O Pico Ruivo se localiza no concelho de Santana e possui 1862 metros de altitude. É a terceira montanha mais alta de Portugal (depois da Ponta do Pico, nos Açores, e da Serra da Estrela, em Portugal Continental), e a mais alta do arquipélago da Madeira.
Como chegar:
O Início da trilha começa no parque de estacionamento do Achada do Teixeira. Não tivemos dificuldades em chegar uma vez que o GPS indicou o caminho perfeitamente.
Observação: nós fomos em março de 2021 e a estrada até o estacionamento estava com muitas obras para alargamento da pista então você deve ter cuidado no caminho principalmente em dias de chuvas. Nesse período de obras não aconselhamos carros muito baixo e sem potência para não danificar ou até mesmo atolar no meio do caminho. Como nosso carro era alto e com pneus largos passamos sem problemas pelos trechos de maior dificuldade.
Percurso:
O percurso possui 2,8 KM (somente ida) com duração média de uma a duas (ida e volta). Como gostamos de tirar fotos e fazer vídeos gastamos mais tempo para realizar a trilha. Nós achamos a trilha com dificuldade moderada durante quase todo o percurso da ida, somente nos últimos 300 metros que ela fica pesada devido aos degraus das escadas e uma subida íngreme para acesso ao Pico, já o percurso de volta por tratar-se só de descida é bem tranquilo. Ao longo do caminho há abrigos para você descansar. A variação climática é brusca, pois durante o caminho estava com muito sol e sem vento, já ao chegar no Pico ventava bastante então sugerimos levar roupas para se proteger da queda de temperatura e também protetor solar, pois o todo o percurso é em céu aberto.
Além dos abrigos a trilha do Pico Ruivo possui 2 pontos de apoio. O Primeiro ponto de apoio fica no estacionamento do Achada do Teixeira e o segundo ponto de apoio fica a 400 metros do Pico Ruivo. Os pontos de apoio são locais onde são vendidas comidas, bebidas, há espaço para descansar e também banheiros públicos mediante pagamento de 0,50 centímos até a data deste post.
Você deverá ficar atento às sinalizações durante o percurso uma vez que no meio do caminho existem entradas para outras trilhas como para a travessia do Pico do Areeiro, Vereda da Encumeada e Vereda da Ilha.
O Pico Ruivo possui uma vista fantastica de 360 graus, ficamos maravilhados com o mar de nuvens. Para quem está visitando a Ilha da Madeira é um ponto turísitico que deve ser colocado no roteiro. E para as pessoas que gostam de ecoturismo e Trekking é um lugar obrigatório para conhecer e se tiver tempo fazer a famosa travessia entre o Pico Ruivo e Pico Areeiro que leva aproximadamente 8 horas e possui grau de dificuldade mais elevado.
Veja roteiros bem legais em Portugal:
Braga – Clique aqui;
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.
Ponte de Lima – Clique aqui.
Gerês – Clique aqui.
Aveiro – Clique Aqui.
Costa Nova – Clique Aqui
Barcelos – Clique Aqui
Amarante – Clique Aqui
Lagoa do Fogo – Clique Aqui
Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui
Lagoa do Congro – Clique Aqui
Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui