locais que ficavam mais afastados do centro de visitante.

 A primeira parada foi em Furnas para ver as dolinas. Infelizmente não foi possível enxergar muito as dolinas devido a vegetação que estava alta.  Antigamente era possível descer com um elevador panorâmico até o fundo da dolina principal mas infelizmente ele está quebrado e com seu mirante interditado devido ao risco de desabamento do local.

A guia informou que uma empresa havia ganho a licitação para reformá-lo mas não tinha previsão do início das obras.

Já na segunda parada visitamos a Lagoa Dourada. O nome Lagoa Dourada é devido aos raios de Sol que quando batem na água deixam a cor dourada. Infelizmente como estava nublado não vimos esse efeito na água. Os dois pontos de visitação levaram cerca de 1 hora para visitar e foram bem tranquilos para caminhar não exigindo nenhum tipo esforço físico.

Adoramos todo o parque mas caso esteja sem disponibilidade para ficar um dia inteiro recomendamos a realização somente do passeio de Arenitos que são realizados a cada 15 minutos. Para saber mais sobre nosso roteiro completo por Curitiba clique aqui.

Informações:

Site da Serra Verde

www.serraverdeexpress.com.br

Instagram: @serraverdeexpress