O Arquipélago das Berlengas fica a 16km da costa de Peniche. Berlengas é considerada um dos melhores lugares para mergulho e observação de pássaros em Portugal.
Como chegar:
Para visitar as Ilhas Berlengas é preciso pegar uma embarcação na marina de Peniche. Na marina de Peniche existem milhares de empresas que fazem passeios diários para o Arquipélago. Existe três tipos de embarcações: o Catamarã que demora 50 minutos (a embarcação mais lenta) os barcos rápidos (30 minutos) e as lanchas (20 minutos). O preço vai variar de acordo com o tipo de embarcação escolhida. Há horários pré determinados para ir e voltar. Nós pagamos 22 por pessoa euros pela embarcação rápida no ano de 2021. Nós evitamos catamarã, pois costumar causar enjoos.
Berlenga Gande
O Arquipélago das Berlengas é composto por 3 Ilhas (Berlenga Grande, Estelas e Farilhões-Forcadas) sendo que Berlenga Grande é unica que recebe visitas e é habitada. Por tratar-se de uma reserva natural há limites de visitantes diários.
Em Berlenga Grande você pode fazer atividades como: o passeio de barco para visitar as Grutas, Tour Guiado ao Forte de São João Batista, Snorkeling, passeio de caiaque e stand-up paddle, banho na praia, caminhadas pela trilha da ilha, apreciação de pássaros e dos belos visuais da Ilha.
Nós ficamos encantados com tanta beleza. Infelizmente para quem não dorme na Ilha o tempo de permanência é muito curto (aproximadamente 3 horas) não dando tempo de apreciar e conhecer todos os cantinhos da ilha. Você terá que escolher entre curtir a praia que fica a poucos metros do porto da ilha, realizar a trilha que leva até o Forte São João Batista passando pelo Farol ou o passeio de visitação das grutas com o tour guiado.
Só existem três tipos de hospedagem na Ilha: Forte São João Batista com reservas através da Associação Amigos de Berlengas, Parque de Campismo com reservas através do Posto de Turismo de Peniche e o único hotel da Ilha com 6 quartos (Pavilhão Mar e Sol). Na Ilha só há um mini mercado, um restaurante e um café.
Somente pescadores e trabalhadores locais podem residir na Ilha. O bairro dos pescadores é a única povoação em todo Arquipélago.
Para saber mais sobre nossa visita as Ilhas Berlengas veja o vídeo abaixo!
Conheça Portugal:
Braga – Clique aqui;
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.
Ponte de Lima – Clique aqui.
Gerês – Clique aqui.
Aveiro – Clique Aqui.
Costa Nova – Clique Aqui
Barcelos – Clique Aqui
Amarante – Clique Aqui
Lagoa do Fogo – Clique Aqui
Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui
Lagoa do Congro – Clique Aqui
Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui
Pico Ruivo – Clique Aqui
Cabo Girão – Clique Aqui
Cristo Rei – Clique Aqui
Pico do Areeiro – Clique aqui
Évora – Clique aqui
Vila Nova de Milfones – Clique Aqui
Praias de Porto Covo – Clique aqui
Ponte 516 Arouca – Clique aqui
Floresta do Fanal – Clique aqui