Mundo dos Viajantes

ROTEIRO DE 1 DIA EM ÉVORA – O QUE FAZER

Durante nossa Roadtrip pela região do Alentejo e Costa Vicentina aproveitamos os últimos dias da viagem para descansar e conhecer a cidade de Évora, uma cidade portuguesa, capital do distrito de Évora localizada na região do Alentejo. Ela é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais Antigas, além disso é o quinto munícipio mais extenso de Portugal.    

O Centro Histórico de Évora é tão rico em monumentos que a cidade foi apelidada de Cidade-Museu e desde 1986 o Centro Histórico foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Visitar o Centro Histórico é fácil e rápido. Você pode conhecê-lo todo a pé. Andar de carro é complicado devido as ruas estreitas e os pontos turísticos são todos tão perto que não vale a pena. Aconselhamos deixar o carro estacionado nos arredores do Centro Histórico.  

Começamos nosso tour em Évora pelo Jardim Público. Ficou bem mais fácil, uma vez que  perto do Parque há um amplo estacionamento que fica localizado no Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

A entrada do Jardim Público é gratuita. No Jardim se encontram reunidos vários monumentos, como os restos da Muralha Medieval (século XIV), o Palácio de D. Manuel (século XVI), e as Ruínas Fingidas (século XIX).

Nas Ruínas Fingidas há uma surpresa bem interessante e que às vezes assusta: ali ficam pavões soltos, descansando e volta e meia eles emitem sons que parecem gritos, ou seja, eles pupilam (nome correto do som emitido). Ao passear no interior do  Jardim Público não será difícil de cruzar com alguns pavões.

O Jardim é muito bem cuidado. Há bancos, coreto, lago. Você pode passear tranquilamente, fazer piqueniques, descansar e fugir um pouco do calor se estiver visitando a cidade no verão.

Depois de passearmos pelo Jardim Publico fomos conhecer a Capela dos Ossos que fica no outro lado de uma das entradas do mesmo.

A Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos de Évora, e fica localizada na Praça 1º de Maio e a entrada custa 5 euros por adulto. A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Esta mensagem é claramente passada aos visitantes logo à entrada através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.

Esta capela de caveiras e ossos foi construída no local onde inicialmente era o dormitório e sala de reflexão dos frades. Calcula-se que sejam cerca de 5000 mil ossos entre crânios, vértebras, fémures e outros, provenientes dos cemitérios situados em igrejas e conventos da cidade e que foram ligados com cimento pardo e estão dispostos pelas paredes, teto, colunas e mesmo no exterior. Há, ainda dois esqueletos inteiros, sendo um deles, o de uma criança. Pode parecer um tour estranho mais ao mesmo tempo é bem interessante no ponto de vista histórico e cultural. Já havíamos visitado algo parecido; as Catacumbas de Londres, então para nós foi interessante conhecer mais um local desse tipo, mas acreditamos que a experiência seja mais impactante para quem nunca visitou um local semelhante antes.

Além da visita à Capela do Ossos estão inclusos no ingresso: visita ao museu, acesso ao acervo de mais de 200 presépios de todos as regiões do mundo que vale muito a pena conhecer, e também direito a ir ao terraço com vista para a Cidade.

Após o tour da Capela dos Ossos fomos visitar a Igreja de São Francisco que fica ao lado, sendo que a entrada é gratuita. A Igreja foi construída entre 1480 e 1510  e possui arquitetura gótico-manuelina.

Depois da Igreja de São Francisco caminhamos em direção a famosa praça do Giraldo onde fica a Igreja de Santo Antão e o Chafariz local. O Chafariz possui 8 fontes que correspondem o número de ruas que são ligadas a praça.

Continuamos nosso passeio por Évora pela rua Cinco de Outubro que além de ser famosa pelo seu comércio e lojinhas de artesanato, faz ligação entre a praça Giraldo e Catedral de Évora.

A Sé ou Catedral de Évora é a maior e uma das mais belas de Portugal. Foi construída entre 1280 e 1350 dentro do estilo romano-gótico. Ela fica situada na Acrópole, o ponto mais alto da cidade, onde também se encotra o Templo Romano mais conhecido como Templo de Diana.

O Ponto alto da visita é conhecer o terraço da Catedral onde há uma vista de 360 graus da cidade. A Entrada da Catedral mais o acesso ao claustro e o terraço custa 3,50 euros por adulto.

A poucos metros da Catedral de Évora está localizado o Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana por está localizado em frente aos Jardins de Diana, onde há um lindo Mirante em que é  possível apreciar o por do Sol. O Templo Romano faz parte do centro histórico da cidade e foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. É um dos mais famosos marcos da Cidade e um dos símbolos mais significativos da presença romana em território português.

Do Jardim de Diana caminhamos até uma das Portas da Cidade: a Nova Porta De Aviz, uma das principais porta de entrada da Cidade. Depois da Porta fomos para um trecho do  Aqueduto da Água de Prata, uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista com o objetivo de abastecer a cidade. Um fato curioso que observamos são as construções de residências entre os arcos do aqueduto, algo que nunca vimos antes.

Évora nos surpreendeu positivamente. O Centro Histórico possui muitos pontos para visitação além de ser rico em monumentos. A Capela dos Ossos e a Catedral de Évora em nossa opinião são as atrações que se destacam.

Durante nossa visita em Évora ficamos hospedados no Ecork Hotel que fica a 10km (15 min de carro) do Centro Histórico da cidade. Entre Azinheiras, sobreiros, oliveiras e vegetação nativa, é um ótimo lugar para relaxar.  

Informações:

Site Ecork Hotel:  https://www.ecorkhotel.com/

Instagram: https://www.instagram.com/Ecorkhotel/

(+351) 266 738 501

Saiba mais sobre Portugal:

Braga – Clique aqui;

Porto – Clique aqui;

Óbidos – Clique aqui;

Lisboa – Clique aqui;

Sintra – Clique aqui;

Cascais – Clique aqui.

Guimarães – Clique aqui.

Ponte de Lima – Clique aqui.

Gerês – Clique aqui.

Aveiro – Clique Aqui.

Costa Nova – Clique Aqui

Barcelos – Clique Aqui

Amarante – Clique Aqui

Lagoa do Fogo – Clique Aqui    

Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui

Lagoa do Congro – Clique Aqui

Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui

Pico Ruivo – Clique Aqui

Cabo Girão – Clique Aqui

Cristo Rei – Clique Aqui

Pico do Areeiro – Clique aqui