Mundo dos Viajantes

ROTEIRO DE 7 DIAS EM CUSCO

Esse ano finalmente conseguimos conhecer esse lugar mágico que estava em nossa pequena lista (risos) de lugares para conhecer antes de morrer! Cusco realmente é incrível e superou todas as nossas expectativas. E conhecer Machu Picchu, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, foi uma experiência inesquecível.  

Antes de viajar para Cusco você precisa saber de algumas coisas que vão ajudar no planejamento do seu roteiro.

Qual a melhor época para visitar?

A melhor época para visitar é na época de seca: de maio a outubro. Você até pode visitar em outros períodos do ano mas as chuvas e a visibilidade nas montanhas podem prejudicar a experiencia da sua viagem. O dias mais frios do ano em Cusco são de 15 a 25 de junho (solstício de inverno).

Quando ir?

  • Maio a outubro: época mais seca de Machu Picchu, sem chuvas.
  • Junho, julho e agosto: alta temporada e Machu Picchu fica cheio, porém seca.
  • Novembro a fevereiro: época de chuvas.

Quantos dias para conhecer Cusco?

Na região de Cusco possui inúmeros lugares incríveis para conhecer por isso o ideal em nossa opinião e ficar no mínimo 4 dias para conhecer Machu Picchu e realizar outros tours pela região. Ficamos 7 dias Inteiros e conseguimos realizar os principais destinos com calma.

Onde ficar em Cusco?

Escolha uma hospedagem próxima da Praça das Armas. Você terá inúmeras opções de restaurantes de preços variados, farmácias, mini mercados, lojas para comprar chips de celular e lojas de lembrancinhas. Ficamos surpresos como Cusco e movimentada tanto de dia quanto de noite. Nos sentimos muito seguros além de ser uma cidade super limpa. Fizemos tudo a pé pela cidade.

Respeite a Altitude!

Realmente a altitude castiga e por isso não abuse nos passeios e evite fazer muito esforço nas trilhas. Cada pessoa sente os efeitos de forma diferente. Tome muito chá de Coca porque realmente ajuda a não sentir os efeitos da altitude.

Dia 1 – Moray e Salinas de Mara

Após a chegada no dia anterior em Cusco, reconhecimento da cidade, tempo para descansar e sentir a altitude começamos com o Tour em Moray e Salinas de Mara que não exigia muito esforço físico. Nossa ideia era fazer os Tours com menos intensidade no início deixando as trilhas e montanhas com altitude maiores para os últimos dias dando tempo de nosso corpo acostumar com os efeitos da altitude. Para conhecer tudo sobre esse passeio assista nosso video abaixo:

Dia 2 – Vale Sagrado dos Incas

Nosso segundo dia de Tours por Cusco fizemos o Tour pelo Vale Sagrado dos Incas onde nos aprofundamos na história dessa civilização Incrível. Importante lembrar que após esse tour pegamos um trem para Aguas Calientes para no dia seguinte conhecer Machu Picchu. Você pode conhecer Machu Picchu a partir de Cusco em um bate e volta mas recomendamos dormir em Aguas Calientes uma vez que se torna menos desgastante e cansativo. Aguas Calientes fica apenas 20 minutos de ônibus até a entrada de Machu Picchu. Assista toda a nosso tour pelo Vale Sagrado dos Incas em nosso vídeo no Youtube:

Dia 3 – Machu Picchu

Finalmente nesse dia conhecemos Machu Picchu considerado uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Como estávamos em Aguas Calientes pegamos o segundo horário de entrada em Machu Picchu (8h:30m). De Aguas Calientes para Machu Picchu você pega um ônibus que leva aproximadamente 20 minutos até a entrada do Parque. E importante avisar que após a pandemia do Covid foram implementadas várias mudanças na visitação de Machu Picchu como por exemplo o número de visitantes por dia, tempo de permanência de 4 horas e visitação no formato circuito onde você não pode regressar para nenhum ponto por onde já passou seguindo um circuito de via única até o final do Parque. Para saber tudo sobre Machu Picchu assista nosso vídeo abaixo:

Dia 4 – Laguna Humantay

A Laguna Humantay ficará marcado em nossas memórias além de ser um lugar incrível e mágico foi um dos lugares que mais nos exigiu fisicamente para conhecer. Com 4.200m acima do nível do mar a altitude castiga e a trilha é muito íngreme mas todo o esforço e recompensando com de tirar o fôlego! Toda a nossa experiencia, detalhes da trilha, nossa opinião e todos os efeitos da altitude que sentimos você pode conferir no vídeo abaixo:

Dia 6 – Descanso

Antes de Visitar Cusco tínhamos pesquisado que as trilhas para a Laguna Humantay, Montanha Palcoyo e a Rainbow Mountain eram muito desgastantes então decidimos colocar um dia livre entre esses tours para poder recuperar as energias e descansar.

Dia 7 – Montanha Palcoyo

A Montanha Palcoyo na verdade é um complexo de 3 montanhas coloridas com mesma formação geológica que a famosa Rainbow Mountain. Além de conhecer 3 montanhas coloridas você ainda pode ver a Cordilheira dos Andes e o Vale Vermelho. Esse Tour realmente vale muito a pena. Ele é pouco conhecido pelos turistas porque poucas empresas realizam uma vez que e um pouco mais longe para chegar e por não ser tão famoso nas mídias sociais quanto a Rainbow Mountain. Veja toda nossa experiencia na Montanha Palcoyo no vídeo abaixo:

Dia 8 – Rainbow Mountain

Infelizmente não conseguimos visitar a famosa Rainbow Mountain porque ela estava fechada para visitação por protestos políticos na região. Aproveitamos esse dia para passear pela cidade fazer compras e descansar.