Mundo dos Viajantes

ALGARVE, PORTUGAL: DICAS E ROTEIRO – Parte 1/2

O Algarve estava na nossa lista desde que chegamos em Portugal e enfim fomos conhecer a região que superou as nossas expectativas, estamos apaixonados. Aqui vamos escrever nosso roteiro e dicas.

ONDE FICA: o Algarve é uma região, uma província histórica de Portugal, é a região mais Sul de Portugal Continental, possui um litoral incrível, um clima agradável quase todo ano devido a sua proximidade da África. A região do Algarve possui diversas cidades, sendo seu Distrito Faro. Dentre as cidades estão Faro (capital do Distrito), Lagoa, Portimão , Lagos, Albufeira e outras.

COMO CHEGAR: há diversas formas de chegar no Algarve: avião, há voos diretos de Lisboa e Porto para o aeroporto de Faro, Capital, levam em torno de 1 hora, inclusive pela Ryanair há muitos voos low cost, portanto deve-se ficar ligado. Outra opção é de carro, sendo que a distância vai depender do seu ponto de partida. É possível também de ônibus através da empresa Rede Expresso, há partidas de diversas cidades, portanto o ideal é consultar diretamente no site deles, e a distância vai depender igualmente da sua cidade de partida. E por fim é possível também de trem através da CP Comboios. Vou colocar aqui o site de cada um deles no final da matéria e lá terá valores e tempo de viagem de cada um.

COMO SE LOCOMOVER NO ALGARVE: apesar das cidades serem relativamente próximas o ideal é carro, pela liberdade de locomoção e também porque os transportes públicos possuem intervalos longos e como há muitas paradas a viagem que de carro leva 20 a 30 minutos passa a ser de no mínimo 1 hora de ônibus e para algumas praias como Marinha e Albandeira sequer há ônibus, pois são estradinhas bem estreitas e mão dupla. Dirigir no Algarve foi bem tranquilo, usamos o carro de uma das locadoras mais tradicionais da Europa, a Centauro Rent a Car, atendimento impecável, carros novos, só tivemos experiências positivas com a Centauro Rent a Car.

Importante destacar que a locadora oferece o aluguel diário de um aparelho para usar nos pedágios, assim não temos que nos preocupar com pagamentos e nem multas, é descontado diretamente no aparelho. Os pedágios por quais passamos foram na auto estrada A22 e N125 de Faro x Lagoa, depois Lagoa x Lagos e por fim Lagos x Faro, ou seja, poucas vezes. Gastamos 53 euros de combustível somente no Algarve realizando o roteiro todo abaixo de carro.

Na maioria das praias há estacionamento gratuito, em verdade somente tivemos que pagar no Centro de Lagos quando fomos na Praia da Batata e Estudantes. Entretanto é importante esclarecer que estivemos na região na média temporada, ou seja, mês de maio, então sempre havia vagas. Nós ouvimos que na alta temporada o trânsito fica um pouco confuso e os estacionamentos lotam.

QUANDO IR: o clima no Algarve é agradável praticamente todo ano, porém como somos friorentos preferimos temperaturas mais quentes, sendo assim fomos no mês de maio quando já é considerado média temporada. A alta temporada é considerada nos meses de junho a agosto, quando são férias na Europa e as temperaturas são bem mais altas. Portanto se quiserem ir com tempo quentinho, mas com a região ainda tranquila o ideal é maio e setembro.

ONDE SE HOSPEDAR: Tivoli Carvoeiro, um resort 5 estrelas que fica na Vila de Carvoeiro, cidade de Lagoa. Um resort completo, com piscina externa e interna aquecida com uma vista única e privilegiada para falésia Vale Covo e mar, inclusive do Bar que fica no terraço. O resort fica em uma ótima localização, bem pertinho do Centrinho de Carvoeiro (10 minutos a pé).

e Onyria Palmares Beach House Hotel, um charmoso hotel boutique situado em  Odiáxere, cidade de Lagos. O Hotel possui campo de Golf com uma vista maravilhosa para o campo com mar ao fundo.

IMPORTANTE: o acesso para muitas das praias do Algarve são através de escadas, aquelas que consideramos as mais bonitas são mais de 100 degraus, é um pouco cansativo mas não vimos isso ser impeditivo para crianças ou idosos. As águas da maioria das praias são geladas, às vezes é possível encontrar alguns trechos mais aquecidos por conta das correntes.

NOSSO ROTEIRO DIA A DIA: não vamos considerar o dia de chegada, pois já era fim de tarde então apenas fomos assistir o pôr do sol na Praia do Paraíso que fica no Centro de Carvoeiro, então a dica vale para todos já que  a maioria dos hotéis possuem check in no meio da tarde. Então nossa sugestão é que escolha uma praia mais próxima da cidade que você estiver para assistir um belo pôr do sol.

DIA 1: como nos primeiros dias estávamos hospedados no Carvoeiro na cidade de Lagoa fomos na Praia da Albandeira e depois na Praia da Marinha. Colocamos os endereços no GPS e não houve erro. No caminho há placas também que ajudam a situar.

Albandeira: a praia da Albandeira é pitoresca e parece cenário de filme, ela fica em Porches e pertence a cidade de Lagoa. Inicialmente exploramos por cima, caminhando pelas falésias e tivemos essa vista incrível do arco natural que há nela conhecido como Arco da Albandeira e  depois fomos explorar a praia por baixo.  A praia é dividida entre falésias, portanto há o lado direito e o lado esquerdo. Para acessar o arco da foto por baixo passa por um pequeno túnel escavado na própria falésia.

Em termos de estrutura a praia possui estacionamento gratuito, não muito grande e um Café/Bar local com bebidas, lanches e banheiro. A estradinha que vai para a praia é bem estreita e mão dupla, então deve-se ter atenção nas curvas e dar passagem.

Almoço: almoçamos num restaurante que encontramos nas proximidades do caminho para a Marinha, pois não queríamos perder tempo. O Restaurante se chama O Rústico, os pratos individuais são fartos e giram em torno de 10 a 15 euros, pedimos hambúrguer com fritas e frango com fritas, gostamos mais do frango. A comida é boa, mas nada espetacular. Total da conta com bebidas: 24,10 euros (aceita multibanco).

Marinha: a Praia da Marinha fica em Caramujeira,  também cidade de Lagoa e é linda demais, considerada uma das mais bonitas do mundo e nós concordamos. Neste dia estava nublado, portanto voltamos rapidamente em outro dia para poder ver melhor a cor do mar com o sol refletido. Assim como na Albandeira, a praia da marinha também possui falésias onde é possível fazer caminhadas, inclusive ela faz parte do percurso do 7 vales suspensos.  Abaixo colocamos foto com dia nublado e dia com sol. Nossa sugestão é percorrer as falésias antes de ir para Praia.

O que achamos mais curioso e bonito na Praia da Marinha foi o coração formado no alto de suas falésias, é uma daquelas situações em que percebemos como a natureza é magnífica. Vocês também conseguem ver um coração?

Em relação a estrutura a praia possui estacionamento gratuito, algumas barracas que vendem bebidas no estacionamento e um Café/Bar já na praia com acesso a banheiro. Para chegar até a praia da Marinha deverá descer mais de 100 degraus escadas de madeira, mas não se percebe muito com tanta paisagem no caminho.

Jantar: neste dia jantamos no maravilhoso restaurante do Hotel Tivoli Carvoeiro. O serviço era de buffet com sobremesas inclusas. Tudo muito gostoso, bem preparado e com bastante variedade, tivemos que nos conter para não cometer o pecado da gula.

DIA 2: no segundo dia fizemos um passeio de Catamaran com a empresa Algarexperience que fica em Albufeira. O passeio que escolhemos foi Barbecue na Praia e tem duração de um pouco mais de 6 horas. O catamaran parte da Marina da Albufeira e navega ao longo da costa.. No passeio está incluso open bar (água, refrigerantes, cervejas, sangrias e vinhos) durante todo o percurso e um delicioso churrasco em uma praia isolada. O passeio percorre por diversas grutas, inclusive a famosa Benagil que ficamos nos devendo pelo motivo que vamos expor ao final.

Há diversos passeios oferecidos pela empresa para todos os gostos, mas nada mais gostoso que um churrasco na Praia com camarão, peixe, mista de carnes, chouriço e fritas. A estrutura oferecida pela empresa é incrível,  recomendamos vocês visitarem o site, o difícil vai ser escolher. O interessante desse passeio e que assim você verá as praias por outro ângulo.

Jantar: fomos comer numa Pizzaria no Centrinho de Carvoeiro: o Forno do Fraser. Uma pizzaria familiar, pequena e aconchegante cujo o proprietário e pizzaiolo é um senhor inglês  amante de blues. O local parece uma cantina saída dos anos 60, as pizzas são deliciosas e os preços super em conta, deu até água na boca agora ao lembrar. Total da conta de duas pizzas com bebidas:16 euros. Endereço:rua do Casino, 4. Não se deixe enganar pela falta de apresentação de entrada da Pizzaria, as pizzas são muito gostosas.

Continue lendo a parte 2 do roteiro clicando aqui.

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui

2 comentários sobre “ALGARVE, PORTUGAL: DICAS E ROTEIRO – Parte 1/2

  1. Elizabete Gomes de Gouveia Roldão

    Quero conhecer Algarve da forma como vocês fizeram . Apaixonada por essa região de Portugal, país este que amo.

    1. Mundo dos Viajantes Autor da Postagem

      olá Elizabete, nós ficamos apaixonados pelo Algarve e acredito que você também irá gostar!