Com a inauguração da Ponte 516 nossa vontade de conhecer os Passadiços do Paiva aumentou, já que a Ponte fica ao lado. Portanto aproveitamos a oportunidade para conhecer essa duas belas atrações de Portugal.
Ponte 516 Arouca:
A Ponte 516 Arouca fica suspensa 175 metros acima do rio Paiva e possui 516 metros de extensão (daí que originou seu nome). O bilhete para visitação são vendidos somente on-line e possui data e horários fixos. A escolha da data, horários do tour, tabela de preço, agendamento e pagamento deverá ser feito através do site https://516arouca.pt . Uma dica: compre os ingressos com antecedência! É comum os ingressos estarem esgotados se você deixar para comprar no dia da visita, principalmente nas primeiras horas do dia e no verão. O ingresso de acesso à Ponte 516 inclui a entrada nos Passadiços do Paiva.
Você pode iniciar o passeio tanto pela entrada de Alvarenga no estacionamento de Albisqueiros ou por Canelas, no estacionamento da Praia Fluvial de Areinho (uma das entradas para se realizar também a caminhada dos Passadiços do Paiva). Visitar a Ponte 516 por Areinho é o que a maioria dos turistas fazem uma vez que além de visitar a ponte você pode conhecer também os Passadiços do Paiva.
Caso escolha Alvarenga, deverá estacionar em Albisqueiros que fica 1 quilometro da ponte e seguir pelo percurso indicado até a Ponte 516. O trajeto tem dificuldade baixa e tem um tempo de aproximadamente 20 minutos.
Escolhendo Canelas, através de Areinho, você deverá deixar o carro na praia fluvial do Areinho, e percorrer aproximadamente 1200 metros até a Ponte 516 (esse trajeto já faz parte do percurso dos Passadiços do Paiva), mas é um trecho gratuito, não é preciso ingressos. Este percurso tem dificuldade média para alta, sendo necessário enfrentar muitos degraus de escadas de madeira até chegar a entrada da Ponte 516. Tenha essa distãncia em mente para não se atrasar ao seu horário de tour na Ponte.
A vantagem de começar por Canelas é poder caminhar por um trecho dos Passadiços do Paiva antes de visitar a Ponte 516. E se após a visita quiser continuar o percurso pelos Passadiços do Paiva até Espiunca saiba que o total dos Passadiços são de 8 quilometros (Canelas x Espiunca). Caso queira fazer todo o trajeto dos Passadiços sugerimos a visitação da Ponte 516 logo nos primeiros horarios disponiveis do dia. Ao chegar em Espiunca é possível pegar um táxi de volta ao estacionamento em Canelas, mas confirme no local se o serviço está sendo oferecido, do contrário serão mais 8 km para retornar.
Tour na Ponte 516:
Antes de começar o tour e de caminhar pela maior ponte suspensa, o Staff da Ponte 516 conta a história e curiosidades além de passar instruções de segurança para atravessá-la. Na ponte você é monitorado pelo fiscais de segurança que acompanham o grupo no passeio. Você não pode voltar no meio do caminho após iniciado a travessia e nem parar uma vez que o grupo atravessa em fila até o outro lado da ponte. Constantemente você é orientado pelos fiscais de segurança na ponte a caminhar com segurança. Após cruzar a ponte o grupo é reunido novamente para o retorno esperando o Staff avaliar a segurança e autorizar a volta. O Tour pela Ponte dura aproximadamente uma hora e meia.
Nossas considerações:
Adoramos o Passeio pela Ponte 516. O visual é incrível e ficamos apaixonados. Foi uma experiência completamente diferente, deu até um poquinho de medo no início devido a altura da Ponte. Um ponto que temos que mencionar é que quanto mais nos aproximamos do meio da ponte mais ela balança devido a quantidade de pessoas que estão caminhando e também por conta do vento que vai aumentando, já que a ponte encontra-se localizada no vale do Geopark. Então se você tem medo de altura e labirintite acreditamos que não seja um passeio recomendado.
Para saber mais sobre nosso passeio pela Ponte 516 e os Passadiços do Paiva assista o vídeo em nosso canal do Youtube:
Braga – Clique aqui;
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.
Ponte de Lima – Clique aqui.
Gerês – Clique aqui.
Aveiro – Clique Aqui.
Costa Nova – Clique Aqui
Barcelos – Clique Aqui
Amarante – Clique Aqui
Lagoa do Fogo – Clique Aqui
Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui
Lagoa do Congro – Clique Aqui
Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui
Pico Ruivo – Clique Aqui
Cabo Girão – Clique Aqui
Cristo Rei – Clique Aqui
Pico do Areeiro – Clique aqui
Évora – Clique aqui
Vila Nova de Milfones – Clique Aqui
Praias de Porto Covo – Clique aqui