Mundo dos Viajantes

PICO DO AREEIRO E O ÉPICO NASCER DO SOL

O Pico do Areeiro fica localizado na Ilha da Madeira, Portugal.  Com 1818 metros de altitude ele é o terceiro pico mais alto da Madeira ficando atrás do Pico da Torre e do Pico Ruivo, este último o mais alto da Madeira e terceiro de Portugal

O Pico do Areeiro é o marco divisório entre as Cidades da Camara de Lobos, Santana e Funchal.  Nas imediações do cume se encontra a Estação de Radar da Força Aérea Portuguesa.

O Pico do Areeiro é acessivel através de carro o que o torna mais atrativo porque diferente do Pico Ruivo, o Pico do Areeiro você não precisa realizar uma trilha  para chegar ao seu cume, inclusive o  estacionamento fica  na entrada do acesso ao Mirante do Pico.

Devido ao fácil acesso o Pico do Areeiro tornou-se um ponto famoso para ver um épico nascer do Sol na Ilha da Madeira. Devido a sua altitude em dias nublados o Sol aparece entre o mar de nuvens que se forma  tornando a experiencia incrível.

No local há uma boa estrutura com um Café, loja de lembranças,  banheiros e um amplo estacionamento.

Do Pico do Areeiro você consegue ver outros pontos da ilha como a Ponta de São Lourenço e até mesmo a Ilha de Porto Santo.

A partir do Pico do Areeiro você pode fazer a Vereda do Burro de 7.2 km com duração média de 3 horas e a famosa Vereda do Areeiro que liga o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo que possui 2 caminhos: um de 6,1km e outro de 7km com duração média de entre 3 a 4 horas,  possuindo um grau de dificuldade alta por conta do cansativo trajeto. Muitas pessoas, principalmente turistas comuns fazem a Vereda do Areeiro em  um único sentido, mas para isso precisará contratar uma empresa particular ou táxi para buscá-lo no estacionamento do Pico Ruivo. Há a opção também de fazer a travessia na ordem inversa, ou seja, do Pico Ruivo para o Areeiro, porém nessa ordem não irá assistir o nascer do Sol.

Para ter um gostinho da Vereda do Areeiro você pode andar por 15 minutos por um trecho da trilha como fizemos e chegar ao primeiro mirante chamado Ninho da Manta. O mirante  possui vistas incríveis,  você parece realmente estar em um ninho só que de nuvens!

O Ponto alto do Pico do Areeiro é o nascer do Sol, foi um dos melhores momentos da viagem. Estávamos hospedados na região de Funchal, portanto acordamos às 4 horas da manhã,  saímos as 5 horas e chegamos no Pico do Areeiro por volta das 6 horas. O Caminho para chegar ao Pico do Areeiro é super fácil e com  estrada bem cuidada. A única atenção a mais que deve ter é com o nevoeiro que costuma ocorrer no caminho, portanto é essencial dirigir com cautela e em baixa velocidade para evitar acidentes.

O Nascer do Sol do Pico do Areeiro é uma experiência única, sei que vai soar piegas, mas você sente uma conexão divina, é uma energia e vibração tão boa que não se explica em palavras, você sai de lá renovado, portanto se você tiver oportunidade não hesite em viver essa experiência, esse verdadeiro espetáculo da natureza.

Braga – Clique aqui;

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui

Amarante – Clique Aqui

Lagoa do Fogo – Clique Aqui    

Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui

Lagoa do Congro – Clique Aqui

Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui

Pico Ruivo – Clique Aqui

Cabo Girão – Clique Aqui

Cristo Rei – Clique Aqui