Mundo dos Viajantes

VENEZA – O QUE FAZER EM 1 DIA!

Um dos lugares que sempre queriamos conhecer foi Veneza e por isso ficamos 3 dias nessa linda cidade para conhecer com calma todos os seus cantinhos! Mas se você não tem tempo e deseja conhecer os principais pontos turísticos em apenas um dia preparamos um post que vai te ajudar a connhecer uma das cidades mais românticas e charmosas da Itália!

Antes de começar a falar tudo o que se pode fazer em Veneza em um dia temos algumas dicas e informações importantes que vão ajudar no seu bolso e no seu tempo!

1) Como economizar em hospedagem em Veneza:

Sim isso mesmo que você leu! Temos um vídeo em nosso canal do Youtube com uma super dica para você economizar muito com sua hospedagem vale a pena conferir!

2) Como chegar a Veneza:

Veneza não possui ruas e nem estradas, apenas canais. Ambulâncias, correios, taxis e ônibus (chamados de vaporettos) são embarcações que circulam pela Ilha normalmente. É proibido também a circulação de bicicletas e patinetes uma vez que a maioria das ruas são estreitas e com muitas pontes. Os moradores não possuem carros e sim pequenas embarcações.

Para chegar em Veneza você tem duas opções:

A Primeira de trem (Estação Santa Lucia) que foi nossa opção. A rede ferroviária da Itália é excelente e possui uma rede bem ampla para vários destinos.

A Segunda opção será de ônibus ou carro. Com o carro você deverá deixa-lo na zona de estacionamento de Veneza. Existem vários parques de estacionamentos nas zonas de Tronchetto, Santa Chiara e Santa Croce e em frente a rodoviária. Da rodoviária para estação de trem onde se pode começar o tour são apenas 600 metros andando. 

3) Como se locomover em Veneza:

Melhor forma de conhecer Veneza e a pé se perdendo pelas ruas, jardins, praças, palácios e igrejas. Use o Vaporetto somente em casos de bate e volta para as Ilhas Burano e Murano ou se estiver com malas e precisar se locomover até a outra ponta da ilha. Os Vaporettos possuem horários e rotas definidas, além disso na alta temporada são cheios, caros para não moradores (turistas) e dependendo da rota demora muito. Clique aqui para baixar o mapa de rotas dos vaporettos.

4) Tour em Veneza:

O tour começa em frente a estação de trem e do outro lado do rio você já vai encontrar a Igreja San Simeone Piccolo e de onde vai avistar a Ponte dos Descalços. Atravessando essa ponte você está iniciando seu tour por Veneza! De lá você vai em direção a Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, Igreja gótica imponente concluída na década de 1330.

Há 400 metros da Igreja você vai encotrar a Grande praça San Polo. Depois de atravessar algumas pontes e passar por algumas ruelas com comércio local e restaurantes você vai chegar em uma das mais famosas pontes de Veneza a Ponte de Rialto. Uma ponte em Arco mais antiga sobre o Grande canal. Antigamente era unica ponte que ligava os dois lados até construirem outras travessias. Nessa região possui uma grande variedade de lojas, restaurantes e bares. 

O tour vai continuar até o ponto que acreditamos ser o mais movimentado e com mais pontos turísticos reunidos, a Praça de São Marcos. Na Praça de São Marcos está localizado a Bilbioteca Nacional, A Basilica de São Marcos e o Palácio Ducale e a poucos metros a Ponte dos Suspiros que reza a lenda que casais que passam por baixo da ponte dos suspiros no passeio de gôndola ficam para sempre juntos!

Ponte dos Suspiros

Caso tenha tempo não deixe de conhecer a encantadora e diferente Livraria Acqua Alta e finalize o seu dia com um incrível Por do Sol na Praça de São Marcos.

Sobre os passeio de Gôndolas:

O tarifário oficial prevê um custo para a gôndola (até 6 pessoas) de 80 euros por até 40 minutos e a partir das 19 horas o valor sobe para 100 euros. Muitas casais dividem o passeio reduzindo assim o seu custo. Nós recebemos o convite de um casal para dividir, mais recusamos pois confessamos que não sentimos nenhuma curiosidade em fazer o passeio, preferimos conhecer os canais no solo mesmo. Tivemos a experiência de passear pelas águas quando pegamos o Vaporetto para as Ilhas de Burano e Murano.

Dicas Gastronomicas:

Não deixem de comer os canoles de Veneza! São macios e deliciosos e possuem vários sabores e a bebida local chamada Bellini que parece um espumante de pêssego!

Confira toda nossa aventura completa em nosso canal do Youtube!