Definitivamente a trilha da Vereda da Ponta de São Lourenço na Ilha da Madeira, Portugal, foi umas das trilhas mais belas que já conhecemos por esse mundão. O percurso oficial possui 3km para ir mais 3km para voltar, com estimativa de tempo de 2 horas e 30 minutos, mas sabemos bem que isso varia conforme condicionamento físico e no nosso caso acresce ainda o tempo que criamos conteúdo de fotos e vídeos, portanto este não foi o nosso tempo.
Na entrada da trilha há estacionamento gratuito e uma autocaravana que vende petiscos, bebidas e possui um banheiro químico.
A Vereda da Ponta de São Lourenço é uma península de origem vulcânica. No percurso há muitas subidas e descidas, algumas íngremes e não há árvores pelo caminho por conta da vegetação, portanto há muita exposição solar.
Todo percurso pedestre é deslumbrante, a todo momento você quer fazer registros. Porém fica um alerta: é uma região com muito vento, portanto não ultrapasse as cercas. Nós ficamos tentados a nos aproximar das pontas das encostas, mas resistimos, pois há grande risco de queda, o que seria fatal.
Nós estivemos lá no mês de março de 2021, no fim do inverno. O clima estava bem agradável, porém devido ao vento, não sentimos tanto o sol e o Bruno que não tem hábito de usar protetor solar no rosto ficou um tanto “tostado”.
Durante o percurso você verá diversos trechos do mar com um tom azul maravilhoso. Verá também flores e aves. Além disso as rochas possuem tons de cores que variam do alaranjado ao avermelhado, enfim uma explosão de cores da natureza.
Antes do fim do percurso há o Cais do Sardinha, de onde partem e chegam os passeios de barco. É possível também refrescar-se nas águas cristalinas dessa pequena baía que fica no Cais e arredores.
O fim do percurso oficial é na Casa do Sardinha, um ponto de apoio e também Café que oferece bebidas como água, cerveja, vinho e refeições. Além disso há também banheiro à disposição mediante pagamento.
Nós prosseguimos com a trilha e fomos até o Miradouro Ponta do Furado. Esse trecho é mais cansativo, pois é bem íngreme e com degraus irregulares, porém há um corrimão para apoio o que foi bem útil para mim como vocês poderão ver em nosso vídeo no Canal do Youtube mostrando essa aventura.
Do Miradouro temos vistas espetaculares para o Ilhéu do Agostinho; Ilhéu do Desembarcadouro, da Cevada ou da Metade; Ilhéu do Farol, da Ponta de São Lourenço ou de Fora; e Ilhas Desertas.
Portanto acrescentando esse trecho, o total da trilha fica em 4km para ir e 4km para voltar. Na volta nós descemos até uma quase escondida praia de pedras que descobrimos ser a Praia Baía d`Abra. A praia fica aproximadamente 1km antes do estacionamento da Vereda da Ponta de São Lourenço se na volta e 1km depois se na ida. Para chegar até essa praia há um trecho final de escadas de pedras e falta apoio para as mãos no trecho final, mas basta ter cautela. Em nossa opinião não é perigoso.
Nós tínhamos a ilusão que era possível ir até o Farol pela via pedestre, mas infelizmente não. Porém isto pode ser possível através do passeio de barco que parte do Cais do sardinha. Nós fomos abordados pela empresa na Casa do Sardinha e o valor cobrado foi de 20 euros por pessoa, lembrando que fomos no mês de março de 2021 e o preço pode variar a depender da empresa e os serviços inclusos, pois algumas oferecem mergulho de snorkel.
Se quiser ver em vídeo tudo que descrevi aqui, vá em nosso canal no Youtube e assim poderá sentir um gostinho de como foi nossa experiência maravilhosa na trilha da Vereda da Ponta de São Lourenço.
Veja roteiros bem legais em Portugal:
Braga – Clique aqui;
Porto – Clique aqui;
Óbidos – Clique aqui;
Lisboa – Clique aqui;
Sintra – Clique aqui;
Cascais – Clique aqui.
Guimarães – Clique aqui.
Ponte de Lima – Clique aqui.
Gerês – Clique aqui.
Aveiro – Clique Aqui.
Costa Nova – Clique Aqui
Barcelos – Clique Aqui
Amarante – Clique Aqui
Lagoa do Fogo – Clique Aqui
Praia Vulcânica do Mosteiros – Clique Aqui
Lagoa do Congro – Clique Aqui
Mirante da Boca do Inferno – Clique Aqui
Pico Ruivo – Clique Aqui
Cabo Girão – Clique Aqui
Cristo Rei – Clique Aqui
Pico do Areeiro – Clique Aqui
Canto das Fontes – Clique Aqui