Em nossa viagem pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina em Portugal visitamos Vila Nova de Milfontes e depois Porto Covo que é uma freguesia que pertence a cidade de Sines. Veja aqui as praias de Vila Nova de Milfontes.
Em nosso tour por Porto Covo nós inicialmente estacionamos o carro em frente ao miradouro de Porto Corvo próximo a Praia dos Buizinhos, um bom lugar para estacionar, já que de de lá você tem acesso rápido a pé a três praias, restaurantes e fica em frente a principal rua de Porto Covo: a rua Vasco da Gama.
Começamos nosso tour pela Baía de Porto Covo. Lá possui um miradouro bem bonito onde você pode apreciar a vista para o local onde ficam ancorados as embarcações dos pescadores da região. Depois do Miradouro passeamos pela Rua Vasco da Gama. Na Rua Vasco da Gama você encontra lojinhas de lembraças e uma boa variedade de restaurantes.
Depois de visitar a Rua Vasco da Gama fomos conhecer a Praia dos Buizinhos conhecida por causa das minúsculas conchas e que eram usadas no artesanato local. Próximo a Praia do Buizinhos Fica a Praia do Banho que é uma das mais protegidas do vento e o seu acesso é realizado através das escadas na encosta que dão um charme a essa pequena praia. Nessa região ainda existe um pequeno farol que compõe a bela paisagem.
Para conhecer as outras praias de região pegamos o carro e paramos em outro parque de estacionamento que fica próximo a principal praia de Porto Covo: a Praia Grande, uma das mais procuradas por locais e turistas. Com bons acessos, é umas das mais concorridas durante o verão.
Ao lado da Praia Grande fica a praia do Espigueiro e a 700 metros da Praia Grande ficam 3 praias, sendo uma delas naturista. As três praias são: a praia da Cerca Nova, a praia do Serro da Águia e a praia naturista do Salto que não realizamos nenhum registro em respeito aos que frequentam o lugar.
Porto Covo é uma região incrível com várias praias para relaxar e apreciar, portanto se visitar a região do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina sugerimos colocar em seu roteiro.
LOCOMOÇÃO: a melhor forma de deslocamento na região para conhecer as praias que fazem parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é através de carro, existem transportes públicos entre as Vilas da região, mas a maioria não tem acesso às praias.
IMPORTANTE: essa região venta bastante. Nós fomos no fim do mês de maio (quase fim da primavera) e por diversas vezes usamos casacos para proteger-nos do vento forte e frio, mesmo com sol e céu limpo. Perguntamos aos locais se no alto verão também ventava forte e informaram-nos que era imprevisível, pois por vezes na primavera quase não e venta e no verão venta bastante, logo os fortes ventos independem das estações. Portanto, levem além de protetor solar e roupas de banho, um casaco confortável em caso de ventos fortes e frios.
Braga – Clique aqui;
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.
Ponte de Lima – Clique aqui.
Gerês – Clique aqui.
Aveiro – Clique Aqui.
Costa Nova – Clique Aqui
Barcelos – Clique Aqui
Amarante – Clique Aqui
Lagoa do Fogo – Clique Aqui
Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui
Lagoa do Congro – Clique Aqui
Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui
Pico Ruivo – Clique Aqui
Cabo Girão – Clique Aqui
Cristo Rei – Clique Aqui
Pico do Areeiro – Clique aqui
Évora – Clique aqui
Vila Nova de Milfones – Clique Aqui