Mundo dos Viajantes

CANTO DAS FONTES – O PARAÍSO NA MADEIRA

Descobrimos o Canto da Fontes durante a organização do nosso roteiro para Madeira. Nós buscávamos uma hospedagem diferenciada e reservada e eis que nos deparamos com esse pedaço de paraíso na Ilha da Madeira.

Quando vimos as fotografias na Internet ficamos encantados, mas ao ver pessoalmente ficamos maravilhados com a grandiosidade da natureza presente na propriedade. Dormir e acordar ao som do mar é uma das experiência que você vai ter no Canto das Fontes.

O Canto das Fontes

O  Glamping está localizado em um penhasco a 100 metros acima da praia dos Anjos, uma pequena Vila entre a Ponta do Sol e a Madalena do Mar, local de muito sol e paz, pois fica no fim da estrada de acesso que não tem saída, portanto não há barulho de carros, os únicos sons são da natureza.

Quando lá chegamos fomos recebidos pelo simpático Roberto, proprietário e idealizador do Canto da Fontes que contou-nos a história do projeto. Parte do terreno pertencia aos avós do Roberto que o frequentava quando criança, mas  depois ficou por anos abandonado. Em 2010 ele construiu uma casinha para uso próprio e depois começou a comprar outros terrenos para aumentar a propriedade. Roberto passou a cultivar plantas e árvores frutíferas e o local ficou com um aspecto de floresta. Depois construiu as duas primeiras tendas Tipi e por fim a Yurt  onde nos hospedamos, todos em espaços privativos.

O  Canto das fontes utiliza energia renovável e na propriedade há Projeto de Permacultura e também de  Agricultura Orgânica. Além disso nos espaços comuns há uma piscina formada por água de fonte natural, uma tenda grande como área de socialização, inclusive é nesse espaço que há melhor sinal de Internet e também uma cozinha  de uso comum já que nas tendas Tipi não há.

Tenda Mango Yurt

Nós ficamos hospedados na encantadora Mango Yurt.  As tendas Yurts são originárias dos povos nômades da Asia Central, eram utilizadas principalmente pelo mongóis.  Ocorre que diferente das Yurts tradicionais a Mango Yurt é luxuosa e cheia de charme.

A cama é bastante espaçosa, lençóis macios e cheirosos. A tenda possui decoração charmosa, a temperatura é agradável, ligamos o aquecimento apenas por algumas horas antes de dormir, mas acreditamos que no verão sequer é necessário. Além disso há também roupões e cobertores à disposição.

Na Cozinha há frigorifico, fogão e todos utensílios necessários para cozinhar e realizar refeições, inclusive temperos,  sal, azeite, açúcar e café. Lá fizemos todas as nossa refeições, pois nosso objetivo era relaxar e nos conectar com a natureza, portanto passamos nossos dois dias finais na Madeira a desfrutar desse paraíso único. Tomar café olhando aquele infinito azul do mar foi maravilhoso.

Uma das coisas que nos chamou atenção na cozinha e banheiro foi o teto cheio de plantas naturais, você parece realmente estar em uma floresta. São detalhes que nos fazem imergir na natureza.

No jardim aproveitamos para andar descalços e sentir a relva como há muito não fazíamos. Ali há  plantação de tomates, ervas, bananeiras, diversas plantas, flores e tudo cheira muito bem.  Além disso há também um espaço para fazer fogueiras. Lembrando que as fogueiras não podem ocorrer em qualquer estação do ano, pois há épocas em que há riscos de incêndios, portanto verificar antes com a administração.

Nossa experiência no Canto das Fontes era tudo que precisávamos, pois ali nos desligamos da internet e tivemos uma verdadeira conexão com a natureza. Nós passamos dias a ouvir sons das ondas do mar, da cascata, dos pássaros, dos ventos noturnos, além de sentir os cheiros maravilhosos das plantas, flores, frutos, e também a ver o espetáculo das borboletas ali presentes. Sabemos que não é fácil e nem sempre possível nos desconectar do mundo, da correria do cotidiano, mas às vezes é preciso para o bem do nosso corpo e alma.

CANTO DAS FONTES – INFORMAÇÕES:

Site: cantodasfontes.pt

Instagram: @cantodasfontes

Veja roteiros bem legais em Portugal:

Braga – Clique aqui;

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui

Amarante – Clique Aqui

Lagoa do Fogo – Clique Aqui    

Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui

Lagoa do Congro – Clique Aqui

Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui

Pico Ruivo – Clique Aqui

Cabo Girão – Clique Aqui

Cristo Rei – Clique Aqui

Pico do Areeiro – Clique Aqui