Mundo dos Viajantes

ROTEIRO COMPLETO DOS AÇORES – ILHA DE SÃO MIGUEL

O Arquipélago dos Açores foi uma maravilhosa surpresa, já esperávamos que fosse uma ótima viagem, mas não sabíamos que ficaríamos tão apaixonados por esse maravilhoso território autônomo de Portugal. Como o Arquipélago dos Açores é constituído por nove Ilhas  nossa primeira visita  foi apenas na Ilha de São Miguel, a principal e maior Ilha.

Como viajamos em época da Pandemia (Novembro de 2020) tivemos que realizar o teste de Covid-19 para poder entrar na Ilha. O Governo dos Açores criou um controle bem rígido para conter o avanço do vírus e obteve êxito com suas medidas. Nós nos sentimos bem seguros e os números de casos positivos eram ínfimos.

Nosso Roteiro:

Dia1

Como chegamos já no fim da tarde pegamos nosso carro na locadora e fomos direto para o Hotel. Alugar carro sem dúvidas foi uma ótima decisão, pois além da liberdade, os transportes públicos da Ilha são limitados. Nós ficamos hospedados em um Hotel em formato de apartamento a 100 metros da praia, uma opção super interessante. Caso queira saber como foi nossa experiência clique aqui.

Dia2

Em nosso segundo dia partimos para conhecer um dos lugares mais famosos e fantásticos da Ilha de São Miguel: o Mirante da Boca do Inferno e a Lagoa do Canário. A previsão no dia anterior era de sol sem chuva, mas ao chegar no local o tempo estava fechado, com chuva e visibilidade zero. Portanto ficamos um pouco frustrados e aproveitamos para conhecer a Praia dos Mosteiros, uma praia vulcânica de areia preta com visual para o famoso Ilhéus dos Mosteiros. Para saber mais sobre a Praia dos Mosteiros clique aqui

Dia 3

Mesmo com o tempo instável e com chuva mantemos nossa programação e fomos conhecer a Lagoa do Congro e a região de Furnas onde se localiza as Caldeiras de Furnas, esta última conhecida pela sua grande atividade vulcânica e o preparo do famoso prato tradicional da ilha: o cozido de Furnas. Para saber mais sobre esses lugares clique aqui

Dia 4

Começamos o dia no Parque Nacional da Ribeira dos Caldeirões. O Parque se localiza na Serra da Tronqueira e possui uma abundante e variada flora. O destaque do Parque é uma maravilhosa cachoeira que alimenta com água parte do Parque e as belas hortênsias pelos jardins. A entrada bem como o estacionamento do parque são gratuitos. O local possui ainda um Centro de Artesanato, Cafeteria, Loja de recordações e um espaço para piqueniques.

Depois do Parque fomos ao Salto do Cabrito. A região do Salto do Cabrito possui a cascata do Salto do Cabrito que fica a 50 metros do estacionamento e a Estação Hidroelétrica Desativada que fica a 350 metros do estacionamento. Mesmo a distância para Hidroelétrica sendo curta, a trilha tem dificuldade média para difícil, pois há escadarias de ferro muito íngremes e estreitas. Além disso,  maior parte do percurso você caminha por cima de tubulações desativadas que com chuva ficam escorregadias e não possuem proteção lateral. Ao chegar na Hidroelétrica você pode continuar a trilha e apreciar pelo caminho as fumarolas naturais nas encostas do Pico Vermelho. O tempo para fazer a trilha para a Hidroelétrica leva cerca de 1 hora ida e volta.

Dia 5

Depois de uma tentativa frustrada de visitar o mirante da Boca do Inferno no primeiro dia de nossa viagem devido ao tempo, retornamos e enfim  conseguimos conhecer um dos lugares mais fantásticos da Ilha de São Miguel. Neste dia, além de visitar o Mirante da Boca do Inferno, visitamos também a Lagoa do Canário e a Lagoa Pau Pique. No fim do dia  terminamos apreciando um belo pôr do sol na praia que fica em frente a nossa hospedagem. Para saber todos os detalhes desses lugares clique aqui.

Dia 6

Tiramos o dia para conhecer a Lagoa do Fogo que em nossa opinião e a lagoa e o ponto turístico mais bonito da Ilha. A Lagoa do Fogo é considerada uma das maiores dos Açores e a segunda maior da Ilha de São Miguel. O Nome da Lagoa se dá por estar localizada no Vulcão do Fogo situado na Serra de Água Pau, parte central da Ilha de São Miguel.  Nessa lagoa há até mesmo uma praia, o lugar é imperdível. Para saber mais sobre a Lagoa do Fogo clique aqui

Após visitar a Lagoa do Fogo, nós fomos para o extremo sudoeste da Ilha e primeiro nós paramos no Miradouro da Ilha Sabrina e tivemos a vista para o Farol. Após o Miradouro fomos na  Ponta da Ferraria , um local muito interessante. Toda a Ilha tem  origem em fenómenos geológicos vulcânicos, portanto este local não é diferente. Na Ponta da Ferraria há piscinas naturais de águas aquecidas por vapores vulcânicos. A temperatura da água pode ficar acima de 30 graus, isto porque o calor das rochas aquece as águas do mar que formam a piscina. Quanto mais baixa a maré mais elevada fica a temperatura e quanto mais alta mais baixa fica a temperatura. Neste dia a maré estava alta, logo não estava propicia para o banho.

Dia 7

No Penúltimo dia de nossa viagem, mesmo com o tempo chuvoso fomos conhecer a Lagoa das Empadadas. A Lagoa das Empadadas é dividida em dois lençóis de águas separadas apenas por uma faixa de terra. A lagoa é também conhecida como “As Lagoas secretas de São Miguel”. A Lagoa das Empadadas está rodeada por uma floresta e seu acesso é super fácil e pode ser feito a pé ou de carro. Pelo fato de a estrada ser de terra é recomendável em dias de chuva somente carros com tração 4×4.

De lá fomos caminhar um pouco pela cidade de Ponta Delgada, conhecer o comércio local e passear pela orla. No fim do dia nos despedimos da Ilha com mais um belo pôr do sol na praia em frente a nossa hospedagem, pois no dia seguinte nosso vôo saiu logo pela manhã.

Ficamos impressionados com a Ilha de São Miguel e pretendemos retornar aos Açores assim que possível para conhecer as outras ilhas do Arquipélago! Para quem gosta de Natureza, os Açores é o lugar, pois há trilhas, praias,  cachoeiras, lagoas, águas termais, enfim, grande diversidade de ecoturismo.

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Braga – Clique aqui;

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui

Amarante – Clique Aqui

Lagoa do Fogo – Clique Aqui    

Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui

Lagoa do Congro – Clique Aqui

Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui