Mundo dos Viajantes

ONDE VER NEVE EM PORTUGAL!

Não podia ser diferente, nossa experiência na Serra da Estrela foi incrível. Já estávamos querendo ir na Serra da Estrela  fazia alguns meses, pois é uma das poucas regiões que neva em Portugal. Não foi possível no inverno, mas eis que surpreendentemente na Primavera nevou por diversos dias no mês de abril o que possibilitou conhecer a neve na Serra da Estrela.

A Serra da Estrela fica situada na região central de Portugal e possui a segunda montanha mais alta de Portugal. O Ponto mais alto da Serra da Estrela se localiza na região onde ficam as Torres e uma estação de Ski, principais pontos para turistas conhecerem a neve.

A Torre foi o nosso primeiro ponto de parada na Serra da Estrela. O estacionamento é gratuito, porém pequeno, as pessoas vão estacionando os carros na estrada assim que o estacionamento lota. A dica que damos é chegar cedo para poder estacionar em um local bom e não ter problemas com isso. Chegamos às 10 horas da manhã é já estava quase lotado.

Dica: se vai para neve, não esqueça de usar roupas apropriadas. Se estiver sol, não esqueça do filtro solar, nossa amiga ficou com o nariz queimado pelo sol que fez no dia.

A estrutura do local é boa: possui lanchonete, banheiros e lojinhas de artesanato local. Se puder experimente os queijos da Serra da Estrela, realmente são deliciosos e faz jus a fama de serem os mais gostosos de Portugal.  No local também há venda de trenós e roupas de frio como botas, casacos, luvas e lembranças com preços acessíveis mesmo sendo um ponto turístico.

Ficamos algumas horas na região da Torre, construímos nosso boneco de neve Olavo, primo distante do Olaf, brincamos de bolas de neve e apreciamos a vista incrível.

Depois da Torre fomos  para a Lagoa Comprida; uma antiga lagoa glaciar onde foi construída uma barragem, originando a maior represa  da Serra da estrela, possuindo também uma estação hidroelétrica. O local é realmente incrível e vale muito a pena a visita. O estacionamento também é gratuito, mas com capacidade menor que a da Torre. A estrutura é um pouco inferior a da Torre, há somente um local com um banheiro e uma loja de artesanato.

Da lagoa comprida se inicia a trilha para o famoso Covão dos Conchos, mas como estávamos fazendo um bate e volta iremos conhecer em outra ocasião. Acreditamos que para conhecer os principais pontos da Serra da Estrela é necessário no mínimo dois dias.

Onde ficar:

Como fizemos um bate e volta a partir de Braga não dormimos na região. Alguns de nossos seguidores indicaram as aldeias Penhas da Saúde, Sabugueiro ou Manteigas e as Cidades de Corvilhã ou Seia.

Como chegar:

Não vimos muitas empresas turísticas fazendo passeios para Serra da Estrela. O Ideal é você alugar um carro para ter liberdade de locomoção.

A Serra da Estrela fica a 3h30 de Braga, 3hde Lisboa e  2h30 do Porto.

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui