Mundo dos Viajantes

Roteiro de 1 dia em Coimbra

E aos poucos continuamos desbravando Portugal.  A cidade da vez foi a surpreende Coimbra.  Engana-se quem acha que Coimbra é somente uma cidade universitária e que não existe outros atrativos. Coimbra além de ser sede de umas das mais antigas e reconhecidas universidades da Europa foi também capital de Portugal, atualmente o posto está com a cidade de Lisboa. Ao andar pelas ruas, praças e ladeiras podemos ver muitas riquezas preservadas. Infelizmente 1 dia não é suficiente para conhecer muito, principalmente se for inverno.

Nós fomos no mês de janeiro, inverno europeu e passamos 1 dia e meio. Nós chegamos no meio da tarde do primeiro dia e fomos direto para o Sapientia boutique Hotel (clique aqui para saber mais sobre o hotel). O hotel fica super bem localizado o que ajudou bastante em nosso roteiro de 1 dia por Coimbra. Como a Universidade fica ao lado do hotel, passamos pelo pátio da mesma e depois fomos para o Jardim Botânico que também fica a poucos metros do hotel. Infelizmente apreciamos pouco, pois chegamos faltando 1 hora para encerrar. Durante o inverno funciona das 09:00 às 17:30 e verão das 09:00 às 20:00h e é gratuito.

No dia seguinte, nosso roteiro começou oficialmente. Nosso primeiro ponto foi a Universidade de Coimbra já que fica ao lado hotel. Nós compramos o tour completo para visitação que pode ser adquirido na bilheteria localizada na Biblioteca Geral por 12,50 euros por pessoa. O tour dá direito a visitar a Biblioteca Joanina, a Capela de S. Miguel, Sala dos Capelos, Sala Amarela e ao Museu da Ciência.  

Curiosidade: a Universidade de Coimbra é patrimônio Mundial da Unesco junto com a Alta de Coimbra e rua Sofia.

Você não precisa ter uma ordem para visitação, mas sugerimos iniciar pela Biblioteca Joanina uma vez que possui horários definidos para visitação (a cada 20 minutos), com permanência de nosso máximo de 10 minutos. Ficamos encantados com tamanha beleza do local, umas das mais lindas que já vimos. Ali se encontram alguns livros proibidos pela Igreja Católica.

No piso abaixo da Biblioteca se encontra a antiga Prisão Acadêmica. Na época a Universidade tinha foro privilegiado, portanto estudantes e professores que cometessem crimes  cumpriam pena lá.

Depois fomos visitar a Capela de S. Miguel construída no final do século XV, seu altar é dedicado a Nossa Senhora da Luz, padroeira dos estudantes e Nossa Senhora da Conceição, padroeira da universidade. O que impressiona na Capela é o lindo Órgão estilo Barroco com mais de dois mil tubos.

Após visitar a Capela fomos conhecer a Sala dos Capelos onde decorrem atos de maior notoriedade da Instituição e defesas de doutoramentos e a Sala Amarela onde ocorria as reuniões de grandes personalidades acadêmicas da época.

Por ultimo, mas não menos importante do tour foi o Museu da Ciência. Um espaço muito rico, mas que para conhecer com detalhes são necessárias algumas horas. Lá se encontra grande parte das coleções cientificas da universidade e equipamentos utilizados para estudo pelos alunos.

Ao lado do Museu de Ciência fica a Sé nova de Coimbra, portanto fomos conhecê-la. É cobrado um valor simbólico de 2 euros para doação e obras de caridade.

Depois da Sé Nova de Coimbra fomos em direção a parte baixa da cidade passamos pela Igreja de São João de Almedina e Museu Nacional Machado de Castro ambos fechados no dia de nosso passeio.  De lá continuamos descendo pelas ruas apreciando cada cantinho até chegar no Largo da Sé Velha onde ficam algumas lojinhas, cafés e claro a Sé Velha de Coimbra. A sé velha possui um lindo jardim interno onde foi sepultado D. Sesnando, conde de Coimbra.  A entrada custa 2,50 euros por pessoa e vale muito a pena a visita.

Em Coimbra há a parte alta onde fica a zona universitária e a baixa onde predomina a zona comercial. O Acesso a pé da parte alta para a parte baixa é feito pela escadaria chamada Quebra Costas, um percurso cheio de cafés e lojinhas charmosas.

Curiosidade: As escadas fazem parte do antigo castelo e muralha medievais de Coimbra, originalmente construídos no século XII

Depois da escadaria fizemos uma pausa para almoço e  fomos visitar a Igreja de Santa Cruz, onde se encontram os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I. A entrada na Igreja é gratuita, mas para ter acesso a Capela cobra entrada para visitação.

Depois da igreja continuamos batendo perna em direção ao outro lado da cidade para conhecer o Mosteiro de Santa Clara. Para chegar ao Mosteiro passamos pela linda Ponte de Santa Clara, Mundo dos Pequenitos e pelo Convento de São Francisco. A vista valeu a subida que é muito íngreme, porém curta. Recomendamos que pessoas idosas e com dificuldades de locomoção subam de carro.

O visual é lindo, infelizmente não entramos no mosteiro pois já era fim de tarde e preferimos assistir o lindo pôr do sol às margens do Rio Mondego, com os raios de luz sobre a parte Alta da Cidade.

Depois do pôr do sol atravessamos a cidade pela Ponte Pedonal Pedro e Inês toda iluminada e jantamos no Restaurante Cozinha da Maria que fica ali na baixa. Um Restaurante típico português, comida gostosa, mas porções modestas para nossa fome. Outro ponto negativo é que o restaurante aceita somente dinheiro.

Coimbra definitivamente nos surpreendeu com seu encanto, charme e história, com certeza retornaremos. Nossa recomendação é ficar pelo menos dois dias inteiros para conhecer com calma essa linda cidade, portanto não vale muito a pena fazer bate e volta no mesmo dia, talvez no verão se madrugar, mas ainda assim vai ser corrido.

Devido a falta de tempo, ficaram de fora do nosso roteiro o Jardim Quinta das lágrimas e o Portugal dos Pequenitos, acredito que se for no verão seja possível acrescentá-los ao roteiro se você já acordar na cidade.

Lembrando que para viajar para Portugal e outros países da Europa o seguro viagem é obrigatório, portanto com nosso código de desconto MUNDODOSVIAJANTES5 da Seguros Promo, além do desconto você estará nos ajudando a manter o blog que não tem fins lucrativos. Não esqueça de quando for utilizar o código colocar esse link >>> goo.gl/9hvsaJ

 

Veja outros roteiros bem legais em Portugal:

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui