Mundo dos Viajantes

LAGOA DO CONGRO E AS FAMOSAS CALDEIRAS DE FURNAS

Em nosso Terceiro dia na Ilha de São Miguel nos Açores a chuva continuava. Mesmo com o tempo ruim não desistimos do nosso planejamento do dia e fomos  visitar a Lagoa do Congro e a região de Furnas.

Lagoa do Congro

A Lagoa do Congro é uma lagoa localizada na parte central da Ilha de São Miguel a 30 km de Ponta Delgada. Ela está localizada também a cerca de 6km da Vila Franca do Campo.

A Lagoa do Congro ocupa uma cratera de explosão,  resultado de uma erupção freática. A Lagoa do Congro apresenta características que a distinguem da maioria das lagoas da ilha. A sua principal característica é a de estar  uma região relativamente plana, sob a forma de um grande buraco aberto, ao contrário de ocupar o topo de um cone vulcânico.

Para chegar a lagoa não tivemos dificuldade. Colocamos no GPS e ele nos levou até a entrada da trilha em uma estrada de terra batida. Não há estacionamento e você terá que deixar seu carro estacionado na estrada.

O grau de dificuldade da trilha é leve e não exige muito esforço físico. Você deverá ter cuidado somente com a lama e as pedras que ficam escorregadias devido a chuva e a umidade do local. O tempo para fazer a trilha é de 40 minutos contando ida e volta até a beira da Lagoa.

Mesmo com a mata fechada, o caminho da trilha é muito bonito e agradavél.  Como o tempo estava frio, chuvoso e com pouca visibilidade não conseguimos ver a cor verde esmeralda que a lagoa possui em dias ensolarados.  

Mesmo com  chuva não nos arrependemos de visitar essa linda Lagoa que é pouco conhecida por estar fora da rota turística da Ilha de São Miguel.

Lagoa das Furnas

Nossa segunda parada do dia foi na Lagoa das Furnas. Mas antes de conhecer sua famosas Caldeiras paramos nos Jardins da Lagoa das Furnas para ver a Capela da Nossa Senhora das Vitórias. Não é possível visitar seu interior, pois se encontra fechada.

A Capela da Nossa Senhora das Vitórias foi contruída em homenagem a esposa de Jose do Canto, um grande proprietário e intelectual Açoriano. Ela possui um estilo neo-gótico, imitando as grandes catedrais europeias. Foi inaugurada no dia 15 de agosto de 1886.  A Capela de Nossa Senhora das Vitórias foi construída nos arredores da casa de José do Canto, onde se encontra sepultado com sua esposa.

Depois fomos em direção as caldeiras das Furnas que fica localizada do lado oposto a Capela. Para entrar no parque onde se encontra as caldeiras e as fumarolas pagamos 3 euros por pessoa. O Local é bem estruturado, possui estacionamento amplo, banheiro, lanchonete além de área para piqueniques e pedalinhos.

A Lagoa das Furnas possui fortes manifestações vulcânicas. Na região das caldeiras é onde se   prepara  o prato mais famoso da região, o cozido das Furnas. Os restaurantes que ficam nos arredores fazem o cozido nas caldeiras. Se você quiser  pode preparar o seu próprio cozido, bastar levar os ingredientes temperados, pedir um buraco disponível, colocar os ingredientes na panela  que é colocada e enterrada no solo junto às caldeiras  e aguardar o cozimento que leva cerca de 5 a 6 horas, pois o mesmo decorre do vapor da atividade vulcânica presente nos buracos. Depois é só desfrutar do seu cozido em uma das áreas do parque destinada às refeições. É recomendável fazer reserva do buraco, pois muitos já são reservados por restaurantes.

Perto das Caldeiras das Furnas cerca de 4km fica o parque Terra Nostra, um jardim botânico localizado no Vale das Furnas que possui tanques termais para banho. Como já estava no final do dia e estávamos cansados não entramos no parque e passamos somente para ver a curiosa “casa invertida” das Furnas que fica proxímo ao parque.

A casa invertida que na verdade não é uma casa, trata-se de uma construção criativa da empresa de eletricidade local servindo de posto de controle da empresa.  É uma referência bem humorada à constante mobilidade da Ilha devido  às movimentações tectónicas (vulcanismo) presente. Por fim a Casa Invertida tornou-se  atração turística das Furnas e um dos símbolos da região.

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Braga – Clique aqui;

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui

Amarante – Clique Aqui

Lagoa do Fogo – Clique Aqui    

Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui