DIA 3: aqui começamos a explorar Lagos:
Ponta da Piedade: a ponta da Piedade é um monumento natural com várias formações rochosas, as grutas ali são bem próximas umas das outras o que forma um paisagem incrível. Em dias de maré baixa é possível até caminhar na água, mas em geral as pessoas fazem o passeio de barco que parte dali mesmo ao final de uma descida de um pouco mais de 150 degraus. O passeio custa 20 euros por pessoa. Para os mais aventureiros é possível também explorar de caiaque e stand up Paddle em dias de mar calmo.
Abaixo colocamos fotos do alto das falésias e também na parte de acesso ao mar. Estivemos lá durante o dia e também no pôr do sol, são belezas distintas, porém ambas lindas.
Quanto a estrutura, há também estacionamento gratuito no local e um Café que servem bebidas e lanches e com banheiro destinado a clientes, então basta comprar uma bebida e usar.
Praia do Camilo: a praia do Camilo fica a 1km da Ponta da Piedade. É uma praia linda, também acessível através de escadas de madeira, são aproximadamente 200 degraus. Ela também fica entre falésias com formações rochosas bem particulares. Para nós é a mais bela da cidade da Lagos.
Em termos de estrutura há estacionamento gratuito e um restaurante. Existe um banheiro do lado de fora do restaurante acessível a todo público, portanto não precisa consumir para usar.
Almoço: a fome bateu então almoçamos no restaurante que fica próximo ao estacionamento da Praia do Camilo, restaurante O Camilo. A comida é bastante saborosa e bem servida, comemos frango e peixe. O valor da conta para dois com bebidas foi 25,90 euros.
Praia da Dona Ana: depois do almoço fomos na Praia da Dona Ana que fica já no Centro de Lagos e já foi considerada uma das mais belas do mundo. As escadas de acesso para praia possui poucos degraus, é uma praia com uma faixa mais extensa de areia. Em uma das suas pontas há uma divisão cheia de pedras para a Praia do Pinhão.
Em relação a estrutura há barracas e cadeiras para alugar e um restaurante na areia com acesso a banheiro.
Farol do Cabo de São Vicente: fomos assistir o pôr do sol no Farol do Cabo de São Vicente que fica em Sagres. No local há uma Fortaleza para visitação, mas o show mesmo é por conta do espetáculo do pôr do sol sobre o mar, sem nenhum obstáculo na frente, foi um dos melhores momentos da viagem.
No local há bastante espaço para estacionar, porém fica bem lotado já próximo ao sol se pôr, nós chegamos cedo por volta das 18h e estava bem tranquilo, sendo que o sol se pôs entre 20:h e 20h:30. Aconselhamos a levar um casaco, pois venta bastante. Na Fortaleza há um Café e banheiros; já no estacionamento há barracas que vendem lanches.
Jantar: como saímos de lá por volta das 21:00 acabamos por comer um delicioso cachorro quente ali mesmo. O valor do lanche com bebidas para dois ficou em 10 euros.
DIA 4: e por fim no quarto dia fomos visitar mais algumas praias:
Praia dos Estudantes: essa praia também fica no Centro de Lagos, fica ao lado da praia da Batata. Uma praia bonita de pequena faixa de areia que chama atenção porque há um ponte que forma um arco ligando dois blocos. Li que essa ponte era parte do Forte do Pinhão que foi destruído por um terremoto em 1755. Para acessar a praia desce uns poucos degraus e túnel escavado na rocha.
Praia da Batata: fica ao ladinho da Praia dos Estudantes, portanto basta caminhar pela própria areia para passar de uma para outra. A praia da Batata é mais frequentada por ter o areal mais extenso e ali o mar é mais calmo.
Quanto a estrutura, acima de ambas há estacionamento pago por hora, mas não me recordo o valor e Café/Bar com acesso a banheiro. E como fica no Centro, basta andar mais um pouco que encontra vários Cafés.
Almoço:no almoço fomos no Chico Zé, conhecido por fazer carnes e peixes grelhados. O Restaurante é uma taberna típica toda em pedra, a comida bastante saborosa, atendimento excelente. Como estávamos com pouca fome dividimos um frango inteiro grelhado. O valor para dois com bebidas 14,50 euros. Endereço: Estrada Nacional, 125, Sítio da Torre, Odiáxere, Lagos.
Ponta da Piedade: depois descansar na piscina do Hotel, retornamos no fim da tarde na Ponta da Piedade para apreciar o sol se pôr.
Jantar: neste dia jantamos na Pizzaria Gatopardo que por acaso encontramos no caminho de volta para o Hotel. Pizzas individuais bem grandes, mas como a massa é fina não houve dificuldade em cada um comer uma. Pedimos 4 queijos e portuguesa, a primeira estava mais gostosa. O valor de duas pizzas mais bebidas foi de 19,70 euros.
E assim terminou nosso roteiro no Algarve, pois no dia seguinte fizemos o check out e fomos embora. Nossa impressões sobre o Algarve se resumem em: estamos apaixonados e já queremos voltar.
Lembrando que para viajar para Portugal e outros países da Europa o seguro viagem é obrigatório, portanto com nosso código de desconto MUNDODOSVIAJANTES5 da Seguros Promo, além do desconto você estará nos ajudando a manter o blog que não tem fins lucrativos. Não esqueça de quando for utilizar o código colocar esse link >>> goo.gl/9hvsaJ
O QUE LEVAR: além de disposição, se for entre maio a setembro leve roupas leves, protetor solar e algum casaco, pois venta muito e ao anoitecer esfria um pouco. Como algumas praias não oferecem guarda sol pode ser interessante levar caso pretenda ficar muitas horas na praia. No mais leve o que de praxe se leva para uma viagem no litoral. Nas cidades há supermercados de grandes redes caso queira fazer compras de bebidas, frutas e lanches.
NÃO CONSEGUIMOS FAZER: claro que 4 dias inteiros não era possível conhecer toda região, portanto selecionamos as praias e locais que achamos mais interessante. Dentre o que organizamos estava a Gruta de Benagil. O objetivo era ir de caiaque, pois nenhum barco permite que desça na Gruta, é uma proibição municipal, porém por duas vezes que tentamos ir em dias diferentes o mar estava agitado e não foi possível.
SEGURANÇA: Portugal está entre os 5 países mais seguros do mundo, aqui não ha violência urbana, terrorismo, mas isto não significa que não haja furtos, portanto não deixe objetos de valor no carro e nem malas, há vários relatos de arrombamento de carros não só no Algarve como em outras regiões de Portugal, infelizmente quanto a isso não estamos imunes. Exceto isso, não se preocupe e curta os passeios.
Aluguel de carro: www.centauro.net
Continue lendo a parte 1 do roteiro clicando aqui.
Passeio de barco: www.algarexperience.com
Sites das empresas de ônibus, avião e trem:
Veja roteiros bem legais em Portugal:
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.
Ponte de Lima – Clique aqui.
Gerês – Clique aqui.
Aveiro – Clique Aqui.
Costa Nova – Clique Aqui
Barcelos – Clique Aqui